Fórum Ezine Staff

Gokuu
O Padrinho

Fórum Ezine Staff

Postby Gokuu » 10 Oct 2005 00:24

Como já viram, agora vocês (não administradores ou moderadores) têm acesso a um novo fórum. E fazem também parte de outro grupo que não o "Members".

Neste fórum vão ser colocados os tópicos relativos à "produção" do novo Ezine.

E pronto, para já chega :)

Desculpem lá a linguagem estranha, mas já é tarde e não estou com cabeça para mais... Estava era farto de ver este fórum vazio :P

Samwise
Realizador

Re: Fórum Ezine Staff

Postby Samwise » 12 Oct 2005 11:15

Quem é que foram os "abençoados" com tão distinta promoção, might I ask?

Vamos começar a pensar nisto, então?

Uma primeira questão, que curiosamente foi levantada pelo Sturm (e que faz algum sentido): como vamos "alojar" o próximo E-zine? Fazemos mais um sub-domínio? e assim sucessivasmente com os próximos?
Ou alojamos tudo dentro do pickwick.bbde.org, mantendo o mesmo nome (coisa que me parece difícil)?

Uma segunda questão (que é mais um conjunto de questões): que propostas para melhorar o E-zine versão pdf?

Eu deixo já uma, que não interfere com as outras (é um complemento): Sugiro que cada um dos textos apresentado tenha uma mini-versão .pdf. Isto tem uma grande vantagem e vários pequenos inconvenientes... A vantagem é o permitir o download de apenas um texto e as desvantagens são o espaço adicional ocupado no servidor e o trabalho de montar os links todos para os dlds...

SamW
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Gokuu
O Padrinho

Postby Gokuu » 12 Oct 2005 12:02

Vamos por partes:

"Contemplados" -> Search, selecciona em baixo o grupo Ezine Staff, e vês quem são :P

Quanto às diferentes versões, o nosso domínio está limitado em termos de subdomínios. Se não estou em erro, temos 5 no máximo, por isso não dá para muita coisa. Mesmo em termos de espaço, não temos muito, estamos limitados a 70MB, e neste momento, com fórum e ezine, já estão cerca de 40-50MB ocupados.

Visto isto, a minha opinião seria arranjarmos um template para uma versão PDF (decente ;)), e à medida que saem versões novas, vai-se passando as antigas para PDF e disponibiliza-se apenas essa versão. Outra hipótese seria criar um motor diferente, nosso, que se baseasse principalmente em Base de Dados, já que o espaço da BD não parece contar para os 70MB. O problema disto é que o aspecto, ou ficaria igual em todas as versões, ou se teria de pensar numa forma mais elaborada, e o ezine não saía tão cedo :)

Já a mini-versão PDF é incomportável, tal como disseste, por causa od espaço adicional, que não o temos. A única hipótese é eu tentar verificar se o servidor permite que, através do PHP, se consiga criar a versão PDF "on-the-fly"

Gokuu
O Padrinho

Postby Gokuu » 12 Oct 2005 12:47

O Ezine, versão Web e PDF, ocupam no total 7.5MB (excluindo textos da versão web, porque estes ficam gravados na BD).

Mas se realmente se optar pela opção mais trabalhosa, de meter o máximo possível de coisas na BD, o espaço ocupado reduz drasticamente. Claro que isto é teoricamente :)

acrisalves
Edição Única

Postby acrisalves » 12 Oct 2005 20:29

Não da para criar uma pagina de entrada com os links para edição 1, edição 2..... (espero que a hipotese nao seja estapafurdia.... como não entendo muito disto de dominios e subdominios... :P )

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 12 Oct 2005 22:36

Samwise wrote: Uma primeira questão, que curiosamente foi levantada pelo Sturm (e que faz algum sentido): como vamos "alojar" o próximo E-zine? Fazemos mais um sub-domínio? e assim sucessivasmente com os próximos?
Ou alojamos tudo dentro do pickwick.bbde.org, mantendo o mesmo nome (coisa que me parece difícil)?

Uma segunda questão (que é mais um conjunto de questões): que propostas para melhorar o E-zine versão pdf?

Quanto à questão do próximo e-zine. Eu estou inclinada em termos de opinião, para uma das hipóteses que o Gokuu mencionou:

Visto isto, a minha opinião seria arranjarmos um template para uma versão PDF (decente ), e à medida que saem versões novas, vai-se passando as antigas para PDF e disponibiliza-se apenas essa versão.

Acho que é uma boa hipótese, porque permite que as versões antigas estejam disponíveis para quem as quiser ler e não traz "complicações".

Quanto às propostas em relação à edição pdf, não tenho nenhuma decente. Acho que é fundamental ter em conta o tamanho (como já foi referido várias vezes) e sou da opinião de que o aspecto visual deveria ser razoavelmente atractivo.

Riobaldo
Edição Limitada

Postby Riobaldo » 12 Oct 2005 22:49

Não é muito difícil criar um aspecto bom com o Word, depois é só passar para PDF. Também concordo com essa ideia, de as edições antigas irem passando para o formato PDF.
www.revistaantologia.com

Return to “E-zine BBdE v.II”