A Regra de Quatro - Capítulos 10, 11 e 12

1ª Leitura Conjunta
Samwise
Realizador

A Regra de Quatro - Capítulos 10, 11 e 12

Postby Samwise » 16 Mar 2005 11:36

Capítulo 10
É revelada a misteriosa identidade do "invasor" do auditório (hehehe).
Richard Curry parte a loiça toda e chama charlatão e mentiroso a Taft. Acaba por sair para o frio ao ver que não tem sucesso. Paul e Tom seguem-no.
Curry desaparece nas sombras depois de recusar falar com o Paul. Paul vai à procura de Stein para pedir explicações. Tom volta para a conferência.
Taft dirige uma conferência magnífica. Introduz alguns mistérios do "Hypnerotomachia" e dá algumas explicações. Acaba com um mistério. É aplaudido efusivamente.
Seguem-se os comes e bebes, no exterior.

Capítulo 11
Começa a confraternização... Tom encontra Katie e Charlie mete-se na conversa. O Verniz estala entre Charlie e Katie.
No meio da festa, um grupo de estudantes de uma outra república (a terceira em termos de importância e a que recolhe os "malucos" da faculdade) aparece para uma partida.
Entre risos e raivas... um incidente bem mais grave acontece. Ouvem-se tiro e vidros a partir. Um corpo cai de uma janela alta, localizada no edifício de História.
Charlie segue com o ferido, que não sabemos quem é, para o Hospital. Gil acompanha Tom até ao carro.

Capítulo 12
O tempo anda um pouco para trás (mais um flashback).
Ficamos a conhecer o percurso académico de Paul... três anos a bater com a cabeça nas paredes (do livro). Empurrado entre Curry, Taft e Stein, acaba por seguir os seus próprios instintos.
Acaba por fazer uma descoberta importante, com a ajuda da criptografia e da estenografia. Pede ajuda a Tom e este acaba por aceder, depois de uma noite em que ele próprio fica enfeitiçado pelo livro.
Tom conhece Katie por intermédio de Charlie. É quase amor a primeira vista.
Tom e Paul avançam na descodificação do livro... mas é pouco. Estão sedentos por mais.

Pontos para discussão:
- A loucura de Curry no auditório
- Coisas interessantes na conferência de Taft
- A relação conflituosa entre Katie e Charlie
- A vítima misteriosa (e o seu atacante)
- Os mistérios escondidos no "Hypne..."
- A codificação impossível da escrita de Colonna

Sam

P.S. Desta vez não li à frente e não sei quem caiu da janela... mas se soubesse dizia
:D
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Samwise
Realizador

Re: A Regra de Quatro - Capítulos 10, 11 e 12

Postby Samwise » 17 Mar 2005 12:15

O que aconteceu people? O interesse foi-se....? Já lerem mais à frente?

À falta de sumo... começo eu. Vou falar do meu priemeiro tópico para dsicussão.

Achei que aquela conversa do Curry entrar pelo auditório dentro foi um bocado descabida. Uma pessoa do estatuto dele, com as responsabilidades que tem dentro de Princeton (e fora) não se pode dar ao luxo de comete uma imprudência daquelas. O que é que ele esperava ganhar com isso? O Taft não lhe deu "bola" e o tiro acabou por lhe sair ao lado.

Por outro ponto de vista...
O Curry não tinha nada a perder. Já viveu a sua vida e agora vê no Paul um filho. A partir do momento que que alguêm se tenta aproveitar do trabalho de Paul... O Curry sente obrigação de sair em sua defesa.
Provavelmente nunca enterrou na memória a sua discussão com Taft e o roubo do diário. Provavelmente o facto de o diário ter aparecido abriu-lhe novamente essa ferida...

Sam

P.S. Alguém reparou na gralha existente no texto em português? Em vez de "vidro" escreveram "video", na parte em que determinado "marmelo" cai da janela.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 17 Mar 2005 12:38

Ainda é cedo, rapaz.

P.S. Alguém reparou na gralha existente no texto em português? Em vez de "vidro" escreveram "video", na parte em que determinado "marmelo" cai da janela.

Tenho a 4ª edição e não reparei nessa gralha. terá sido corrigida? Tenho de averiguar no meu exemplar.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 17 Mar 2005 19:55

No meu caso não li mais nada, a falta de tempo e o cansaço obrigaram-me a parar a leitura de alguns livros.. :(

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 17 Mar 2005 19:59

Thanatos wrote: Tenho a 4ª edição e não reparei nessa gralha. terá sido corrigida? Tenho de averiguar no meu exemplar.

Já verifiquei. Tem mesmo a gralha. :lol:
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

Bubbles
Livro Raro

Postby Bubbles » 17 Mar 2005 23:01

Samwise wrote: O que aconteceu people? O interesse foi-se....? Já lerem mais à frente?

Desculpem, mas isto tem andando um bocado complicado com o tempo... mal dei pelos dias passarem. E como amanhã vou po Algarve e só volto segunda à noite, provavelmente só na terça é que vou dar mais sinais de vida...
"Não sou obrigada a jurar obediência às palavras de qualquer mestre" Horácio
"Um coração saudável tem um comportamento caótico"
Joana Augusto's Flick Photostream *** The Ground Beneath My Feet

White_Lady
Dicionário

Postby White_Lady » 18 Mar 2005 00:31

Tenho andado muito ocupada, não tenho mãos a medir...

