5.º Conto BBdE - discussão

Melo Drama
Samwise
Realizador

Re: 5.º Conto BBdE - discussão

Postby Samwise » 04 Sep 2008 15:48

grayfoxpt wrote:Basicamente são soluções a martelo que os autores arranjam quando já não conseguem explicações plausíveis para a história que criaram?

Essa afirmação é um bocado limitadora, mas a ideia passa basicamente por uma "solução caída dos céus".

Por exemplo, no caso das águias que vão buscar o Sam e o Frodo, a situação até que é perfeitamente plausível (tendo em conta o universo fantástico em questão), mas não deixa de ser uma espécie de atalho para os safar da morte inevitável - isto sem dar ao autor grandes chatices.

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 04 Sep 2008 16:09

Samwise wrote:
grayfoxpt wrote:Basicamente são soluções a martelo que os autores arranjam quando já não conseguem explicações plausíveis para a história que criaram?

Essa afirmação é um bocado limitadora, mas a ideia passa basicamente por uma "solução caída dos céus".

Por exemplo, na situação das águias que vão buscar o Sam e o Frodo, a situação até que é perfeitamente plausível (tendo em conta o universo fantástico em questão), mas não deixa de ser uma espécie de atalho para os safar da morte inevitável - isto sem dar ao autor grande chatices.

Sam

http://br.youtube.com/watch?v=1yqVD0swvWU :devil2:
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 04 Sep 2008 16:39

Não creio que o Tolkien achasse lá grande piada ao Boromir a mostrar as nádegas ao Sauron... :devil:

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

urukai
Edição Única

Postby urukai » 09 Sep 2008 00:13

Sorry guys,

hoje tive um dia lixado e não consegui fazer a minha parte do texto e como o Pedro Farinha postou às 23h50m de ontem (por 10 minutos era hoje), penso que posso postar durante o dia de amanhã.

Depois de mim é a Ana Vicente Ferreira e acaba né?

É melhor não me por com avarias e apontar a uma closure sem espinhas! :biggrin:

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 09 Sep 2008 11:58

Não tem crise urukai... mesmo que precises dum bocadinho mais de tempo penso que ninguém se importa muito se o prazo passar umas horas. Desde que saia obra asseada.

E o acabar da Ana era mesmo numa de epílogo. Vê lá não deixes a rapariga com uma batata quente nas mãos. :devil2:
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 09 Sep 2008 12:51

Gostei das últimas participações (sendo que gostei do conto todo, na verdade). A última explicação do Grayfox está bastante bem esgalhada, tendo em conta a quantidade de confusões e pequenos passos em falso que há na intriga.

No final de tudo é engraçado olhar para os erro de continuidade que vão aparecendo ao longo do texto. :devil:

Sam

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 09 Sep 2008 14:03

Samwise wrote:Gostei das últimas participações (sendo que gostei do conto todo, na verdade). A última explicação do Grayfox está bastante bem esgalhada, tendo em conta a quantidade de confusões e pequenos passos em falso que há na intriga.

No final de tudo é engraçado olhar para os erro de continuidade que vão aparecendo ao longo do texto. :devil:

Sam

Obrigado! É díficil uma pessoa avaliar o seu próprio trabalho por isso não sei se a explicação que arranjei parece forçada ou não.
A mim pareceu que não, mas claro, eu sou tendencioso!
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

azert
Edição Única

Postby azert » 09 Sep 2008 18:25

"Na verdade, reflectira mais tarde, não foram as cordas vocais de Joana que deram aquele berro, fora a sua alma fracturada, o seu espírito vandalizado (...)"

"A minha consciência é um animal encurralado numa jaula de dor em forma de ombro."

Gostei, urukai! :thumbsup:
Image Image

urukai
Edição Única

Postby urukai » 09 Sep 2008 18:43

Thank you! :smile:

TAmbém queria agradecer ao Pedro Farinha que me deu uma deixa (o aparecimento da Joana) que adorei explorar!

A minha palavra final "aliviante", segundo o priberam não existe. No entanto, devia existir porque na minha opinião é o que faz sentido ali. Mas a bem do rigor se quiserem posso alterar para "reconfortante".

Jorge dos Santos
Encadernado a Couro

Postby Jorge dos Santos » 09 Sep 2008 21:54

urukai wrote:A minha palavra final "aliviante", segundo o priberam não existe. No entanto, devia existir porque na minha opinião é o que faz sentido ali. Mas a bem do rigor se quiserem posso alterar para "reconfortante".

Apesar de não ser muito usada, a palavra Aliviante não tem nada de estranho. Não existe no dicionário, mas é um adjectivo natural e directamente derivado do verbo e do conceito de Aliviar. Não tem truques, apenas é pouco comum!
Saudações sinceras,
Jorge dos Santos

Pedro Farinha
Edição Única

Postby Pedro Farinha » 09 Sep 2008 22:30

TAmbém queria agradecer ao Pedro Farinha que me deu uma deixa (o aparecimento da Joana) que adorei explorar!

Ora essa meu caro, se puder pôr uma arma na mão de alguém disposto a aumentar a mortandade, eu não me faço rogado.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 09 Sep 2008 22:38

Com este final, estivemos muito perto do chamado "Mexican Standoff" (ver aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Mexican_standoff ).

Aliás, este trabalho tocou em algumas das mais conhecidas artimanhas do género policial. Paras além de muitos e diversos "Cliffhangers" ( http://en.wikipedia.org/wiki/Cliffhangers ), quase à razão de um por participação, tivemos também um famoso "Macguffin" (ver aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Macguffin), no caso das cartas com as ameaças de morte.

(epá...ainda o conto não acabou e já estou a tratá-lo no passado... shame on me)

Sam

Jorge dos Santos
Encadernado a Couro

Postby Jorge dos Santos » 10 Sep 2008 10:56

urukai wrote:A minha palavra final "aliviante", segundo o priberam não existe. No entanto, devia existir porque na minha opinião é o que faz sentido ali. Mas a bem do rigor se quiserem posso alterar para "reconfortante".

Após consultar a Texto Editora, eles defendem que se trata de um aportuguesamento de um termo brasileiro, apesar de o considerarem questionável...

Também eles dizem que pode ser usado, mas sugerem o uso do adjectivo "Aliviador".
Saudações sinceras,
Jorge dos Santos

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 10 Sep 2008 11:41

À imagem de esperar por ler séries acabadas, e após ter começado a ler os post iniciais do conto, 'irritei-me' pelo tempo de espera entre um post e outro.

Sendo assim irei esperar até à conclusão do conto (ou á sua não conclusão, se for esse o seu destino :mrgreen4nw: e nesse caso....), para então ler de principio a fim.

Sendo assim, agradecia que quando o dito cujo de que estamos a falar chegar ao seu término....o indicassem.
Naturalmente, poderá ser aqui nesta thread. :mrgreen4nw:
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 10 Sep 2008 11:52

pco69 wrote:À imagem de esperar por ler séries acabadas, e após ter começado a ler os post iniciais do conto, 'irritei-me' pelo tempo de espera entre um post e outro.

Sendo assim irei esperar até à conclusão do conto (ou á sua não conclusão, se for esse o seu destino :mrgreen4nw: e nesse caso....), para então ler de principio a fim.

Sendo assim, agradecia que quando o dito cujo de que estamos a falar chegar ao seu término....o indicassem.
Naturalmente, poderá ser aqui nesta thread. :mrgreen4nw:

Já só falta a Ana postar a sua parte e fica terminado.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Return to “5.º Conto BBdE”