The Tell-Tale Heart

3ª Leitura Conjunta
Bubbles
Livro Raro

The Tell-Tale Heart

Postby Bubbles » 22 Nov 2006 10:21

Enquanto o Sam não está por cá fiquei encarregue de abrir as hostilidades :tongue: Então, o que acharam deste conto?

Eu gostei, não é tão descritivo com o ambiente como os anteriores mas compensa com o retrato psicológico do personagem. Aquela fixação com o olho é algo de arrepiante...

Gostei especialmente do final, em que a culpa lhe fazia ouvir o som ensurdecedor do coração de quem ele assassinou, enquanto que todos os polícias na sala nada ouviam!
"Não sou obrigada a jurar obediência às palavras de qualquer mestre" Horácio
"Um coração saudável tem um comportamento caótico"
Joana Augusto's Flick Photostream *** The Ground Beneath My Feet

annawen
Livro Raro

Re: The Tell-Tale Heart

Postby annawen » 22 Nov 2006 14:06

É incrível o realismo que Poe coloca na descrição de uma mente psicótica. Parece mesmo que ele próprio passou por aquilo que passa o protagonista desta história. Não estou a dizer que Poe matou alguém mas ele era alcoólico e por isso não era estranho a mudanças de humor e a uma sensação de alienação moral e social. O sofrimento mental é quase palpável nos seus contos. Este realismo é uma das coisas que acho mais notável em Poe. Escusado será dizer que este "The Tell-Tale Heart" é um dos meus contos favoritos de Poe.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 05 Dec 2006 11:50

Este conto é muito engraçado.

Resumindo: acho que o Poe escreve uma quase psicose sobre o peso da culpa na mente de um assassino.

Gostei daquela parte que o criminoso faz uma piada (Ha, Ha). E gostei de todo o conto, na verdade.

Sam

P.S. Que estranha a razão para o homicídio... aquele olho inquietante.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

anavicenteferreira
Edição Limitada

Postby anavicenteferreira » 26 Dec 2006 18:31

http://www.youtube.com/watch?v=W4s9V8aQu4c

uma versão animada deste conto, narrada pelo fantástico James Mason.
Ana

Dandelion
Comic Book

Postby Dandelion » 21 Mar 2010 17:45

annawen wrote:É incrível o realismo que Poe coloca na descrição de uma mente psicótica. Parece mesmo que ele próprio passou por aquilo que passa o protagonista desta história. Não estou a dizer que Poe matou alguém mas ele era alcoólico e por isso não era estranho a mudanças de humor e a uma sensação de alienação moral e social. O sofrimento mental é quase palpável nos seus contos. Este realismo é uma das coisas que acho mais notável em Poe. Escusado será dizer que este "The Tell-Tale Heart" é um dos meus contos favoritos de Poe.

Subscrevo completamente.
A descrição do assassínio é um dos episódios mais arrepiantes que li. O pormenor do furta-fogo a tapar a luz... :o Tento imaginar quando ele o retira e se lança sobre o velho. É uma das imagens que, volta e meia, evoco sempre quando me lembro do Poe, e já li o conto há algum tempo.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 21 Mar 2010 20:36

Por momentos assustei-me. Pensei que havia uma nova iniciativa aqui no BBdE. Depois vi a data do primeiro post e compreendi. :whistle: O meu pobre coração não aguenta destes sustos.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Dandelion
Comic Book

Postby Dandelion » 21 Mar 2010 21:14

Thanatos wrote:Por momentos assustei-me. Pensei que havia uma nova iniciativa aqui no BBdE. Depois vi a data do primeiro post e compreendi. :whistle: O meu pobre coração não aguenta destes sustos.

Andava por aqui a passear e deparei com este tópico. Não resisti em dar uma palavrinha ou duas, visto que gosto tanto deste conto. Desculpa aí a confusão, boss. ;)

Return to “Histórias Extraordinárias de Edgar Allan Poe”