A Regra de Quatro - Capítulos 22, 23 e 24

1ª Leitura Conjunta
Samwise
Realizador

A Regra de Quatro - Capítulos 22, 23 e 24

Postby Samwise » 20 Apr 2005 12:03

Resumo

Capítulos 22 e 23
Enquanto arrumam o "estaminé" de Paul, este conta a Tom o que o "Hypnerotomachia" revela, após a aplicação da regra sobre o texto.

Aquilo que estava por desvendar é um pouco da história conturbada de Florença, na época em que Colonna viveu.
Ficamos a saber dos jogos de poder que abalavam uma cidade abençoada, naquela época, com a maior concentração de génios artísticos e científicos de sempre.
Um personagem do meio religioso começa a ganhar poder sobre as mentes que andam à solta: Savonorola, um homem poderoso e um extremista convicto.
Como desejo de acabar com o libelo antí-cristão que se fazia sentir na cidade, e que ele atribuía aos excessos artísticos, Savonorola decreta uma data anual, por alturas do Carnaval, para que seja criada uma fogueira gigantesca, onde serão queimados todos os objectos artítitcos encontrados pela cidade.
É aqui que entre Francesco Colonna e o seu livro. Colonna construiu o seu túmulo na secrecidade, de maneira a poder salvar toda a arte que conseguir, de maneira que as obras resistam ao reinado de Savonorola.
Durante dois anos envia emissários da sua confiança pelos quatro cantos do mundo e compra tudo o que de importante lhe chega às mãos. Os objectos serão guardados num túmulo que resistirá, por artifícios arquitectónicos, às bigorna do tempo, do clima e dos desastres naturais.
O parte final do "Hypnerotomachia" não será escrita por Colonna, que entretanto se imola na "Fogueira das Vaidades", dando a vida pela arte, como meio para desacreditar Savonorola.
Uma pessoa da sua absoluta confiança termina a escrita do livro e garante a sua publicação, uns anos mais tarde.

Tom está abismado. O sonho da vida de muitas pessoas à sua volta tinha sido desvendado por Paul.
Paul fez um mapa da localização da cripta, algures nos arredores de Roma, que escondeu numa das passagens de ar na parede, dentro do seu cubículo de estudo.

Capítulo 24
De volta ao quarto que partilham, Paul entrega o mapa a Tom, de maneira a evitar futuras confusões com Taft, que anda no seu encalço.
É a maneira de Paul dizer que Tom desempenhou um papel fundamental ao ajudá-lo a revelar o mistério.
Entretanto Tom ouve uma mensagem no seu atendedor de chamadas e lembra-se que essa é a noite do Baile. A dualidade no objecto do seu amor volta a pesar-lhe na consciência.
Tom devolve o mapa a Paul e diz-lhe que não o pode aceitar. A sua escolha é Kate, não o "Hypnerotomachia". Paul responde que ele pode ter ambos. Para Tom, não nessa noite.
Paul parte à procura de Curry.

Início de Discussão

Eu continuo pasmado com as informações reveladas acerca do "Hypnerotomachia"...
Será que tudo o é dito na "Regra de Quatro" é verdade?
Será que está historicamente provado (em contraste por exemplo, com a ficção do "Código Da Vinci")?
Estes capítuos foram mesmo interessantes deste ponto de vista... Aquele pedaço da história de Florença é espectacular. O Carnaval, a "Mardi Gras", a fogueira, as intrigas papais... uma cidade no centro do mundo!

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Thanatos
Edição Única

Re: A Regra de Quatro - Capítulos 22, 23 e 24

Postby Thanatos » 21 Apr 2005 17:33

Ainda hoje em Nova Orleães se celebra o Mardi Gras.

A mim intriga-me mais o facto de Tom cada vez mais parecer uma pessoa deslocada do mundo. Os acontecimentos não lhe sucedem a ele... é como se tudo lhe passasse ao lado da cara. Depois nunca se decide quer pela Katie quer pela investigação com Paul... enfim parece-me o personagem mais desalentado de todos os que andam por ali. E o Gil parece começar a ter alguma preponderância na narrativa.

Savonorola existiu de facto e esta página pode esboçar uma mini-biografia do sujeito: <a href='http://latter-rain.com/eccle/savona.htm' target='_blank'>http://latter-rain.com/eccle/savona.htm</a>

Já agora Samwise para ti que pareces interessado nos factos do livro do Colonna aqui fica este link: <a href='http://www.xs4all.nl/~knops/hypnerotomachia.html' target='_blank'>http://www.xs4all.nl/~knops/hypnerotomachia.html</a>
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 21 Apr 2005 18:17

Thanatos wrote: A mim intriga-me mais o facto de Tom cada vez mais parecer uma pessoa deslocada do mundo. Os acontecimentos não lhe sucedem a ele... é como se tudo lhe passasse ao lado da cara.

