O Mundo de Nelm

Samwise
Realizador

Re: O Mundo de Nelm

Postby Samwise » 18 Mar 2010 20:04

Ripley, está um espanto!!!! Cada vez gosto mais de ler isto.

O evento do "Ramalhete Fantástico" e da "Printo-te" foi bem metido... :twisted:

Ainda tive de puxar um bocadito pelo corolla pela carola para perceber quem eram as personalidade desta vez distinguidas.

Adorei a da Bubbles. :rotfl:

Parece-me que o Joe Rainz não leu aquela história da Prinçusa e das três fadas que contaste há uns tempos. :mrgreen:
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

urukai
Edição Única

Postby urukai » 18 Mar 2010 20:07

:cry: :cry: :cry: :cry: :cry:

leuqar
Encadernado a Couro

Postby leuqar » 18 Mar 2010 22:35

Tenho que voltar a ler isto tudo...já não consigo acompanhar. Só identifiquei 1 membro :see_stars: :see_stars:

Mas estou a adorar a continuação!
I love Geology...diamonds, emeralds, sapphires and rubies ;)

João Arctico
Dicionário

Postby João Arctico » 18 Mar 2010 23:38

zé.chove wrote: O "Nelm Decoded" também teria a sua piada - toda a verdade por trás dos bastidores. Ou um glossário de termos e personagens do mundo nelmiano ou nelmita...

Ora aqui está um bom desafio ;)
Eu já comecei a fazer o "meu" apontamento com as personagens identificadas :P E já tenho alguns "cromos" na minha caderneta :devil:
Está muito engraçado, especialmente o novo léxico aqui explorado. :tu:
"É isto o que, de todo em todo, pretendia o autor? Não sei; é a opinião do leitor que eu dou." Jean-Paul Sartre
"Mas mesmo aquilo que a gente não se lembra de ter visto um dia, talvez se possa ver depois de algum viés da lembrança" Chico Buarque in Estorvo

Arsénio Mata
Livro Raro

Postby Arsénio Mata » 19 Mar 2010 01:41

Só entrei em contacto com este mundo ontem, e apesar de ainda só ter lido na diagonal, já são muitas as personagens que me são familiares.
Esse Estrychnia Eshfola parece ser uma gajo muito sensual pah! :P
Aguardo ansiosamente por novos capítulos...

PS- As caricaturas estão deliciosas!
Only in the bloodline is this terror exposed
A knife to the eye of modern day times
Exactly what you've worked for.

A price for the pride
I can feel the distance coming
The holes in my lungs
Won't let me take this anymore.

http://umhomemsimpatico.tumblr.com/

Tzimbi
Livro Raro

Postby Tzimbi » 19 Mar 2010 10:54

:hug: :hug:

Não me canso de dizer isto, mas realmente és genial na descrição e no nome destes personagens. :bow:

S.

Madame Butterfly
Manifesto

Postby Madame Butterfly » 19 Mar 2010 12:18

:hug:
Amei, amei, amei... :)
Que sensibilidade e capacidade de observação, amei as novas personagens, vou inclusive ao registo civil hoje à tarde saber se posso mudar de nome ;)
Obrrrrigada :bow:

zé.chove
Encadernado a Couro

Postby zé.chove » 19 Mar 2010 12:31

Perfeito! Perfeito! Estou sem palavras...

Ripley
Edição Limitada

Postby Ripley » 19 Mar 2010 18:13

De um dia para o outro, A Grande Mudança ocorreu.

Ainda que avisados, os Nelmitas ficaram como que acanhados ao chegar ao seu novo lar. As cores não eram bem iguais, e ainda que Gohaan dissesse que era algo que poderiam mais tarde adaptar ao seu gosto, tantas arestas havia para limar que a Clareira da Mudança ficou cheia de Placards de discussão. Aqui reclamava-se dos títulos das folhas, ali dos pequenos bonecos com que ilustravam as mesmas, acolá das imagens flutuantes que se hiperligavam ao TuCano. A Gritacaixa mereceu longa argumentação por diversas razões, tão longas como as novas linhas que a compunham.

