Retrato do artista enquanto génio

White Rabbit
Manifesto

Retrato do artista enquanto génio

Postby White Rabbit » 19 Dec 2008 15:10

Certa vez, e a propósito de Bruce Chatwin, um jornalista disse-me que era uma pena que ele (o Chatwin, não o jornalista) tivesse tão mau feitio, porque era verdadeiramente genial, ao que contrapus «conhece algum génio que não o tenha?», e de facto ele ficou sem palavras e encolheu os ombros, é mesmo assim, não se pode ter tudo, para se conseguir ser muito bom em alguma coisa temos de abdicar do resto, esta vida é mesmo assim, lixada, a arte é uma amante egoísta que exige dedicação total, não é preciso chegar ao extremo do rouxinol do conto do Wilde mas ainda assim é preciso muito sacrifício para se alcançar a glória, é difícil passar horas, dias, semanas, meses, estoicamente em frente a um computador ou de uma folha de papel à espera da frase perfeita, aquelas combinações de palavras e de frases que nos eternizam, não há quem aguente e daí as explosões de mau génio provocadas pelas frustração de não se conseguir roubar o fogo aos deuses que nos tornará eternos, as clausuras em absoluto silêncio, a solidão constante que a amante egoísta exige e que não deixa espaço a nada nem ninguém a não ser à arte, o desejo de se conseguir algo de belo é tal que nos sufoca e agoniza e nos torna prisioneiros de nós mesmos, basta ler as biografias de alguns artistas para se saber a que me refiro, Picasso, Goethe, Dali, Virginia Woolf, Bukowski, Hunter S. Thompson, Pessoa, Van Gogh, Antero de Quental, Sylvia Plath, J.M. Barrie, Gershwin, Sartre, Vergílio Ferreira, tantos, tantos, tantos, é tão difícil conviver com o Prometeu que habita dentro de nós, e mais difícil ainda para os outros conviver com os génios, com o lendário mau génio dos génios, enfim, hoje estou com outro ataque de mau feitio e é melhor parar de dar às patinhas antes que me acusem de pretenciosismo...
A realidade deveria ser proibida.

virose_pt
Dicionário

Re: Retrato do artista enquanto génio

Postby virose_pt » 19 Dec 2008 15:24

é difícil usar pontos finais

:cool:

gajomailindo
Brochura

Postby gajomailindo » 19 Dec 2008 15:33

Deve ser necessário extrapolar muito o amor-próprio para ter a audácia de se abstrair do pragmatismo de quem já quase nem sobrevive mesmo ali ao lado. Ousar despender tempo e energia num projecto próprio sem objectivo colectivo tangível. E tudo com a segurança de quem é dono de pelo menos uma verdade. Narcisistas masturbadores.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed nulla purus, ultrices at, imperdiet in, faucibus eget, lacus. Cum sociis natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus. Nunc egestas ullamcorper diam. Nulla est nisi, placerat ut, accumsan non, varius eu, pede.

White Rabbit
Manifesto

Postby White Rabbit » 19 Dec 2008 16:06

virose_pt wrote:é difícil usar pontos finais

Hehehe... é o estilo do coelhito... :lol2:

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 19 Dec 2008 17:34

virose_pt wrote:é difícil usar pontos finais

Para compensar, o coelhito enfiou três de seguida no fim do texto. Assim, de facto, é bem mais fácil. :devil:
-

Eu fico-me pelo oxigénio. Vivo melhor à conta dele do que dos outros tipos de génio.

Li esse conto do rouxinol (sou uma pessoa muito culta, hoje em dia). Mal agradecido objecto de paixão...

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

White Rabbit
Manifesto

Postby White Rabbit » 19 Dec 2008 18:45

gajomailindo wrote:Deve ser necessário extrapolar muito o amor-próprio para ter a audácia de se abstrair do pragmatismo de quem já quase nem sobrevive mesmo ali ao lado. Ousar despender tempo e energia num projecto próprio sem objectivo colectivo tangível. E tudo com a segurança de quem é dono de pelo menos uma verdade. Narcisistas masturbadores.

