Capítulo 19
De manhã Tom regressa ao quarto e encontra uma mensagem de Paul. Esta informa que já avançou mais no mistério e que vai ele ter com o Taft, a propósito de uma planta.
Tom fala para Charlie, que está nas urgências, e pede-lhe para vir o mais depressa possível.
Juntos tentam convencer Paul a não se encontrar com o Taft, receando problemas. Acabam por concordar em ir todos juntos ao gabinete da velha raposa.
Taft tenta uma chantagem com Paul. Quem acaba por não se dominar é o Tom, a propósito deo seu pai. Precipita-se sobre Taft (caindo numa armadilha). Taft chama a polícia. Paul, que até então permanecia relativamente calmo, decide roubar os documentos que Taft tem no cofre (entre ele a planta?).
O três rapazes fogem apressadamente do gabinete do professor no momento em que este liga para a polícia do Campus.
Encurralado pela polícia Paul tenta uma fuga por uma entrada para os túneis. Charlie, sabendo de obras no local tenta impedi-lo. Uma conduta de gás à pressão rebenta e Charlie fica gravemente ferido.
Capítulo 20
Tom acorda no hospital. Charlie está colocado nos cuidados intensivos mas aparentemente fora de perigo.
Uma detective da polícia começa a fazer perguntas a Tom. Os acontecimentos da noite anterior estão nas mãos da polícia. Eles sabem que Tom e Paul estiveram a bisbilhotar nos ficheiros de Stein. Uma dica é lançada para o ar... Taft indicou à polícia que Paul anda a plagiar o trabalho dele à custa da tese (!?).
A determinada altura Tom decide não responder a mais nada. A detective acaba por se afastar, chamada pelo director do conselho directivo da faculdade.
Gil entra no quarto para saber de Tom. Traz-lhe uma muda de roupa indica-lhe que está com remorsos de uma discussão recente com Charlie.
Tom recebe alta e encontra Paul à sua espera.
Capítulo 21
Paul revela a Tom que descobriu o segredo para desvendar os mistérios escondidos dentro do livro.
A regra de quatro é a solução, sim senhor, mas não da maneira que eles julgavam. Não é utilizando a geografia que o método funciona no livro. É utilizando o próprio texto do livro. As coordenadas (Sul, Este, Norte Oeste) apresentadas são referências à navegação dentro do texto da obra.
Através de uma representação simples, Paul demonstra a Tom como o sistema funciona. Algumas "estranhezas" de linguagem que são utilizadas no livro ficam assim explicadas.
Paul começa a devolver todos os livros que tem em seu poder à biblioteca. Ele está convicto da sua descoberta.
Ainda não sabemos o que nos revela o "Hypnerotomachia".... mas está para breve!
Que as hostilidades comecem!!!
Sam