Os Magos-Mor viram-se à nora com as novas consolas mágicas. Coisas que antes seriam tratadas com um toque de varinha agora requeriam que se lembrassem de feitiços do tempo de Gates. Outras simplesmente não estavam disponíveis pois o Criador, Gohaan, ainda andava a experimentá-las e adaptá-las. O Criador foi buscar mais quinze caixas de paciência para lidar com todas as perguntas e reclamações - resmungando, claro, mas como a iniciativa fora dele tinha que se aguentar.

Ultimamente ouvia-se menos a notória rabugice de Krumpliarc. Participara em todas as discussões entre Gohaan e Gamgee mas deixara a este as experimentações todas. As coisas no Departamento de Saca-o-Cacau-da-Malta nem sempre eram lineares, nem sempre pacíficas e eram frequentemente desinteressantes. Lá de vez em quando aparecia em Nelm manejando um pau de vassoura pintado com tinta fluorescente enquanto se rodeava de sons orquestrais alusivos a coisas de outros planetas. Mas voltava a resmungar para dentro quando ninguém achava piada. Ainda por cima tinham chegado a Nelm rumores de que alguém tinha publicitado como sua a RS Ophiuchi, uma árvore multi-enxertos cujas folhas tinham um aspecto metalizado - alguém que apenas tinha ajudado na última fase de enxertia. Krumpliarc rabujava e sentava-se no seu cadeirão de Mago-Mor à espera de poder lançar algum aparo afiado. Andava cansado.
A Grande Cisão dera-lhe uma grande trabalheira.

Por seu lado, Gamgee parecia ansioso por descobrir todas as diferenças e arestas para limar. Quase metade dos placards de discussão na Clareira da Mudança fora afixada por ele. Talvez ansioso não fosse o termo mais adequado: curioso como uma criança com um novo brinquedo seria uma comparação possível. Mas na verdade havia algo que fazia Gamgee sentir-se feliz com a mudança: nunca mais teria que andar a varrer a Gritacaixa, que dispunha agora de um triturador automático no fim da passadeira rolante de linhas, accionado por rodas contendo ratitos. E ainda bem que assim era, antes que ficassem todos atolados em linhas amontoadas. Mas talvez também tivesse sido por essa trituração que o início da Grande Cisão passou despercebido a muitos Nelmitas...
"És a metade que me é tudo." [Pedro Chagas Freitas]
---§§§---
"O amor não se percebe. Não é para perceber. O amor é um estado de quem se sente. O amor é a nossa alma. É a nossa alma a desatar. A desatar a correr atrás do que não sabe, não apanha, não larga, não compreende." [Miguel Esteves Cardoso]

Leo Turilli
Edição Limitada

Postby Leo Turilli » 19 Mar 2010 19:24

Cada vez gosto mais desta história Ripley! Miau :D

Ripley
Edição Limitada

Postby Ripley » 31 Mar 2010 16:47

Já se falou em Publika, na importância que detinha para os habitantes de Nelm e na existência de passagens e guardiães.
Do que ainda não se falou foi dos habitantes de Nelm que tinham PVP para o Mundo das Publicações: um Passaporte com Visto Permanente.

De uma delas, Hannah CrowSmith, já falámos a respeito de um encontro no bosque do Robim Redondo. Tinha produzido um exemplar original e escorreito cuja semente tinha pegado bem em Publika – daí ter PVP para a reprodução desse rebento por essas terras agrestes. A sua espécie arbórea, a que dera o nome Lágrima de Elfo, deitara raízes firmes em Publika e vários foram os Nelmitas que compraram miniaturas autorizadas, chegando inclusive a pedir a Hannah CrowSmith que lhes apusesse o seu sinete.
Os plantadores reconhecidos raramente se contentavam em produzir um único rebento original. Sucedia, por vezes, que demoravam muito a produzir outro – era o caso de Hannah. Trabalhava arduamente nas suas técnicas arborícolas para que Lágrima de Elfo tivesse um sucessor digno.