O Tom, desde o início do livro, parece um zombie a deambular pelo campus.

Vai seguindo os acontecimentos porque é arrastado pelos outros personagens...

Há pessoas assim. O livro até está coerente nesse facto. Acho que logo nos capítulos iniciais ele esquece-se quatro vezes seguidas de coisa importantes. E o casaco dele ainda deve estar pendurado num cabide, lá, no meio das catacumbas....

Já agora Samwise para ti que pareces interessado nos factos do livro do Colonna aqui fica este link: <a href='http://www.xs4all.nl/~knops/hypnerotomachia.html' target='_blank'>http://www.xs4all.nl/~knops/hypnerotomachia.html</a>

Eu sei que deve haver uns tantos sites dedicados a este assunto. Eu é que tive (e ainda tenho) perguiça de ir à procura... :blush:

A minha questão é:
Será que algures nas imediações de Roma está uma cripta cheia de tesouros artísticos inimagináveis à espera de ser encontrada? Será este facto verdade? Será que é verdade no livro mas não na realidade?
Era interessante que fosse a sério...

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 21 Apr 2005 18:34

Samwise wrote: A minha questão é:
Será que algures nas imediações de Roma está uma cripta cheia de tesouros artísticos inimagináveis à espera de ser encontrada? Será este facto verdade? Será que é verdade no livro mas não na realidade?
Era interessante que fosse a sério...

Sam

Duvido um bocado. Colonna lembrou-se de fazer uma cripta estanque mas esqueceu-se dos terramotos... :lol!:

E com as constantes fundações de novos centros comerciais em Roma já não deve haver muita floresta virgem sem ter sido escavada, esburacada e revirada até à quinta casa.

Essa do casaco nos túneis fez-rir. :lol!:
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 22 Apr 2005 10:08

Thanatos wrote: Duvido um bocado. Colonna lembrou-se de fazer uma cripta estanque mas esqueceu-se dos terramotos...  :lol!:

E com as constantes fundações de novos centros comerciais em Roma já não deve haver muita floresta virgem sem ter sido escavada, esburacada e revirada até à quinta casa.

Ok, de acordo...

Mas mesmo assim... será que nos podemos dar ao luxo de não ir à procura de tal sítio?
Será que toda a comnidade artística (os maluquinhos por arte) pode deixa passar em calro estes supostos factos?

Mas por outro lado não tenho visto nenhuma notícia referente a uma "corrida ao ouro", o que me leva a pensar que é tudo ficção...

Já agora... se o romace original "Hypnerotomachia..." vale não só pelo texto como também por estes enigmas... de que vale a tradução para inglês? O enigmas vão-se "com os porcos" e a poesia da versão original fica irreediavlemente retalhada...
Cheira-me a oportunidade de negócio...

Sam

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 22 Apr 2005 10:26

Cheira-me a oportunidade de negócio...

Ah mas disso não tenho eu dúvida alguma. Afinal vivemos na chamada economia de mercado e desde que haja procura surgirá a oferta (e por vezes até é o inverso). Basta ver as tours ao Louvre e ao Vaticano que se montaram à pala do Brown para perceber que os empresários na verdadeira acepção da palavra andam sempre à espreita de oportunidades. O caso deste romance foi mais um em que se viu a «oportunidade». Se bem que em nota no próprio volume os autores comentem que só recentemente foi traduzido para inglês o que dá a entender que esta tradução surgiu antes do romance.

E agora gostava de salientar o facto de que parecemos os dois Marretas velhotes no camarote a falarem sozinhos... enfim... detesto dizer isto mas algures num post pré-histórico acerca da leitura conjunta eu referia precisamente esta situação. "Told you so..." :(

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 22 Apr 2005 11:05

Thanatos wrote: E agora gostava de salientar o facto de que parecemos os dois Marretas velhotes no camarote a falarem sozinhos... enfim... detesto dizer isto mas algures num post pré-histórico acerca da leitura conjunta eu referia precisamente esta situação. "Told you so..." :(

É verdade...

O mais incrível é que os restantes Marretas, lá embaixo no palco, andam entusiasmados com a preparação da próxima viagem :lol: :lol: :lol:

Sam

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 22 Apr 2005 11:32

O mais incrível é que os restantes Marretas andam entusiasmados com a preparação da próxima viagem

:lol: Enfim... o que é que se há-de fazer!? :rolleyes:

Return to “A Regra de Quatro - The Rule of Four”