Ficção Cientifica ou Realidade?

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Re: Ficção Cientifica ou Realidade?

Postby pco69 » 04 Sep 2014 13:31

Samwise wrote:http://www.ptjornal.com/2014090325279/geral/economia/pilo-a-pilha-que-dura-sempre-recarrega-em-segundos-e-custa-quatro-euros.html

http://www.pilo.cool/

Do pequeno search que fiz, a mim cheira-me a scam. :whistle:
Uma forma rápida de obter dinheiro e desaparecer. :X

No entanto, espero que seja real. ^_^
Fez-me lembrar o sistema "Shipstone" do livro Friday do Heinlein. :devil:
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

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Re: Ficção Cientifica ou Realidade?

Postby pco69 » 14 Oct 2014 16:21

http://www.wired.com/2014/10/3d-printed-body-parts/

(...)
Today they can just hit Control-P: Based on MRI and CT scans of your busted-up body parts, hyperspecialized 3-D printers produce custom replacements
(...)


:bow: :bow: :bow:
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Re: Ficção Cientifica ou Realidade?

Postby pco69 » 14 Nov 2014 14:20

http://exame.abril.com.br/tecnologia/no ... de-doencas

(...)
Imagine a enorme utilidade de um dispositivo portátil capaz de diagnosticar centenas de doenças – da pneumonia à ebola – analisando uma única gota de sangue.
(...)
Como funciona

O rHEALTH usa tecnologias já conhecidas, mas arranjadas de maneira engenhosa. O usuário faz um furinho no dedo com uma agulha e deixa cair uma gota de sangue num receptáculo. Lá, o sangue se mistura a tiras reagentes nanoscópicas antes de ser absorvido por um finíssimo tubo em espiral.

Um raio laser varre o tubinho transparente. Sensores detectam as variações na luz que atravessa a amostra de sangue para identificar mudanças de coloração nas nanotiras reagentes.

Essas mudanças indicam a dosagem de determinadas substâncias no sangue. Se esse mesmo exame fosse feito num laboratório convencional, exigiria 1.500 vezes mais sangue e seria muito mais caro e demorado.
(...)
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Re: Ficção Cientifica ou Realidade?

Postby Thanatos » 14 Nov 2014 14:26

E o que ganho eu em saber que estou doente?

Como dizia um colega meu: o nosso problema é irmos ao médico. :deadhorse: :deadhorse:
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Re: Ficção Cientifica ou Realidade?

Postby Samwise » 18 Nov 2014 14:51

No Público:

Toyota a hidrogénio chega à Europa em 2015

A Toyota apresentou um modelo de automóvel que usa hidrogénio como combustível, com o qual a fabricante japonesa tentará apelar aos consumidores com preocupações ambientais e reproduzir o sucesso do híbrido Prius

Chamado Mirai — a palavra japonesa para “futuro” —, o novo modelo será posto à venda em quatro cidades no Japão em Dezembro, onde o Governo vai apoiar a compra deste tipo de veículos. Deverá chegar em Setembro do próximo ano a alguns países europeus (entre os quais não está Portugal) e em Dezembro aos EUA.

O Mirai recorre àquilo que se chama uma célula de combustível, que converte o hidrogénio (um elemento abundante na natureza e que pode ser extraído da água) em energia eléctrica. O carro emite apenas vapor de água pelo escape. De acordo com a empresa, o abastecimento é feito em três minutos e a autonomia é semelhante à de um automóvel que use combustível convencional.

No mercado europeu, o Mirai estará à venda no Reino Unido, na Dinamarca e na Alemanha — neste país, o Mirai custará 66 mil euros, mais IVA. As expectativas de venda da Toyota são modestas, até porque o sucesso comercial dependerá da extensão da rede de abastecimento. No conjunto daqueles três mercados, a Toyota estima vender 50 a 100 carros entre 2015 e 2016. Em todo o mundo, a empresa conta vender 700 carros.

A Toyota tem planos para levar o Mirai a outros países a partir de 2017.


