2ª Edição

Thanatos
Edição Única

Re: 2ª Edição

Postby Thanatos » 26 Sep 2012 19:55

Uma opinião/apreciação ao nosso ezine por Jorge Candeias: http://lampadamagica.blogspot.pt/2012/0 ... e-n-1.html
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 27 Sep 2012 10:42

Thanatos wrote:Uma opinião/apreciação ao nosso ezine por Jorge Candeias: http://lampadamagica.blogspot.pt/2012/0 ... e-n-1.html

Passados estes anos todos, é uma surpresa ler esta crítica - e pensar no que terá levado o Candeias a ter vontade suficiente para ler o e-zine. :D
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 27 Sep 2012 11:38

Fiquei assim :blink: Principalmente pelo momento escolhido para leitura e crítica.

Agora alguns comentários ao texto. Seria de valor que um texto deste género fornecesse informação explícita. Há ali muitas incertezas relativamente ao E-zine BBDE. Não se explica quantos números teve, há muito pouca informação sobre os autores e, por último e muito importante, como obter o E-Zine.

Se não sabe como adquirir poderia pedir ou disponibilizar, para que as pessoas possam ver as ilustrações e ler os textos de Ana Vicente Ferreira, Ricardo Loureiro e Gonçalo Mira. Eu que fui uma das pessoas que participou no projecto, actualmente não tenho ideia do seu conteúdo porque já passaram vários anos e naturalmente, esqueci-me de quase tudo. Poderia ter uma cópia, mas não tenho, muita coisa se passou nestes anos e o que era muito importante em 2005/2006, já não era em 2009/2010.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 27 Sep 2012 11:46

Já agora, e porque é de facto de alguma importância disponibilizar-se o acesso às edições:

http://bbde.org/ezine/?p=76
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 27 Sep 2012 12:52

Sobre os textos a informaçao está na nuvem claramente, porque diz que gostei deste e deste, sem detalhes. If i didn't know better, diria que anda um bocado aziado...
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 27 Sep 2012 13:38

I'm reading it... vá quanto me dão por uma crítica no Illu? (tenho filho para criar) :angel:

itsfullofstars
Comic Book

Postby itsfullofstars » 27 Sep 2012 15:17

Vá, só para evitar que algum de vocês morda a língua e morra envenenado, e nós não gostaríamos que tal coisa acontecesse, não é verdade?, faço uma exceção na não vinda a este fórum e esclareço as dúvidas que por aí andam nessas cabeças retorcidas. :D

Só agora falo do zine porque... só agora o li.

Só agora o li porque... só agora comprei um tablet, que torna muitíssimo mais cómodo ler os muitos ebooks que fui acumulando ao longo dos anos. E também porque, sabendo que vários dos integrantes da coisa eram gente ligada ao fantástico, supus que poderia ter algo de relevante para o Bibliowiki. Precisava de ler para saber, ao certo, o quê. Agora já li, já sei, e o que tem relevo para o wiki já está listado no wiki. Esta opinião, aliás, esperou quase um mês para ser publicada precisamente para poder linká-la ao wiki, onde está a lista completa do conteúdo e a pormenorização daquele que tem a ver com o fantástico.

Não fiz uma análise pormenorizada texto a texto porque decidi não as fazer com os ebooks. Motivo? Não tenho tempo. E porque, francamente, a qualidade média do material em ebook continua a ser mais baixa do que a do que sai em papel. Não tenho nenhum gozo especial em encher o blogue com notas a dizer que o texto x não vale nada, em particular quando as publicações têm dezenas de textos pequenos, com muito pouco a dizer sobre cada um. Falei por alto dos que achei melhores, e será sempre assim com ebooks deste género. Não gostam? Não leiam. Simples.

E pronto. Agora que já vos poupei algum veneno vou-me embora. Até daqui a alguns anos. Cheers! :bye:

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 27 Sep 2012 15:29

itsfullofstars wrote:Não gostam? Não leiam. Simples.

Para daqui a cinco anos: como sei se nao gosto se nao leio? E o e-reader veio para ficar?

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 27 Sep 2012 16:33

Bugman wrote:
itsfullofstars wrote:Não gostam? Não leiam. Simples.

... como sei se nao gosto se nao leio?

Aparentemente, "eles" fizeram uma ligeira confusão com a ordem correcta dos termos: "causa" e "consequência"? :mrgreen:

Ou isso, ou é a admissão de uma certa tendência, de histórico acumulado, para a má língua.

itsfullofstars
Comic Book

Postby itsfullofstars » 27 Sep 2012 17:38

(suspiro)

Malta, vá lá. Algum domínio da língua portuguesa é sempre útil, especialmente num fórum que supostamente é sobre livros. Todo o parágrafo se referia a eu não falar tintim por tintim de cada textículo que me apareça em ebooks. À minha abordagem de leitura e comentário. Como é óbvio para qualquer pessoa com algumas noções mesmo muito básicas sobre o motivo por que os textos se dividem em parágrafos, a conclusão deste refere-se à mesmíssima coisa. Se estivesse a falar com muidinhos muito novinhos e muito inexperientes no uso da língua e portanto fosse forçado a explicitar o que está implícito seria algo assim:

"Não gostam [da abordagem, de não falar de cada textículo um por um]? Não leiam. Simples."

Não é preciso ler nada além desta explicação sobre a abordagem para saber se ela agrada ou deixa de agradar. Não têm de ler mais nada, basta isto.

Perceberam agora? Não me peçam desenhos, que desenho mal.

E sim, o ereader veio para ficar, evidentemente. A menos que se avarie e não haja dinheiro para outro.

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 27 Sep 2012 17:40

Samwise wrote:Ou isso, ou é a admissão de uma certa tendência, de histórico acumulado, para a má língua.

:angel: :whistle:

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 27 Sep 2012 18:06

"Não gostam [da abordagem, de não falar de cada textículo um por um]? Não leiam. Simples."

Não é preciso ler nada além desta explicação sobre a abordagem para saber se ela agrada ou deixa de agradar. Não têm de ler mais nada, basta isto.

Sou eu que estou a imaginar coisas, ou esta explicação sobre a abordagem surgiu na sequência [ou seja, depois] do artigo sobre o e-zine? [portanto: bastaria ler lido a explicação sobre o artigo antes de termos lido o artigo. Para sabermos se gostamos da abordagem no artigo.].

E para se saber se a abordagem [sobre o textículos] segue este ou aquele caminho, não será necessário ler-se o artigo, pelo menos até à parte onde este coça os assuntos?

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 27 Sep 2012 18:09

Já li metade: o meu favorito ainda continua a ser o do Pedro Farinha e do Thanatos.

itsfullofstars
Comic Book

Postby itsfullofstars » 27 Sep 2012 18:21

1. Eu explico.

2. Fulano faz de conta que estou a falar de outra coisa.

3. Eu volto a explicar.

4. Sicrano faz de conta que estou a falar de outra coisa.

5. Eu vou fazer outra coisa, que não tenho pachorra para lidar com crianças desonestas. Adeus.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 27 Sep 2012 18:31

Muitas crianças há neste mundo de faz-de-conta dos adultos... :rolleyes:

Return to “E-zine BBdE v.II”