A Dora cresceu

White Rabbit
Manifesto

A Dora cresceu

Postby White Rabbit » 23 Mar 2009 20:31

A Dora Exploradora cresceu, é verdade, fui confrontada com esse facto há uns dias, ao abrir um site qualquer e ao dar de caras com uma imagem de uma adolescente esguia e cabelos compridos, em vez da pirralha rechonchuda e com ar inocente a que nos habituamos; ao que parece, os criadores entenderam que a personagem deveria crescer para poder competir com as Bratz, e de facto, se olharmos para a nova Dora, ela parece acabada de sair de um daqueles programas estilo Extreme Makeover, e já não tem aquela expressão de menina espertinha que anda sempre com a Backpack, uma versão mais actualizada do saco do Sport Billy, e com o macaquinho Boots à ilharga, e pergunto-me porque raio é que fizeram isso à miúda, é certo e sabido que as crianças crescem, mas porquê a Dora, se a Barbie já fez cinquenta anos e continua ali enxuta e com as curvas todas no sítio, se a ideia é as personagens evoluírem, então pela ordem natural das coisas a Barbie deveria agora ter as pernas cheias de varizes por causa dos saltos exageradamente altos, o cabelo mais ralo e as mamas mais descaídas e bem mais pequenas, já para não falar naquela cintura irreal, enfim, e então o que dizer do Ruca, se o raio do puto já tem uma idadezinha e ainda continua mais careca que um ovo, será que os meninos nunca se interrogaram acerca do porquê da careca, tipo «ó mamã, porque é que o Ruca tem a cabeça rapada, é por causa de um cancro ou na terra dele é moda?», e o Noddy, o insuportável Noddy, mais velho ainda do que a Barbie e sempre criança como um Peter Pan que está sempre a ser levado à certa por todos, que raio de exemplo é que ele dá aos miúdos, se só faz asneiras, mas pronto, e voltando à Dora, pergunto-me se ela terá trocado a Backpack por uma Eastpack ou outra marca qualquer de mochilas, e se lá dentro traz coisas tipo baton, iPods, pens em vez de cadernos escolares, Kindles em vez de livros, enfim, se ela é mesmo uma adolescente como as outras, obcecadas com marcas e roupas e rapazes e dietas e afins, não entendo por que razão alteraram a imagem da Dora e não fazem o mesmo com os outros, substituir aqueles calções ridículos do Noddy por calças de ganga de cintura descida como os adolescentes de hoje tanto gostam de usar e que deixam à mostra dois terços do rabo, e aquele gorro com guizo por um boné de marca, porque não, e já agora os sapatos vermelhos por umas All Stars, e rapar-lhe o cabelo de maneira a fazê-lo parecer um bollycao, mas voltando à Dora, por que razão não a deixam continuar a ser criança, a saltitar com a Backpack e o Boots e a sorrir alegremente, preferindo torná-la numa tween de cabelos compridos e formas arredondadas, porque senão estariam a incentivar a anorexia, enfim, mas também não podia continuar com aquele ar gordinho porque incita a obesidade, e pergunto-me se esta mudança de imagem não será uma consequência do efeito Lolita, que faz com que o sexo esteja cada vez mais presente na vida das crianças, tornando-as objectos sexuais cada vez mais cedo, basta olhar para as roupas que hoje se fazem, como as que eu mesma acabo por comprar para o meu monstrinho das bolachas, a dizer, por exemplo, «I’m so cute» ou «Kiss me I’m a prince charming», ou as minissaias para bebés de fraldas e biquínis reduzidos para fedelhas de 3 anos, talvez esteja a ser alarmista demais, mas acho que o culto da juventude começa a ultrapassar um bocadinho as marcas…
A realidade deveria ser proibida.