Será isto o (frágil) início do fim da utilização do petróleo e derivados enquanto combustíveis?

Muito mais dos que nos híbridos, importava investir e focar as atenções neste tipo de solução. Possibilitar o estabelecimento de uma boa rede de locais de "abastecimento" (ou encontrar alternativas "caseiras" a esse processo), e apoiar o desenvolvimento da produção de veículos com a mesma tecnologia em larga escala - este, do artigo, tem um preço poibitivo para a grande maioria da população em qualquer país, pelo menos tendo em conta os preços praticados nos carros actuais.
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Re: Ficção Cientifica ou Realidade?

Postby Thanatos » 18 Nov 2014 15:57

Quanto custavam os primeiros automóveis?

Mas o problema e recondicionar toda a indústria a volta de outros combustíveis. A maior parte das fábricas vive do diesel...
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Re: Ficção Cientifica ou Realidade?

Postby Samwise » 18 Nov 2014 18:58

Thanatos wrote:Quanto custavam os primeiros automóveis?


Não faço ideia, mas suponho que na altura em que já havia vários modelos por onde escolher, uns eram direccionados a bolsas de tamanho mais avantajado.

Não fiz as contas (nem tenho valores para as fazer), mas questão aqui é que a poupança em combustível não é nenhum atractivo para a compra deste carro, dado o target a que está direccionado. Se fosse um Clio ou um Punto com esta tecnologia, comercializado ao mesmo preço dos restantes modelos do segmento...

Fico com imensa curiosidade em saber o que está a impedir a Toyota de produzir automóveis deste género para tais segmentos.

Faz-se um carro (que não é apenas um conceito) que aparentemente resolve a questão global da utilização de petróleo e da poluição ambiental e depois lança-se num segmento que é um nicho de mercado???? :pissed:


Mas o problema e recondicionar toda a indústria a volta de outros combustíveis. A maior parte das fábricas vive do diesel...


Sim, um dos problemas é a estrutura instalada, mas outro não menos pesado será o lobby em torno dessa estrutura instalada e os dinheiros movimentados por esse mercado.
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Re: Ficção Cientifica ou Realidade?

Postby pco69 » 19 Nov 2014 14:42

Samwise wrote:
Thanatos wrote:Quanto custavam os primeiros automóveis?


Não faço ideia, mas suponho que na altura em que já havia vários modelos por onde escolher, uns eram direccionados a bolsas de tamanho mais avantajado.

Não fiz as contas (nem tenho valores para as fazer), mas questão aqui é que a poupança em combustível não é nenhum atractivo para a compra deste carro, dado o target a que está direccionado. Se fosse um Clio ou um Punto com esta tecnologia, comercializado ao mesmo preço dos restantes modelos do segmento...

Fico com imensa curiosidade em saber o que está a impedir a Toyota de produzir automóveis deste género para tais segmentos.

Faz-se um carro (que não é apenas um conceito) que aparentemente resolve a questão global da utilização de petróleo e da poluição ambiental e depois lança-se num segmento que é um nicho de mercado???? :pissed:


Mas o problema e recondicionar toda a indústria a volta de outros combustíveis. A maior parte das fábricas vive do diesel...


Sim, um dos problemas é a estrutura instalada, mas outro não menos pesado será o lobby em torno dessa estrutura instalada e os dinheiros movimentados por esse mercado.


A célula de combustível (hidrogénio) é coisa que anda por aí já há bastante tempo.
O problema é que se gasta mais energia a produgir o hidrogénio para a célula do que aquele que se ganhava na sua utilização posterior.
Não sei se a Toyota terá ou não resolvido esse problema, mas o problema não estaria nos veiculos movidos a hidrogénio e sim na produção do combustível. :rolleyes:
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Re: Ficção Cientifica ou Realidade?

Postby Bugman » 20 Nov 2014 10:42

Alguns pontos em que tenho de intervir. O facto de as fábricas andarem a diesel faria com que houvesse mais diesel disponível para fábricas. Mais problemático seria permitir que a malta do Dubai continuasse a ter pistas de ski no deserto...

