Direita ou esquerda.

elsefire
Encadernado a Couro

Direita ou esquerda.

Postby elsefire » 28 Oct 2015 23:10

(Nota:estou a escrever num telemovel de forma que me vou libertar da obrigacao de por acentos e cedilhas para abreviar o tempo de escrita)

Dada a atualidade politica com qual area politica mais se revem? Esquerda ou direita?
A pergunta pode ser vista de varios prismas de forma que as respostas padecem da mesma otica.

Ou reformulando a pergunta para nao atar as pessoas a uma area politica (o que infelizmente mesmo vivendo em democracia torna-se perigoso a partir de uma certa idade):se fossem para o fim do Mundo que coisas da direita ou da esquerda politica levariam convosco. Reparem que no fim do mundo estao entregues a vos proprios sem nenhuma ajuda. Em termos economicos em termos de conservadorismo ou liberalismo moral o que levariam na vossa mala para comecar uma nova sociedade?

pco69
Cópia & Cola

Re: Direita ou esquerda.

Postby pco69 » 29 Oct 2015 09:49

A única coisa que acho é que o Costa teve a capacidade fantástica de por o país inteiro a falar de política (e politiquices) e a discutir algumas partes da Constituição Portuguesa. :whistle:
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 29 Oct 2015 10:16

Elsefire mistura duas coisas. Esquerda e Direita com conservadorismo/liberalismo moral (aqui penso que falas de costumes). Num mundo em 3D a política tem evoluído para visões mais bidimensionais.

Ou seja, podes ter forças de esquerda conservadoras ou liberais, tal como podes ter forças de direita conservadoras ou liberais. No caso da direita destaco o Governo Sombra, o programa da TSF, que se apresenta com Pedro Mexia, uma figura da direita consrvadora, e João Miguel Tavares, uma figura da direita liberal.

A questão da área em que as pessoas se revêm não deveria mudar com a actualidade política. Aliás, essa visão é bastante sintomática do mal português. A questão não é com a área, ver onde te encaixas é o passo final. A questão é o que é que achas que é o teu modelo de sociedade. És daqueles que achas que não faz sentido a noção de bem comum ou alguém que acha que todos somos responsáveis por todos. Ou estás algures no meio? E estando no meio, priveligias a liberdade individual ao nível dos comportamentos ou achas que devemos ter um tipo de comportamento padronizado a nível social? E achas que a defesa do ambiente deve ser deixada ao cuidado de cada um, ou devemos ter uma abordagem comum? E as empresas, devem ser taxadas como qualquer singular ou devem ter direito a menos impostos porque os seus elementos estão sujeitos à outra tributação?

No fundo, o exercício proposto é um pouco aquele exercício d'A República de desenhar a Polis ideal. Mais do que saber se alguém é de esquerda ou direita a importância é saber que ideias defende. E que compromissos está disposto a fazer para aderir ao jogo democrático!
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

elsefire
Encadernado a Couro

Postby elsefire » 30 Oct 2015 22:59

Ola a todos os que intervieram depois de mim.

A liberdade quando nao vivida com responsabilidade acaba por ficar ameacada. E dificil padronizar um estilo de vida ou os costumes mas e possivel estabelecer influencias de modo a que todos possam usufruir com estabilidade das suas liberdades.

E mesmo no nivel de liberdades ha as liberdades que usufruimos na relacao connosco proprios e que nao atingem as liberdades dos outros pelo menos nao significativamente e as liberdades que usamos na relacao com os outros que devem e star sempre reguladas e sujeitas a arbitrio de terceiros caso a contenda entre os primeiros e os segundos nao seja resolvida.

Nas liberdades que usamos connosco proprios tera que haver lideres que influenciem para que consigamos estabelecer relacoes saudaveis connosco proprios.

Nao esta neste lote e dou-o como exemplo porque me e muito caro o caso da relacao de uma potencial mae com um potencial filho que esta a ser gerado na sua barriga.

E aqui a esquerda portuguesa tem estado no lado contrario da direita. Neste caso esta em causa a relacao dos interesses do primeiro,i.e.,a mae, com um segundo o potencial filho. Este caso nao pode unicamente ser arbitrado pelo primeiro tera que haver alguem que defenda os interesses do segundo e que seja arbitrado por um terceiro. Acresce apontar a extrema hipocrisia que existe relativamente a estes casos. Mesmo e ao contrario de algumas correntes mais conservadoras que um feto naotenha a total dignidade de um ser humano (, o que a mim nao me convence essa teoria), mas tem sem sombra de duvidasum potencial humano. Se o estado quer investir em potencial humano como o faz nos cuidados de saude que tem com os cidadaos,com o investimento na educacao, porque nao investe no potencial humano de um feto. Nao fax sentido que nao seja de outro modo.

Como humanos que somos limitados nao temos a capacidade de ser responsaveis por todos, mas parece-me claro que devo ser zeloso com o quinhao de responsabilidade que a sociedade me incumbiu, estando sempre aberto a que mais me seja incumbido nao virando nunca as costas ao servico .Isto pela parte que me cabe na luta pelo bem comum, incluindo nas questoes ambientais, pela manutencao das liberdades sejam de que nivel forem e pela justica.

