5.º Conto BBdE - discussão

Melo Drama
azert
Edição Única

Re: 5.º Conto BBdE - discussão

Postby azert » 03 Sep 2008 12:03

Desembaracei-me das cartas como pude :rolleyes: . Your turn, Sam.
Image Image

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 03 Sep 2008 17:42

Está feito. Desculpem-me a extensão do documento... havia assuntos que tinham de ser tratados.

Há algumas assincronias com o texto da Azert, reconheço (o sofá passa a cadeira giratória, por exemplo), mas visto serem pormenores sem qualquer relevância prática, vou deixar assim mesmo, com uma devida "apologia" aos restantes participantes no conto.

Pictish scout, podes avançar.

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 03 Sep 2008 17:45

Entre tentativas de homicídio e homicídios de facto, temos o conto mais ousado do BBdE até agora. Onde antes havia um certo acanhamento em matar personagens, agora temos um festim de sangue e tripas... :wink:

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

azert
Edição Única

Postby azert » 03 Sep 2008 18:47

Samwise wrote:Onde antes havia um certo acanhamento em matar personagens, agora temos um festim de sangue e tripas... :wink:

Sam

Acho que vou mudar o nick para Bloody Mary! :mrgreen4nw: (ainda que, curiosamente, deva ser das poucas que tem as mãos limpas de sangue)
Image Image

azert
Edição Única

Postby azert » 03 Sep 2008 18:55

Samwise wrote:Há algumas assincronias com o texto da Azert, reconheço (o sofá passa a cadeira giratória, por exemplo), mas visto serem pormenores sem qualquer relevância prática, vou deixar assim mesmo, com uma devida "apologia" aos restantes participantes no conto.
Sam

Isso de mudares a mobília para obteres o efeito que pretendes, é batota! :devil:
Image Image

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 03 Sep 2008 19:40

azert wrote:
Samwise wrote:Há algumas assincronias com o texto da Azert, reconheço (o sofá passa a cadeira giratória, por exemplo), mas visto serem pormenores sem qualquer relevância prática, vou deixar assim mesmo, com uma devida "apologia" aos restantes participantes no conto.
Sam

Isso de mudares a mobília para obteres o efeito que pretendes, é batota! :devil:

:blush:

Nunca consegui ultrapassar o poder imenso desse cliché que são as cadeiras giratórias nos escritórios de negócios... para mais quando as bolinhas oleadas de tais artefactos rolam ao sabor do perfume da fêmea que está por detrás da vítima sentada. :mrgreen4nw:

Batota, batota é bater na mulher quando ela está vulnerável :devil2: ...

Sam

Pedro Farinha
Edição Única

Postby Pedro Farinha » 04 Sep 2008 00:00

Acho que realmente o conto está a ir bem, e ao aproximarmo-nos do final há cada vez menos pontas soltas e seguramente menos personagens vivos. :devil2:

Neste caso, porém, fiquei um pouco triste :crying: com a morte do Ed... tinha uma cena pensada para ele se chegasse vivo Às minhas mãos.

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 04 Sep 2008 11:12

Pedro Farinha wrote:Acho que realmente o conto está a ir bem, e ao aproximarmo-nos do final há cada vez menos pontas soltas e seguramente menos personagens vivos. :devil2:

Neste caso, porém, fiquei um pouco triste :crying: com a morte do Ed... tinha uma cena pensada para ele se chegasse vivo Às minhas mãos.

sabes lá se até o Melo não estica o pernil até chegar a ti :devil2:
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

anavicenteferreira
Edição Limitada

Postby anavicenteferreira » 04 Sep 2008 11:33

O quê? Isto vai-se tornar numa daquelas histórias onde morrem todos e só ficam os cavalos?
Ana

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 04 Sep 2008 13:08

Hmmm..

Eu entendo a questão da Ana. Como é ela acabar o conto, quanto menos personagens tiver ao dispor, menos liberdade tem para espremer a intriga.

Grayfox, acho muito complicado o Melo bater as botas, uma vez que ele é o narrador da história. A não ser que queiras pôr o narrador a falar lá das terra do além, e então temos um truque quase tão mesquinho como acabar a história com o narrador a acordar de um longo sonho.