Quanto ao carro a hidrogénio, o grande problema nã é o custo de produção do hidrogénio (já lá vou) mas a rede de abastecimento para os carros.

A questão de como se fac hidrogénio é importante. O hidrogénio não é um combustível, mas um vector de energia. Quer isto dizer que, não se chega à natureza e se extrai hidrogénio directamente, apenas se pode usá-lo para armazenar energia que fornecemos a um sistema. Durante muito anos a questão de como se transmitia essa energia ao sistema foi fulcral. O método mais aceite hoje em dia é o de electrólise da água (que o hidrogénio produz quando é comburido). Acontece que a electricidade com que se realiza essa electrólise pode ter diferente formas de produção. Um dos métodos é precisamente o de usar centrais a gás ou a carvão, o que faz com que não seja uma energia tão limpa quanto parecia à partida. Ou seja, quando se fala de custos do hidrogénio, normalmente fala-se dos custos de carbono. Se pensarmos que o maior problema das renováveis é manter um fornecimento estável de electricidade para a rede, e evitar que num mundo de carros eléctricos tenhas uma quebra de corrente quando ãs sete da tarde toda a gente liga o carro à corrente, está bom de ver que o pico do solar, em que rpoduzes mais quando ninguém consome, ou da eólica, em que produzes quando está tudo a dormir, pode ser aproveitado para produzir hidrogénio de uma forma barata. (Do ponto de vista técnico, a formação de oxigénio e como separar os gases também é um problema). Outros métodos são o steam reforming (procurer na internet) ou o cracking de hidrocarbonetos.

A questão da infraestrutura é no entanto o passo mais limitante. Quantas pessoas conhecem que tenham, ou saibam onde comprar, e mais ainda operar com uma garrafa de hidrogénio? Mais ainda, quantas estações de abastecimento de hidrogénio conhecem? E depois, há ainda os problemas com o armazenamento de grandes quantidades de hidrogénio a pressões elevadas (não há nenhum recipiente 100% impermeável ao hidrogénio, com o processo de permeação a ser mais acentuado quanto maior a pressão interna).

O carro da toyota pode bem a vir a ser um marco, mas a expectativa da empresa em vender 700 unidades a nível mundial indica logo o realismo subjacente a essa aposta.
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Re: Ficção Cientifica ou Realidade?

Postby Bugman » 20 Nov 2014 10:48

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Re: Ficção Cientifica ou Realidade?

Postby Thanatos » 20 Nov 2014 14:32

Bugman é nestas alturas que sinto falta de dar estrelas aos post. Foste claro e lúcido.

Eu vejo estes carros como protótips de algo que há de vir. Concept cars para testar a malta.

Quanto ao preço considerando alguns híbridos que já são comercializados nem o acho exagerado.
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Re: Ficção Cientifica ou Realidade?

Postby Bugman » 20 Nov 2014 23:03

Desculpem é as gralhas. A culpa, juro, foi do teclado do tablet (e da minha não revisão!) :P .
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Re: Ficção Cientifica ou Realidade?

Postby Bugman » 24 Nov 2014 11:52

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Re: Ficção Cientifica ou Realidade?

Postby pco69 » 28 Jan 2015 14:26

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Re: Ficção Cientifica ou Realidade?

Postby pco69 » 19 Feb 2015 14:39

http://now.avg.com/malware-is-still-spy ... le-is-off/


Most of us have seen Hollywood movies where hackers trace and spy on mobile devices even though they are switched off. Like most things in spy movies, we disregard it as fiction.

However, a recent malware discovered by the AVG mobile security team may change this preconception.

This malware hijacks the shutting down process of your mobile, so when the user turns the power off button to shut down their mobile, it doesn’t really shut down.

After pressing the power button, you will see the real shutdown animation, and the phone appears off. Although the screen is black, it is still on.

While the phone is in this state, the malware can make outgoing calls, take pictures and perform many other tasks without notifying the user.
(...)

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