Ora bem, vi a gralha. Sei quem caiu da janela mas não digo, leiam vocês!

Quanto à interrupção do Curry, não achei que fosse descabida. Estava a tentar proteger-se, bem como uma pessoa que lhe é querida. Não tenho dúvidas de que o incidente poderá ter-se despoletado devido ao diário, está certo que nunca esqueceu isso e entende-se o porquê: com o diário Curry julgava poder decifrar a Hypnerotomachia.

Já agora, o que acharam da apresentação do Taft? Eu acho que é a apresentação, mais que aquelas histórias do Epp Lang que mostram o tipo de pessoa que ele é ou em que se pode tornar...

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 18 Mar 2005 11:27

White_Lady wrote: Já agora, o que acharam da apresentação do Taft? Eu acho que é a apresentação, mais que aquelas histórias do Epp Lang que mostram o tipo de pessoa que ele é ou em que se pode tornar...

Nisto aqui discordo em parte. Não penso que apresentações sejam um bom método de avaliação de personalidade. Quem me conhece sabe que no fundo sou um tímido que se esconde por detrás dum muro de fala-baratice mas geralmente quem só me conhece das apresentações que faço pensa que sou um extrovertido :P e um bon-vivant. Nada mais longe da realidade.

No meu entender a apresentação de Taft era para ser de certa forma um cortar com o passado e um preparar do caminho porque o mesmo esperava anunciar daí a uns dias algo que o colocaria de novo na «boca do mundo académico». Para captar a atenção nada como apresentações «fora do vulgar» que fogem ao tédio dos diagramas sonolentos do powerpoint preguiçoso.

Sobre a fricção entre Katie e Charlie... curioso visto ter partido de Charlie a apresentação! Será ciúmes do gigantão por ver o seu amigo «partilhado»? A ser assim já é o segundo visto Paul também sentir que foi Katie que afastou Tom dele e do Hypnerotomachia. Ou serei eu que vejo casos de «amor» em todo o lado? :P

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 18 Mar 2005 11:32

Quem caiu da janela???? E quem disparou/empurrou?

Temos, em hipótese, quatro possibilidades: o Stein, o Paul, o Curry e o Taft (são os que faltam na festa). Temos ainda outros personagens secundários... mas o meu voto não vai para esses.

Pela lógica... diria que nem o Paul nem o Curry disparariam fosse o que fosse, e portanto cada um deles pode ter sido uma vítima...
O Paul é o menos provável como vítima, uma vez que ainda tem muito para desvendar no livro e essa informação interessa a muita gente.

Também pela lógica... O Taft e o Stein poderiam ter sido vítimas. E atiradores...

O Taft poderá ter querido livrar-se do Curry de uma vez por todas... poderá ter empurrado o Stein como forma de retaliação (por causa do diário) .
O Stein poderá ter-se tentado livrar do Tatt ou do Curry porque o descobriram a fazer a algum patifaria...

Enfim... temos uma míriade de possibilidades...

O meu voto vai para o Stein, como vítima. Já andava a ser observado à um tempo. Para além disso arranjou o diário misteriosamente...

Agora... quem foi o carrasco... não faço puto de ideia...

Sam

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 24 Mar 2005 10:26

Reparei que falámos pouco sobre o principal motivo do romance: a descodificação do Hypnerotomachia. Achei das partes mais fascinantes do livro, nomeadamente o uso da esteganografia. O termo deriva do grego "escrita escondida" (estegano = escondido/oculto; grafia = escrita) e actualmente é um dos ramos da criptologia. A esteganografia deriva directamente da criptanálise por «oposição» à criptografia. Enquanto uma codifica a mensagem (criptografia) a outra «esconde» a existência duma mensagem (esteganografia).

Algum de vocês alguma vez brincou em pequenino às mensagens codificadas? Eu usava muito esse sistema no colégio alemão. Tínhamos um tão elaborado que caso o profe nos interceptasse uma mensagem pensava que eu estava a passar apontamentos da aula dele, quando na volta estávamos a combinar as tropelias do próximo intervalo!

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 24 Mar 2005 12:19

Algum de vocês alguma vez brincou em pequenino às mensagens codificadas? Eu usava muito esse sistema no colégio alemão. Tínhamos um tão elaborado que caso o profe nos interceptasse uma mensagem pensava que eu estava a passar apontamentos da aula dele, quando na volta estávamos a combinar as tropelias do próximo intervalo!

Acho que em pequena nunca usei mensagens codificadas. Costumo fazê-lo actualmente, para comunicar nas aulas e fazer críticas construtivas de algumas colegas de turma.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 24 Mar 2005 12:27

Cerridwen wrote: (...)e fazer críticas construtivas de algumas colegas de turma.

Yeah, right! :P
Calculo... :rolleyes:

Return to “A Regra de Quatro - The Rule of Four”