A Regra de Quatro - Capítulos 19, 20 e 21

1ª Leitura Conjunta
Samwise
Realizador

A Regra de Quatro - Capítulos 19, 20 e 21

Postby Samwise » 13 Apr 2005 11:50

Capítulo 19
De manhã Tom regressa ao quarto e encontra uma mensagem de Paul. Esta informa que já avançou mais no mistério e que vai ele ter com o Taft, a propósito de uma planta.
Tom fala para Charlie, que está nas urgências, e pede-lhe para vir o mais depressa possível.
Juntos tentam convencer Paul a não se encontrar com o Taft, receando problemas. Acabam por concordar em ir todos juntos ao gabinete da velha raposa.
Taft tenta uma chantagem com Paul. Quem acaba por não se dominar é o Tom, a propósito deo seu pai. Precipita-se sobre Taft (caindo numa armadilha). Taft chama a polícia. Paul, que até então permanecia relativamente calmo, decide roubar os documentos que Taft tem no cofre (entre ele a planta?).
O três rapazes fogem apressadamente do gabinete do professor no momento em que este liga para a polícia do Campus.
Encurralado pela polícia Paul tenta uma fuga por uma entrada para os túneis. Charlie, sabendo de obras no local tenta impedi-lo. Uma conduta de gás à pressão rebenta e Charlie fica gravemente ferido.

Capítulo 20
Tom acorda no hospital. Charlie está colocado nos cuidados intensivos mas aparentemente fora de perigo.
Uma detective da polícia começa a fazer perguntas a Tom. Os acontecimentos da noite anterior estão nas mãos da polícia. Eles sabem que Tom e Paul estiveram a bisbilhotar nos ficheiros de Stein. Uma dica é lançada para o ar... Taft indicou à polícia que Paul anda a plagiar o trabalho dele à custa da tese (!?).
A determinada altura Tom decide não responder a mais nada. A detective acaba por se afastar, chamada pelo director do conselho directivo da faculdade.
Gil entra no quarto para saber de Tom. Traz-lhe uma muda de roupa indica-lhe que está com remorsos de uma discussão recente com Charlie.
Tom recebe alta e encontra Paul à sua espera.

Capítulo 21
Paul revela a Tom que descobriu o segredo para desvendar os mistérios escondidos dentro do livro.
A regra de quatro é a solução, sim senhor, mas não da maneira que eles julgavam. Não é utilizando a geografia que o método funciona no livro. É utilizando o próprio texto do livro. As coordenadas (Sul, Este, Norte Oeste) apresentadas são referências à navegação dentro do texto da obra.
Através de uma representação simples, Paul demonstra a Tom como o sistema funciona. Algumas "estranhezas" de linguagem que são utilizadas no livro ficam assim explicadas.
Paul começa a devolver todos os livros que tem em seu poder à biblioteca. Ele está convicto da sua descoberta.
Ainda não sabemos o que nos revela o "Hypnerotomachia".... mas está para breve!

Que as hostilidades comecem!!!

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Thanatos
Edição Única

Re: A Regra de Quatro - Capítulos 19, 20 e 21

Postby Thanatos » 13 Apr 2005 13:13

Antes que me esqueça quero referir esta frase muito engraçada que surge na página 247: "Os doentes são como slot machines: se forem convenientemente puxadas, talvez dêem jackpot." Fartei-me de rir com este analogismo.

Mais logo em casa e com mais vagar logo venho cá dar o meu parecer sobre estes 3 capítulos.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 13 Apr 2005 14:17

Algo que achei estranho, quando a detective está a questinar o Tom (pág. 249) indica que que o nome do Tom e do Paul que estão na folha do segurança da biblioteca do museu.Então porque fugiram eles, no museu, sabendo que os seus nomes estavam lá registados?? :unsure:

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 13 Apr 2005 15:30

O facto de o nome estar lá registado não é um indicador de que eles tivessem entrado "ilegalmente" no gabinete do Stein.

O Paul tinha acesso a certas partes do edifício, para as quais, de qualquer forma, tinha que assinar a folhita. Para outras partes ele não tinha acesso! Ele não tinha acesso ao gabinete do Stein.

Acho que a polícia sabe que eles lá entraram mas não tem provas.... portanto a detective atirou as assinaturas para o ar para ver o que é que colhia do Tom!

"Os doentes são como slot machines: se forem convenientemente puxadas, talvez dêem jackpot."

Também reparei nessa analogia... e a parte mais engraçada é a existência da palavra "talvez". hehehe

Este capítulos são mais ou menos ricos em analogias felizes... fazem-me lembrar os capítulos iniciais, em que também havia comparações bem encontradas.

