Breve dúvida

Ripley
Edição Limitada

Breve dúvida

Postby Ripley » 25 Feb 2010 18:32

O que é o Amor afinal?

Algo transcendente que nos eleva o espírito às nuvens na presença – ou na simples memória – de alguém? Ou mera Química? Talvez seja Física: um vibrar em comprimentos de onda semelhantes que desperta em nós a vontade de repetir o momento, uma e outra vez, o querer partilhar de novo esse instante mágico em que nos sentimos maiores do que o corpo que nos serve de invólucro.

Mas se for Física, não será possível que exista mais do que uma pessoa capaz de nos fazer vibrar dessa maneira especial ao mesmo tempo? E se for mera Química, não haverá mais do que uma pessoa cujas feromonas nos façam libertar as endorfinas que nos fazem sentir bem?

Combinemos as teorias ... será o Amor uma situação em que o nosso organismo, ao reconhecer a proximidade de alguém que vibra nos mesmos comprimentos de onda, começa a produzir as endorfinas que nos dão essa sensação de euforia que associamos à Paixão? Deverá então ser possível que, entre os biliões de pessoas do mundo, exista mais do que uma pessoa a vibrar no mesmo ritmo que nós... e que apenas as convenções - a moral geralmente aceite - nos impeçam de o admitir...

No fundo, a dúvida aqui é: será ou não possível existirem duas (ou mais) pessoas ao mesmo tempo capazes de nos fazer sentir essa coisa tumultuosa a que chamamos Amor? Existirá de facto uma limitação ou será apenas o manto das convenções que nos impõem que nos convenceu de que, em dado momento, apenas uma e uma só pessoa é capaz de nos fazer sentir assim?

E se essa multiplicidade for realmente possível... ao reconhecer que existe mais do que uma pessoa que nos faz sentir como se o coração transbordasse de emoção (... ou o cérebro transbordasse de endorfinas ...) seremos anormais ou apenas anti-convencionais?

Loucos ou iluminados?
"És a metade que me é tudo." [Pedro Chagas Freitas]
---§§§---
"O amor não se percebe. Não é para perceber. O amor é um estado de quem se sente. O amor é a nossa alma. É a nossa alma a desatar. A desatar a correr atrás do que não sabe, não apanha, não larga, não compreende." [Miguel Esteves Cardoso]

croquete
Edição Limitada

Re: Breve dúvida

Postby croquete » 25 Feb 2010 18:45

Não era no séc XVIII que se discutia a natureza do Eter?
A meu ver, nem loucos, nem iluminados.
Nem sequer sei se é possível racionalizar tal coisa.

Não é a maioria dos primatas promíscua por natureza?
Não é por causa disso que os Humanos inventaram o ID, o Ego e o Super Ego?

Não é este um dos casos em que sublimamos os nossos desejos?

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 25 Feb 2010 19:34

Chama-lhe "Breve Dúvida", chama...
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Arsénio Mata
Livro Raro

Postby Arsénio Mata » 25 Feb 2010 21:38

Muito bem perguntado. Gostava de te poder dar uma resposta... :P
Only in the bloodline is this terror exposed
A knife to the eye of modern day times
Exactly what you've worked for.

A price for the pride
I can feel the distance coming
The holes in my lungs
Won't let me take this anymore.

http://umhomemsimpatico.tumblr.com/

Pedro Farinha
Edição Única

Postby Pedro Farinha » 25 Feb 2010 23:45

Acho que a resposta está dentro de cada um de nós. E provavelmente difere de uns para outros. Eu sei qual a minha resposta, mas a minha... é minha.

João Arctico
Dicionário

Postby João Arctico » 25 Feb 2010 23:58

A explicação ultrapassará a mera química ou física...
A discussão seria... metafísica :devil:
Acho que seria um bom tema de conversa para um sábado à noite, entre dois tragos de um bom conhaque ;)

P.S. Bom texto onde se criam e se defendem as premissas que nos levam não a uma conclusão mas a uma... (breve) dúvida :tu:
"É isto o que, de todo em todo, pretendia o autor? Não sei; é a opinião do leitor que eu dou." Jean-Paul Sartre
"Mas mesmo aquilo que a gente não se lembra de ter visto um dia, talvez se possa ver depois de algum viés da lembrança" Chico Buarque in Estorvo

zé.chove
Encadernado a Couro

Postby zé.chove » 26 Feb 2010 01:06

Muito bem Ripley! Deixaste-me a pensar... Paixão...Amor...Física...Sentimento...compromisso... Talvez sejam coisas diferentes...
Parabéns

Return to “Lt. Ripley”