Pedro, Desculpa-me o Ed... mas ainda há uma esperança: eu não disse que ele morreu, apenas indiquei que ele levou um tiro e está prostrado no chão ...

Ainda desenvolvendo a questão da batota que a Azert colocou: eu faço um bocadito de batota ao criar uma espécie de "Deus ex-machina situation". O aparelho de Mp3 nunca foi mencionado antes como estando a gravar nenhuma conversa.

E crio também uma situação incongruente quando digo que ele deu um passo atrás e tropeçou na cadeira... ora, ele estava sentado na cadeira. :tongue:

Sam

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 04 Sep 2008 14:43

Samwise wrote:Hmmm..

Eu entendo a questão da Ana. Como é ela acabar o conto, quanto menos personagens tiver ao dispor, menos liberdade tem para espremer a intriga.

Grayfox, acho muito complicado o Melo bater as botas, uma vez que ele é o narrador da história. A não ser que queiras pôr o narrador a falar lá das terra do além, e então temos um truque quase tão mesquinho como acabar a história com o narrador a acordar de um longo sonho.

Pedro, Desculpa-me o Ed... mas ainda há uma esperança: eu não disse que ele morreu, apenas indiquei que ele levou um tiro e está prostrado no chão ...

Ainda desenvolvendo a questão da batota que a Azert colocou: eu faço um bocadito de batota ao criar uma espécie de "Deus ex-machina situation". O aparelho de Mp3 nunca foi mencionado antes como estando a gravar nenhuma conversa.

E crio também uma situação incongruente quando digo que ele deu um passo atrás e tropeçou na cadeira... ora, ele estava sentado na cadeira. :tongue:

Sam

Espero que quando chegar á Ana a trama já esteja terminada limitando-se ela a dar um toque final á coisa tipo "e viveram felizes para sempre" :tongue:

Quanto ao que eu disse é claro que estava na brincadeira quanto a matar o Melo.

E quanto ao deus ex-machina, nunca entendi esse conceito, alguém tem paciência para explicar?

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 04 Sep 2008 15:17

grayfoxpt wrote:E quanto ao deus ex-machina, nunca entendi esse conceito, alguém tem paciência para explicar?

Basicamente é o tirar do coelho da cartola, o ás na manga. É usar duma situação totalmente à parte do enredo para desembrulhar uma situação de aparente complexidade que o autor não está para desembrulhar doutro modo mais coerente e/ou lógico.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

anavicenteferreira
Edição Limitada

Postby anavicenteferreira » 04 Sep 2008 15:19

O termo original refere-se a um recurso do teatro clássico em que, quando um autor não sabia como resolver as embrulhadas em que tinha metido os personagens, fazia descer um deus do Olimpo (e o actor que fazia de deus era realmente baixado para o palco através de uma máquina, daí o nome) para resolver tudo.

Actualmente refere-se a qualquer solução um pouco mal amanhada e semi-miraculosa para um problema aparentemente insolúvel: as águias que salvam Sam e Frodo no final do Senhor dos Anéis são muitas vezes dadas como exemplo; a cavalaria que chegava inesperadamente no fim de alguns westerns velhinhos é outro.

Mas se quiseres saber mais:
http://en.wikipedia.org/wiki/Deus_ex_machina
Ana

Jorge dos Santos
Encadernado a Couro

Postby Jorge dos Santos » 04 Sep 2008 15:25

Uma das vantagens de ser mais cota, é precisamente o poder recordar um fabuloso trabalho, tanto de programação, como animação, como musical chamado Deus Ex Machina que foi feito em 1984 para o antigo Spectrum pela Electric Dreams e mais tarde convertido para o Commodore 64...

[img]http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/3/30/Deus_Ex_Machina_Coverart.png[/img]
Saudações sinceras,
Jorge dos Santos

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 04 Sep 2008 15:30

Basicamente são soluções a martelo que os autores arranjam quando já não conseguem explicações plausíveis para a história que criaram?

Return to “5.º Conto BBdE”