2ª Leitura conjunta - Capítulos 5 e 6

2ª Leitura Conjunta
Dalilah
Comic Book

2ª Leitura conjunta - Capítulos 5 e 6

Postby Dalilah » 06 Sep 2005 08:47

Bem, já que ninguém parece interessado, lá terei de ser eu outra vez...

Depois do desaparecimento de Anaesthesia, Richard continua a seguir a sua guia em direcção ao mercado, que descobre estar situado no edificio do Harrods. Descobre também que neste mercado se vendem coisas tão estranhas como sonhos e pesadelos, armas e até lixo. Acabou por comprar uma sanduíche de alface e quijo branco que lhe custou uma caneta e uma caixa de fósforos.
Acaba por encontrar Old Bailey, o homem que já encontrara uma vez com o marquês de Carabas e aproveita para lhe perguntar pelo marquês e por Door. Em troca desta informação, dá-lhe o seu lenço.

Noutra sala, uma disputa para se encontrar o guarda-costas ideal para Door está a decorrer. Vários homens lutam entre si pelo lugar. Varney, o enviado de Mr. Croup e Vandemar, quase consegue o lugar, se não fosse pela interveção do Caçador que o derrota sem dificuldade. Descobre-se que o famoso Caçador é na verdade uma mulher.

Richard encontra Door nesta sala. Esta fica furiosa quando o vê.

Finalmente, empreendem o caminho de regresso através da loja.
Richard quer saber como recuperar a sua vida, mas não parece haver garndes hipóteses. Richard resigna-se e dispõe-se a acompanhar Door, apesar da resistência do Marquês.

Na estação de Metro, Varney encontra Mister Croup e Vandemar. Estes demonstram-se "desiludidos" por Varney não ter conseguido o lugar de guarda costas de Door e acambam por matá-lo.

O Caçador, Door e o marquês seguem caminho, deixando Richar para trás. Door acaba por voltar atrás para ir buscá-lo, apesar da resistência do marquês e ele então acompanha-os.
Quando pergunta a Door de que estão à procura, obtém a resposta: "Um anjo".

Richard sente-se cada vez mais contrafeito, mas vai seguindo os companheiros, mais porque não tem outra solução do que por outra razão qualquer. Encontram um saxofonista a quem o marquês pede um horário dos comboios, em troca de uma melodia que faz saltar as moedas dos bolsos das pessoas em direcção ao saxofonista.

Mr. Croup e Mr. Vandemar encontram-se num hospital abandonado e mostram-se irritados com a proibição do seu "chefe" de matarem Door.

Um comboio avança para o grupo de Richard e Door. Quando este pára, o marquês tamborila com o punho na porta que se abre e um rosto idoso examina o grupo. Pergunta quem chama, ao que o marquês responde que quem chama é Lady Door e os seus companheiros.
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."<br><br>Cumprimentos,<br><br>Dalilah

Samwise
Realizador

Re: 2ª Leitura conjunta - Capítulos 5 e 6

Postby Samwise » 06 Sep 2005 09:42

O que estou mais a gostar neste livro é a caldeirada de assuntos e a originalidade com que o autor os coloca na narrativa.
Por exemplo... o facto do mercado assentar arraiais no Harrods e das trocas de bens serem feitas com outros bens... hehehe
E o humor, por vezes directo, por vezes sarcástico e corrosivo... estou a adorar.

Bem... aquela gurda costas.. vai-lá vai! Quem não se metia com ela era eu. Só a pancada que ela deu no Varney... :P

É impressão minha ou o Richard anda a ser salvo por ela a torto e a direito?

Hoje vou reler estes capítulos porque já não me lembro bem deles.
Ainda não avancei mais... fiquem descansados.

SamW

P.S. Dalilah, grande iniciativa... eu estava-me a preparar para algo do género, mas faltou-me iniciativa (ou seja, estava com preguiça). :ttu:
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Dalilah
Comic Book

Postby Dalilah » 06 Sep 2005 12:48

Samwise wrote: P.S. Dalilah, grande iniciativa... eu estava-me a preparar para algo do género, mas faltou-me iniciativa (ou seja, estava com preguiça). :ttu:

Pois, estava a ver que ninguém avançava... avancei eu... mas agora é para participarem!...
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."<br><br>Cumprimentos,<br><br>Dalilah

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 07 Sep 2005 12:19

Depois desta segunda leitura, mais dois pormenores que achei interessante referir:

1 - "Atenção ao desnível". O famosíssimo "Mind the Gap" que se faz ouvir no metro de Londres sempre que chega uma composição à estação, e que adorna T-shirts e cartazes que se vêem um pouco por toda a parte.
Para quem já esteve em Londres e andou de metro, nunca mais se vai esquecer daquela frase monocórdica...
O Gaiman brinca com isso e coloca um mosntro a castigar os mais distraídos (nesta caso o Richard).

2 - O currículo do Mr. Curp e Mr. Vandemar. :lol!: Estou impaciente por ver o Caçador a tratar-lhes da saúde (é um combate que penso ser previsível).

SamW
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Dalilah
Comic Book

Postby Dalilah » 08 Sep 2005 16:14

Samwise wrote: 1 - "Atenção ao desnível". O famosíssimo "Mind the Gap" que se faz ouvir no metro de Londres sempre que chega uma composição à estação, e que adorna T-shirts e cartazes que se vêem um pouco por toda a parte.
Para quem já esteve em Londres e andou de metro, nunca mais se vai esquecer daquela frase monocórdica...
O Gaiman brinca com isso e coloca um mosntro a castigar os mais distraídos (nesta caso o Richard).

Pois, também adorei esta parte. Já estive em Lodres, e de facto essa frase chega a ser irritante! Está em todo o lado! :D

Parece-me que nestes capítulos o autor faz uma pausa na acção mais galopante, para deixar um pouco do que as personagens são e o que fazem ali, bem como uma coisa mais pormenorizada do ambiente de misticismo da Londres de Baixo.

Concordo. Não gostei tanto destes capítulos como dos outros. Espero que agora a coisa aqueça mais um bocado :P

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 09 Sep 2005 12:10

E aquela da "melodia perfeita"?

Está com piada, a ideia... uma música sempre "catchy" que vai obrigando os transeuntes a largar uns cobres.

Alguém anda a reparar nas músicas que o Gaiman especifica no livro...

"Greensleves", "Yackaty-Yack"... etc?

SamW

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 09 Sep 2005 12:23

Quando ouvires o "Greensleves" lembras-te logo!

É uma música popular, não pertence a nenhuma banda.

Não acredito que não haja ninguém que não conheça! Conhecem, mas não sabem que se chama "Greensleves".

Descarrega isso de um sítio qualquer, vais ver que tenho razão.

SamW

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 12 Sep 2005 09:31

Hmmm..

Aparece no "Always", do Spielberg (grande filme este).

No "Horizonte Longínquo", sinceramente, não sei. Já o vi há bastante tempo e não me recordo. Esse foi realizado pelo Ron Howard, a pessoa que está agora "às rédeas" da asaptação do "The Da Vinci Code"...

SamW

acrisalves
Edição Única

Postby acrisalves » 12 Sep 2005 21:37

Eu acabei agora o capítulo 6
Mind the Gap - LOL - nice , nice, realmente o livro tem passagens bem apanhadas de Londres (como o famoso Harrod's)
As músicas não as conheço.
Bem, e também acho que o livro até agora está carregado de originalidade, pormenores imprevisíveis e cómicos.

Ah - ya, o caçador está farto(a) ? de salvar o Richard...

Return to “NeverWhere”