2ª Edição

Gokuu
O Padrinho

Re: 2ª Edição

Postby Gokuu » 03 May 2006 09:33

Pois... Peço desculpa, mas nunca mais pensei nisso :blush:

Tenho de ver se procuro algum motor mais decente, já que não há tempo para implementar um de raíz... Logo que arranjar um, instalo-o e aviso-vos para fazerem o beta testing :)

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 03 May 2006 09:52

Força com isso... a versão PDF estará pronta dentro de duas a três semanas.

Em princípio estará antes, até, mas não me quero comprometer já.

Nos entretantos podíamos ir uploadando o site...

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Gokuu
O Padrinho

Postby Gokuu » 03 May 2006 11:17

Isto de arranjar um motor já feito, está complicado, já que tudo o que se encontra está mais vocacionado para blogs e afins...

Arranjar um que se assemelhe ao meu conceito de e-zine (uma revista online mesmo, com 1 ou 2 artigos por página, e links para as páginas anterior e seguinte) está-se a tornar uma tarefa bem mais difícil do que eu pensava.

Já vi o <a href='http://www.blogcms.org' target='_blank'>BlogCMS</a>, o <a href='http://www.wordpress.org' target='_blank'>Wordpress</a>, tenho actualmente o <a href='http://www.subdreamer.com' target='_blank'>SubDreamer</a> instalado, já instalei o <a href='http://www.phpnuke.org' target='_blank'>PHP-Nuke</a> e o <a href='http://www.postnuke.com' target='_blank'>PostNuke</a>, mas todos são mais vocacionados para os blogs, ou para portais, o que não nos interessa. O BlogCMS ainda tem um sistema de escrita colaborativa, mas também não é bem o que estava à procura.

Para saberem, a 1ª versão do Ezine está assente sobre o Wordpress.

Gostava de saber a vossa opinião em relação à minha ideia, ou se preferem/acham melhor um motor ao estilo de um blog. Assim sei se me devo mentalizar para criar o motor de raíz, ou se escolho um destes :)

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 03 May 2006 11:57

Acho que para já, para esta segunda edição, podemos utilizar o mesmo sistema. Por três razões. Uma, é funcional Q.B.. Duas, já o utilizámos para a primeira versão e já sebemos como o utilizar e o que podemos esperar. Três, não vale a pena estarmos a perder mais tempo à volta do assunto.

Mas isto não te impede de começares a pensar, se quiseres, em desenvolver algo que se enquadre mais no que pretendemos... pode ser que possa ser testado com o E-zine V3...

That's it for my opinion. Let's hear other...

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 03 May 2006 13:34

Os CMS que o Gokuu cita até poderiam ter o seu interesse do ponto de vista de interactividade mas se formos a ver bem isso já é o fórum em si. Em cada cantinho do escritor os membros podem deixar o que pensam sobre os textos. Aqui também podemos elaborar polls etc... ou seja... com jeito e vai-se a ter outro fórum. Lembro-me de em tempos termos tido à experiência um site Portal. Que é feito dessa iniciativa?
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Gokuu
O Padrinho

Postby Gokuu » 03 May 2006 14:51

Thanatos wrote:Lembro-me de em tempos termos tido à experiência um site Portal. Que é feito dessa iniciativa?
[right][snapback]21505[/snapback][/right]

Tenho ideia que foi descartada por falta de interesse :)

Entretanto lembrei-me que a parte de escrita colaborativa seria uma funcionalidade interessante, se fosse para continuar com os Contos BBDE!, mas isso são outras histórias.

De qualquer maneira, eu não sou contra ficar com o mesmo motor do 1º Ezine, desde que não com o mesmo aspecto :)

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 03 May 2006 15:28

Sim.. isso sem dúvida... uma mudança de aspecto é essencial.

Gokuu, de qualquer forma, a vertente aspecto é autónoma da vertente conteúdo, não? Podemos ir carregando os textos e depois fazer a mudança de visual?

Seria interessante o aspecto do site coincidir em alguma coisa com o aspecto do PDF. Eu e o Thanatos andamos a acertar agulhas quanto look da versão papel. Para a semana que vem haverá algumas possibilidades para escolha. A partir daí, podemos abrilhantar o site...