Thanatos
Edição Única

Re: A Dora cresceu

Postby Thanatos » 23 Mar 2009 20:45

Barbie já fez cinquenta anos e continua ali enxuta e com as curvas todas no sítio, se a ideia é as personagens evoluírem, então pela ordem natural das coisas a Barbie deveria agora ter as pernas cheias de varizes por causa dos saltos exageradamente altos, o cabelo mais ralo e as mamas mais descaídas e bem mais pequenas

:rofl:

Fico sem folêgo de ler os teus textos e neste até já me doíam os rins de tanto rir. Os colegas é que já me olham de lado. Tarda muito estão aqui os homens de branco.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Pedro Farinha
Edição Única

Postby Pedro Farinha » 23 Mar 2009 23:24

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

gostei mesmo, mas sim fiquei a arquejar

croquete
Edição Limitada

Postby croquete » 24 Mar 2009 15:48

Muito bom...
:thumbsup:
O efeito Lolita preocupa-me.
Uma monstrinha das bolaxas...
Provavelmente o melhor será dar a conhecer aos miudos outros centros de gravidade que não o Marketing, ou melhor dar a conhecer o Marketing como aquilo que ele não é.

Ripley
Edição Limitada

Postby Ripley » 24 Mar 2009 18:02

Cara CoelhoBranquinho, vendo bem a perspectiva das coisas poderia ser bem pior, imagina se dessem à Dora um estilo Emo ou gótico, já viram bem o que era passar de chavalita de mochilinha às costas e macaquinho ao lado para uns lábios pintados de negro, Doc Martens e um porradão de piercings, se calhar também tinha o macaco mas esse agora andava de cabedal preto ou coleira com espigões que é para dar um ar mais cool, o problema é que alguém podia pensar que ali havia coisa de bondage e ainda faziam queixa da miúda à protectora dos animais, vai na volta caía-lhe a quercus ou o greenpeace em cima quando ela só tinha deixado o raistaparta do símio exprimir à vontade as suas depressões como qualquer emo que se preze, agora se fores bem a ver no que toca à Barbie se calhar ela está assim porque continua com o Ken, de quem toda a gente diz que não os tem no sítio, o GIJoe é que era, e tal, cá para mim ali há coisa mas é com o Homem-Aranha, por isso é que se arranja toda, senão a tipa já estava com um tom esquisito no cabelo à conta do farandol em cima dos brancos, quanto às varizes, com o dinheiro que ela supostamente tem paga bem a cirurgia, que essa faz-se num dia e depois não se nota nada, mais aborrecido seria ter que lidar com joanetes, mas a Barbie deve ter pedicure particular porque nunca me constou que ela tivesse sequer tido uma unha encravada, agora passando adiante, se quisessem mesmo fazer do Noddy um puto actual se calhar continuava a não ligar a miúdas, tinha uma cabeleira tipo esfregona e andava no parcour até se partir todo, ao menos que não fizessem dele um basofe de bolsa de cintura pendurada ao pescoço e artroses maradas nos dedos, correntes douradas ao pescoço e exibição de naifas para a fotografia, mas acho que um dia destes ainda vamos ver o Ruca de Magalhães na mão a perguntar à mãe porque é que não dá para entrar nos sites a que o filho da vizinha acede e onde dá para ver a Barbie em topless, já viste mãe, ela é mais velha do que tu e tem menos cabelos brancos, que queres Ruca, ela nunca teve que te aturar a ti senão garanto que tinha mesmo cabelos brancos por todo o lado, quem tem filhos tem sarilhos mesmo que eles sejam fofos como o Monstro das Bolachas, esperemos que esse fosse mesmo guloso e não bulímico, o único que continua a ser querido e fofinho e com ar de totó é mesmo o Winnie the Pooh, ali deve haver coisa porque ninguém é assim tããão bonzinho ...
"És a metade que me é tudo." [Pedro Chagas Freitas]
---§§§---
"O amor não se percebe. Não é para perceber. O amor é um estado de quem se sente. O amor é a nossa alma. É a nossa alma a desatar. A desatar a correr atrás do que não sabe, não apanha, não larga, não compreende." [Miguel Esteves Cardoso]

Return to “White Rabbit”