Importas-te de traduzir? :rolleyes:

Pedro Farinha
Edição Única

Postby Pedro Farinha » 19 Dec 2008 19:45

Essa história do mau génio dos artistas cheira-me a desejos de grávida, ou seja, puro aproveitar da situação.

Quanto à pontuação do coelhinho, ele já provou, e logo no dia do seu aniversário, que sabe escrever de outra forma, mas esta é a sua característica literária que aprecio, ainda uqe me deixe sempre sem fôlego.

gajomailindo
Brochura

Postby gajomailindo » 19 Dec 2008 20:10

White Rabbit wrote:
gajomailindo wrote:Deve ser necessário extrapolar muito o amor-próprio para ter a audácia de se abstrair do pragmatismo de quem já quase nem sobrevive mesmo ali ao lado. Ousar despender tempo e energia num projecto próprio sem objectivo colectivo tangível. E tudo com a segurança de quem é dono de pelo menos uma verdade. Narcisistas masturbadores.

Du iu spique ingris? :devil:
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed nulla purus, ultrices at, imperdiet in, faucibus eget, lacus. Cum sociis natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus. Nunc egestas ullamcorper diam. Nulla est nisi, placerat ut, accumsan non, varius eu, pede.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 19 Dec 2008 20:19

gajomailindo wrote:
White Rabbit wrote:

Du iu spique ingris? :devil:

Prevejo uma relação de futuro conturbado... :mrgreen4nw:

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

azert
Edição Única

Postby azert » 19 Dec 2008 20:25

Há os artistasautistas e os "engajados" - há-os, em suma, p'ra todos os gostos. :mrgreen4nw:

Suponho que para se ser muito bom em algo, é preciso dispender muito, muito, muito tempo. Mas será inevitável desenvolver mau feitio? Ou será que os "génios" se refugiam na sua arte precisamente por terem mau feitio, pergunto? :rolleyes:
Image Image

White Rabbit
Manifesto

Postby White Rabbit » 19 Dec 2008 20:45

gajomailindo wrote:Du iu spique ingris? :devil:

Ofekorse! I ólso spique oder languages lique espánish and portuguise and frenxe and jermán... :devil2:

White Rabbit
Manifesto

Postby White Rabbit » 19 Dec 2008 20:48

azert wrote:Ou será que os "génios" se refugiam na sua arte precisamente por terem mau feitio, pergunto? :rolleyes:

Na mouche! :devil2:

Lord Wimsey
Dicionário

Postby Lord Wimsey » 21 Dec 2008 14:20

Pois é, direi mesmo mais: a Terra é redonda. E já chega de ousadia interpretativa por estes lados.

Cat Skywalker
Comic Book

Postby Cat Skywalker » 22 Dec 2008 01:08

Gostei muito do que escreveste, da maneira como captaste a realidade de um modo duro, realista mas ao mesmo tempo lindo.

Sim, é verdade que a arte é um amor mais bárbaro ainda que qualquer outro e que nos ocupa mais tempo. Mas, naqueles momentos em que, como dizes , ficamos com um humor péssimo, dilemas e dores de cabeç por causa da frase que não fica como queremos ou da inspiração que não vem, ou a ideia que simplesmente parece não querer passar para o papel, a arte torna-se um vício, e, como qualquer vício, faz-nos sofrer mas não o conseguimos deixar, devido aos momentos de extase em que alcançamos essas tais frases que nos eternizam...
<!--coloro:#800080--><span style="color:#800080"><!--/coloro--><b><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo--><i><!--fonto:Book Antiqua--><span style="font-family:Book Antiqua"><!--/fonto-->"We are all in the gutter, but some of us are looking at the stars" - Oscar Wilde<br /><br />"I have promisses to keep and miles to go before I sleep." - Albert Frost<br /><!--fontc--></span><!--/fontc--></i><!--sizec--></span><!--/sizec--></b><!--colorc--></span><!--/colorc-->

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 22 Dec 2008 08:58

Ai coelhito, coelhito que me deixas sem folêgo.

Este texto lembra-me quando eu dizia que se pudesse não vivia comigo mesmo. Não que isto tenha alguma coisa a ver com seja o que for visto que de génio nada tenho e o único fogo que possuo é o que advém do signo astrológico. Mas apeteceu-me escrever isto, hic et nunc.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Return to “White Rabbit”