Sam

Gokuu
O Padrinho

Postby Gokuu » 03 May 2006 17:10

Samwise wrote:Sim.. isso sem dúvida... uma mudança de aspecto é essencial.

Gokuu, de qualquer forma, a vertente aspecto é autónoma da vertente conteúdo, não? Podemos ir carregando os textos e depois fazer a mudança de visual?

Seria interessante o aspecto do site coincidir em alguma coisa com o aspecto do PDF. Eu e o Thanatos andamos a acertar agulhas quanto look da versão papel. Para a semana que vem haverá algumas possibilidades para escolha. A partir daí, podemos abrilhantar o site...

Sam
[right][snapback]21507[/snapback][/right]

Dá para ir caregando o site com os conteúdos e depois alterar o aspecto. Também concordo que deva coincidir com o PDF.

Já agora, a 1ª edição desaparece "do ar", certo?

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 03 May 2006 17:22

Eu acho que deve desaparecer. O PDF é que podia ficar para DLD...

Sam

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 04 May 2006 12:45

Sou da mesma opinião, de que a 1.ª edição deve deixar de estar online, mas que o PDF deve ser disponibilizado, de preferência próximo do PDF da 2.ª edição.

Não tenho contribuído muito na realização desta 2.ª edição do e-zine (nem contribui muito para a 1.ª). Se precisarem de ajuda em algo em que eu possa ajudar... têm aqui uma voluntária.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 05 May 2006 18:04

Cerridwen, acho que podes dar uma boa ajuda em duas coisas:

1 - Nos acertos gráficos ao .PFD. Mais uma opinião (e desta feita feminina) vem mesmo a calhar. Quero essencialmente alternativas visuais ao trabalho que está feito

2 - Na passagem dos trabalhos para a área na Internet.

---------

Porém, algumas indicações:

Ao veres a edição em .PDF, e ao colaborares nela, vais perder a surpresa de a veres pela primeira vez na sua versão final, em todo o seu explendor e glória, por isso pondera bem se queres participar nesta fase...

A passagem dos trabalhos para o site só pode ocorrer quando os textos forem mais uma vez revistos e aprovados pelos autores nas versões finais. Esta fase só deverá iniciar-se lá para o princípio da outra semana (dia 15 ou por aí).

Obrigado,

Sam

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 05 May 2006 22:44

Não me importo minimamente de perder a surpresa, até acho interessante ver o desenrolar de um processo e não apenas o seu resultado final. Podem contar com o meu auxílio nesses dois pontos. :)

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 08 May 2006 11:21

Good! É um óptimo ponto de vista...

Dá-me dois ou três dias para terminar a versão que estou a fazer. Queria pelo menos ter algo de concreto terminado. Depois envio-te o ficheiro para dizeres de tua justiça.

A minha intenção era apresentar duas ou três versões/alternativas o suficientemente boas para "publicação". Depois escolhiamos/votávamos uma aqui dentro deste sub-forum...

Sam

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 22 May 2006 17:50

Alguem tem alguma sugestão a fazer sobre o como podemos pedir a aprovação das provas finais aos respectivos autores?

O acto pressupõe o envio de um ficheiro com o texto final, coisa que não pode ser feita pelo PM aqui do fórum. e por outro lado não tenho o e-mail de (quase) ninguém.

Já tenho os textos quase todos revisto... faltam dois ou três...

Nos entretantos, Gokuu, se calhar posso-te enviar a capa do E-zine para tu veres o "look" e começares pesquisar opções visuais para o site. Can be?

Assim que começarmos a receber as autorizações, podemos comelar a carregar a informação lá para dentro.

Sam

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 23 May 2006 11:29

Sugestão: em relação aos textos da autoria dos membros do "Ezine Staff", abrertura de um tópico com a finalidade de colocação dos textos para os autores se manifestarem, esta hipótese teria como único benefício o reduzir do trabalho e tempo dispendidos a enviar pm's e e-mails.

Em relação aos outros autores, eu, pelo menos, não vejo outra solução senão o pedido de endereços de e-mail por PM, para envio dos textos para aprovação. :unsure:

Return to “E-zine BBdE v.II”