Forbidden
Capa Dura

Postby Forbidden » 03 Nov 2015 20:03

Na minha otica existe sim uma divisao: a direita e conservadora e a esqueda é liberal. A direita protege e recompensa os mais ricos, a Esquerda defende os trabalhadores e os mais pobres. Isto já é assim á anos, não é de agora, vem mesmo das ideologias politicas... pessoalmente não percebo o fascinio dos portugueses pela direita (depois passam os 4 anos a queixarem-se) mas enfim, mais de 40% nem sequer votam e depois 700 mil votos vao pro lixo por isso não se pode dizer que o parlamento represente propriament a vontade popular. Alias, eu nunca percebi porque raio deitam centenas de milhares de votos pro lixo, é algo que talvez ajude explicar a alta abstenção - pra que votar se depois o nosso voto pra nada conta? Já pra não falar que os politicos dizem uma coisa na campanha e depois fazem o contrario (como o Passos Coelho em 2011).
"I took a deep breath and listened to the old brag of my heart: I am, I am, I am."

- Sylvia Plath

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 05 Nov 2015 17:20

O que se costuma dizer é que «a esquerda é liberal nos costumes e conservadora na economia, a direita liberal na economia e conservadora nos costumes». Das expressões que se usam facilmente se depreende que há mais do que duas combinações.

A questão dos votos deitados fora não é uma questão de votos deitados fora. Votos deitados fora são os brancos e os nulos, todos os outros entram para as contas de atribuição de lugares. Podemos (e se calhar devemos) debater a forma como esses lugares são atribuídos, na Europa por exemplo não há um método uniforme.

Quanto ao votar em quem faz o contrário, Passos Coelho em 2011 demonstrou ainda antes de ser eleito que era capaz de dizer tudo e o seu contrário. Ninguém pode dizer que ele surpreendeu nesse aspecto! Isso leva-nos para a questão dos "juízes" (não confundir com poder judicial). Um Governo que apresenta 4 orçamentos consecutivos a ignorar a Constituição de um país é um Governo que o merece ser? Quem é que, na hierarquia do Estado, deve actuar como garante?

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Forbidden
Capa Dura

Postby Forbidden » 05 Nov 2015 17:54

Bugman wrote:O que se costuma dizer é que «a esquerda é liberal nos costumes e conservadora na economia, a direita liberal na economia e conservadora nos costumes». Das expressões que se usam facilmente se depreende que há mais do que duas combinações.

A questão dos votos deitados fora não é uma questão de votos deitados fora. Votos deitados fora são os brancos e os nulos, todos os outros entram para as contas de atribuição de lugares. Podemos (e se calhar devemos) debater a forma como esses lugares são atribuídos, na Europa por exemplo não há um método uniforme.

Quanto ao votar em quem faz o contrário, Passos Coelho em 2011 demonstrou ainda antes de ser eleito que era capaz de dizer tudo e o seu contrário. Ninguém pode dizer que ele surpreendeu nesse aspecto! Isso leva-nos para a questão dos "juízes" (não confundir com poder judicial). Um Governo que apresenta 4 orçamentos consecutivos a ignorar a Constituição de um país é um Governo que o merece ser? Quem é que, na hierarquia do Estado, deve actuar como garante?

Não me refiro a votos em branco ou nulos, mas sim votos a sério que são deitados fora:

http://www.dn.pt/portugal/interior/voto ... 40998.html

Eu acho isto vergonhoso.
"I took a deep breath and listened to the old brag of my heart: I am, I am, I am."

- Sylvia Plath

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 06 Nov 2015 17:19

Conheço o artigo perfeitamente, daí eu dizer que «Podemos (e se calhar devemos) debater a forma como esses lugares são atribuídos, na Europa por exemplo não há um método uniforme.». Agora, aqueles votos não foram simplesmente deitados fora, eles não chegaram para eleger um deputado. É totalmente diferente e não devemos ceder ao populismo dos jornais.

A pergunta que tens de te fazer é: qual a menor expressão que uma corrente deve ter na sociedade para ser representada no Parlamento, face à impossibilidade de representar todas as opiniões? E, numa lógica mais anglo-americana da coisa, quantas vezes te dirigiste aos deputados eleitos pelo teu círculo para levarem uma preocupação local a plenário? Quantas petições submeteste à AR?

elsefire
Encadernado a Couro

Postby elsefire » 07 Nov 2015 09:38

Essa questao dos votos que nao foram suficientes para eleger um deputado poderia ser facilmente resolvida se se reservasse um numero de deputados para ser eleito por mais de um circulo eleitoral. De forma que os votos que nao sao suficientes para eleger um deputado num circulo eleitoral somassem aos votos de outro circulo eleitoral para eleger deputados multi distritais. Por exemplo eleger um deputado pelos circulos eleitorais da regiao norte. Nao sou a favor do sufragio universal. Isso poderia nos conduzir no limite a que so deputados de lisboa fossem eleitos quando penso que numa democracia todas as regioes devem estar representadas no parlamento.
Nao estou de acordo a aplicacao de conservadora ao estilo da economia da esquerda a nao ser pelo epiteto de defender uma presenca forte do estado na economia . Mas mesmo assim rompeu historicamente com alguns conceitos que subjugavam historicamente a classe trabalhadora. Porque historicamente tem sido seguida sempre uma politica de direita mesmo na atribuicao de feudos na monarquia que previligiava apenas alguns setores da sociedade.
Nesse aspeto a direita e mais conservadora que liberal. Entendo o conceito liberal que aqui esta atribuido ao facto de se atribuir o dinamismo da economia a iniciativa privada, mas nao me parece corretamente usado o termo.

Return to “Geral”