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 13 Apr 2005 15:59

Pelos vistos a detective Gwynn pensa como tu, Samwise e anda desconfiada do Paul. Eu é que já não sei o que pensar. É evidente que o Taft vai roubar o trabalho do Paul, mas por outro lado o Paul age demasiado serenamente... e até despreocupadamente... imagine-se ir sozinho ter com o Taft...
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 13 Apr 2005 16:06

Já coloquei o Paul de parte, na minha lista de suspeitos... agora só lá estão o Curry (cada vez mais) e o Taft!

Mesmo assim não deixo de pensar que o rapaz é um mercenário... consegue sacrificar os amigos pela sua obsessão. O seu comportamento no encontro com o Taft, e logo após, é mais uma prova disso.

Parece que agora, finalmente, está a cair em si...

Quanto à frase tão misteriosa do Curry... "Se eu soubesse que agirias assim teria feito as coisas de outra maneira", dirigindo-se ao Paul.

Dá que pensar, não?

Sam

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 13 Apr 2005 16:11

Samwise wrote: Quanto à frase tão misteriosa do Curry... "Se eu soubesse que agirias assim teria feito as coisas de outra maneira", dirigindo-se ao Paul.

Dá que pensar, não?

Sam

Ai dá, dá! Mas se calhar por razões diversas das que tu e eu pensamos. Eu interpreto a frase como sendo o Curry convencido que foi o Paul o assassino... :unsure:

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 13 Apr 2005 16:48

Não tinha pensado nas coisas desse ponto de vista!

Mas sim... é algo que faz algum sentido.

Do teu ponto de vista... se o Curry pensa que foi o Paul... então quem consideras que tenha sido? O Taft?

Ou então o crime não teve nada a ver com a situação e andamos todos às aranhas (LOL).

Sam

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 13 Apr 2005 17:02

Samwise wrote: Ou então o crime não teve nada a ver com a situação e andamos todos às aranhas (LOL).

Sam

Olha que já não digo nada. Se este fosse um romance pós-moderno até poderia bem ter sido a Shelob!

Eu não sei porquê acho que foi quem menos óbvio é! A bibliotecária... :lol!:

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 13 Apr 2005 19:08

O facto de o nome estar lá registado não é um indicador de que eles tivessem entrado "ilegalmente" no gabinete do Stein.

O Paul tinha acesso a certas partes do edifício, para as quais, de qualquer forma, tinha que assinar a folhita. Para outras partes ele não tinha acesso! Ele não tinha acesso ao gabinete do Stein.

Acho que a polícia sabe que eles lá entraram mas não tem provas.... portanto a detective atirou as assinaturas para o ar para ver o que é que colhia do Tom!

Pois é, mas seguindo este raciocínio o Tom já "meteu água", quando disse "não sei" (pág. 249) pois praticamente disse que estiveram no gabinete do Stein. Mas a desconfiança da detective recaiu especialmente sobre o Paul e não tanto sobre o Tom.

É evidente que o Taft vai roubar o trabalho do Paul, mas por outro lado o Paul age demasiado serenamente... e até despreocupadamente... imagine-se ir sozinho ter com o Taft...

Já coloquei o Paul de parte, na minha lista de suspeitos... agora só lá estão o Curry (cada vez mais) e o Taft!

Mesmo assim não deixo de pensar que o rapaz é um mercenário... consegue sacrificar os amigos pela sua obsessão. O seu comportamento no encontro com o Taft, e logo após, é mais uma prova disso.

Parece que agora, finalmente, está a cair em si...

Se há personagem da qual eu desconfie da sua "fachada" é o Paul. De há uns capítulos para cá, começou a ter atitudes um pouco estranhas. Por outro lado acho estranha a rapidez com que ele chegou às últimas conclusões sobre o hypnerotomachia, ou ele tornou-se mesmo bom naquilo, ou algo pode estar por detrás. :unsure:

Quanto à frase tão misteriosa do Curry... "Se eu soubesse que agirias assim teria feito as coisas de outra maneira", dirigindo-se ao Paul.

Dá que pensar, não?

Por aí (e pelo resto, incluindo o Curry ter dito ao Paul que o perdoava) quase que se exclui o Curry da lista dos prováveis assassinos do Stein, se ele se dirigiu ao Paul dessa maneira, provavelmente não podia ser ele o assassino.

Era engraçado o assassino ser outra personagem qualquer.. :wacko: nós aqui a tentar saber qual destas personagens é que tem "culpa no cartório" e afinal o criminoso era outro.