Todos sabiam da existência de plantadores que em toda a sua vida só conseguiam que um rebento desse fruto em Publika. Muitas tentativas eram feitas mas a terra rejeitava as sementes. Até mesmo em Nelm havia quem tivesse já enviado amostras de sementes a diversas cooperativas de Publika – quase sempre sem sucesso. Xédoufínicz, a Prinçusa Leandra e a Dama gorducha contavam-se entre esses pretendentes a plantadores.

Caso diferente era o de DevilishDevil – sob o pseudónimo Maria Castanheira dos Anjos plantara já em Publika vários rebentos da mesma casta e preparava-se para a transposição de mais um. Ao contrário do que experimentavam os outros habitantes, para DD o Mundo das Publicações era terreno fértil, quase como as zonas desse continente místico que faziam fronteira com outros mundos. Todos o sabiam – em Publika os filhos e amigos de figuras de proa tinham direito a um torrãozinho de terra garantidamente fértil, que muitas vezes preenchiam com rebentos de pouca originalidade ou qualidade. Rebentos esses que, se fossem plantados na terra normal de Publika, teriam certamente morrido secos... mas com o tratamento adicional despontavam entre as inúmeras castas estrangeiras e velhas sequóias que pontificavam aquele Mundo. Mas de alguma forma DevilishDevil conseguira que reparassem nos seus arbustos vicejantes da Montanhas do Veado e estes faziam agora companhia às árvores anciãs que os Nelmitas apreciavam.

A estas confusões era semi-indiferente Knor, a Noctívaga, que não aspirava a plantar nada mas sim a construir – queria projectar a maior e melhor Livroteca do Mundo, onde cada folha merecedora tivesse o seu espaço e boas condições para ser apreciada. Enquanto não tinha a sua licença de DesenhadoraDeEdifíciosPúblicosOuPrivados, Knor passava muito tempo a ver imagens projectadas. É que ela tinha, não se sabia bem porquê, imensa dificuldade em dormir. Por isso via muitas, muitas imagens – quer provenientes de adaptações de folhas, quer feitas apenas para acompanhar música. Os Nelmitas questionavam-se como seria uma Livroteca projectada por uma Desenhadora que não dormia. Escura? Iluminada? Cheia de colchões e divãs ou bancos de pau-pedra? Uma verdadeira incógnita...
---§§§---
"O amor não se percebe. Não é para perceber. O amor é um estado de quem se sente. O amor é a nossa alma. É a nossa alma a desatar. A desatar a correr atrás do que não sabe, não apanha, não larga, não compreende." [Miguel Esteves Cardoso]

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 31 Mar 2010 17:30

(Maria Castanheira dos Anjos... :rotfl: )
DevilishDevil, com abreviatura para DD, será também um *wink* ao super-herói?

E "Knor" com menos um "r"... :D
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

MAGG
Livro Raro

Postby MAGG » 31 Mar 2010 17:45

:friends:

Já colei mais uns cromos na caderneta. :mrgreen:
Muito criativo sim senhora ... a tua imaginação nas caracterizações de Nelm é já lendária (acerta mesmo na mouche ).

:D :D :D
Last edited by MAGG on 31 Mar 2010 18:33, edited 2 times in total.

Ripley
Edição Limitada

Postby Ripley » 31 Mar 2010 17:54

Samwise wrote:(Maria Castanheira dos Anjos... :rotfl: )
DevilishDevil, com abreviatura para DD, será também um *wink* ao super-herói?

E "Knor" com menos um "r"... :D

Nada disso, Sammy... Não me parece que ela se tenha inspirado em qualquer herói de bonecada para o escolher, embora possas encontrar o seu equivalente nuns ratos de tapete e não nos cómicos da maravilha. :devil:
---§§§---

Ripley
Edição Limitada

Postby Ripley » 13 Oct 2010 17:08

Nelm levou uma volta mas não está ainda disponível para leitura aqui.

A maioria dos capítulos anteriormente apresentados foi exaustivamente revista.
Há mais caracterizações, ligeiras diferenças nos textos e uma continuação.

Novos chibis encontram-se em produção mas não estão a sair como eu quero :pissed:
---§§§---

Return to “Lt. Ripley”