Eu não sei porquê acho que foi quem menos óbvio é! A bibliotecária... 

Estás a gozar mas eu já desconfiei da bibliotecária.. :whistle: (aquele arzinho de santinha a mim não me engana.. :P )

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 13 Apr 2005 19:42

Cerridwen wrote: Se há personagem da qual eu desconfie da sua "fachada" é o Paul. De há uns capítulos para cá, começou a ter atitudes um pouco estranhas. Por outro lado acho estranha a rapidez com que ele chegou às últimas conclusões sobre o hypnerotomachia, ou ele tornou-se mesmo bom naquilo, ou algo pode estar por detrás. :unsure:

Epá também tenho estado apensar se não haverá mesmo pessoas assim... tão absorvidas no seu mundo de investigação que para eles mais morte menos morte é tudo igual ao litro. Repare-se o paralelo com o Colonna que matou para proteger o segredo...

Vamos fazer o totoassassino? Eu estou a inclinar-me para o Curry...

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 13 Apr 2005 20:02

Thanatos wrote: Epá também tenho estado apensar se não haverá mesmo pessoas assim... tão absorvidas no seu mundo de investigação que para eles mais morte menos morte é tudo igual ao litro. Repare-se o paralelo com o Colonna que matou para proteger o segredo...

Vamos fazer o totoassassino? Eu estou a inclinar-me para o Curry...

Tenho muito poucas dúvidas da existência de pessoas assim. O Paul pode muito bem ser desse género, ele pode ter estado mais preocupado em salvar os papéis que "roubou" ao Taft do que em salvar o Charlie, e ter inventado aquela desculpa de não ter conseguido chegar até ele. :unsure:

Eu não faço ideia de quem poderá ter sido o assassino. :stars: Se por um lado acho que o Taft pode ter sido o assassino, por outro lado acho que a única coisa que lhe ocupava a mente era aproveitar-se dos estudos do Paul, sem ter de recorrer a esses meios.
No caso do Curry, também está na lista negra, mas aquela conversa de dizer que desculpava o Paul, é muito estranha.
E o último da minha lista negra (actual), O Paul, por um lado parece ser apenas um estudioso com uma fixação pelo livro, mas também tem comportamentos muito estranhos.

Houve uma parte que achei muito estranha (pág 240) em que o Taft insinua que o acidente de carro do Tom e do pai, foi provocado pelo pai do Tom. Mas porque é que ele disse aquilo??? :unsure: Será que há algo que não sabemos acerca do pai do Tom? Ou é apenas paranóia do Taft? :wacko:

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 13 Apr 2005 20:21

Cerridwen wrote: Houve uma parte que achei muito estranha (pág 240) em que o Taft insinua que o acidente de carro do Tom e do pai, foi provocado pelo pai do Tom. Mas porque é que ele disse aquilo??? :unsure: Será que há algo que não sabemos acerca do pai do Tom? Ou é apenas paranóia do Taft? :wacko:

O Taft percebeu que o pai do Tom se suicidou e aproveitou para xingar o filho. Numa de provocação. Eu sempre fiquei com a ideia de que o pai se suicidara, naquela de impulso... calhou ir com o filho...

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 15 Apr 2005 10:51

Houve uma coisa que me preocupou um bocadito nestes capítulos...

Que tipo de chatagem estava o Taft a tentar fazer com o Paul?

Pareceu-me que se precipitou... Ele avançou antes de saber o que o Paul iria descobria (ou tinha já descoberto). Sem essa informação... como podia ele publicar um artigo de tão grande importância numa revista da especialidade???
Arrisca-se a ser ridicularizado com o que o Paul pode revelar a seguir! É o fim de uma carreira que já não anda por bons caminhos...

Alguém percebeu esta parte?

Sam

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 15 Apr 2005 20:27

Samwise wrote: Que tipo de chatagem estava o Taft a tentar fazer com o Paul?

Pareceu-me que se precipitou... Ele avançou antes de saber o que o Paul iria descobria (ou tinha já descoberto). Sem essa informação... como podia ele publicar um artigo de tão grande importância numa revista da especialidade???
Arrisca-se a ser ridicularizado com o que o Paul pode revelar a seguir! É o fim de uma carreira que já não anda por bons caminhos...

Alguém percebeu esta parte?

Não percebi muito, mas penso que o Taft pode estar apenas a tentar criar medo no Paul, de modo a que ele cometa um acto desesperado e resolva mostrar aquilo que descobriu ao Taft, para ele limpar a sua imagem perante o reitor Meadows. :unsure:

Return to “A Regra de Quatro - The Rule of Four”