Ciclo Amizade/Traição

Ignatius Wao
Encadernado a Couro

Re: Ciclo Amizade/Traição

Postby Ignatius Wao » 13 May 2010 22:30

Embora, infelizmente, não tenha tempo para participar nestes Debates, deixo aqui algumas sugestões:

Gangs of New York - Martin Scorsese
Notes on a Scandal - Richard Eyre
The Prime of Miss Jean Brodie - Ronald Neame
The Truman Show - Peter Weir
Un prophète - Jacques Audiard
Kumonosu-jô (Throne of Blood) - Akira Kurosawa

p.s. ler os comentários, sobre cinema, do Samwise e da Annawen é um prazer :bow:
Se você agir sempre com dignidade, pode não melhorar o mundo, mas uma coisa é certa: haverá na Terra um canalha a menos. Millor Fernandes

zé.chove
Encadernado a Couro

Postby zé.chove » 14 May 2010 00:05

Podíamos ver o Carandiru. É uma das temáticas mais fortes do filme amizade/traição.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 14 May 2010 08:56

annawen wrote:(...) "Mou Gan Dou". Presumo que seja o filme em que se baseou o Martin Scorcese para o "The Departed". Eu não vi nenhum dos dois, por isso não sei se o filme tem qualidade ou não. Acho que há alternativas melhores. (...)

Mas a ideia destes ciclos não era precisamente ver/discutir filmes que desconhecêssemos? É que a por de lado logo os que não se conhecem ficam quais? Os «nossos» cá da casa.

Logo, as discussões são sobre matéria já conhecida e batida. Logo, as discussões invariavelmente processam-se à velocidade da luz entre ti, annawen e o Samwise, logo os outros sentem-se algo excluídos e acabamos os ciclos como habitualmente. Um longo (longuíssimo) diálogo ente vocês os dois. Como referiu o Ignatius é sempre um prazer ler as vossas discussões mas por vezes, só por vezes e para aqueles que levam mais tempo a digerir as coisas e não têm acesso permanente, gostávamos de também meter a colher.

Just my two cents. :whistle:
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 14 May 2010 09:21

Thanatos wrote:
annawen wrote:(...) "Mou Gan Dou". Presumo que seja o filme em que se baseou o Martin Scorcese para o "The Departed". Eu não vi nenhum dos dois, por isso não sei se o filme tem qualidade ou não. Acho que há alternativas melhores. (...)

Mas a ideia destes ciclos não era precisamente ver/discutir filmes que desconhecêssemos? É que a por de lado logo os que não se conhecem ficam quais? Os «nossos» cá da casa.

Logo, as discussões são sobre matéria já conhecida e batida. Logo, as discussões invariavelmente processam-se à velocidade da luz entre ti, annawen e o Samwise, logo os outros sentem-se algo excluídos e acabamos os ciclos como habitualmente. Um longo (longuíssimo) diálogo ente vocês os dois. Como referiu o Ignatius é sempre um prazer ler as vossas discussões mas por vezes, só por vezes e para aqueles que levam mais tempo a digerir as coisas e não têm acesso permanente, gostávamos de também meter a colher.

Just my two cents. :whistle:

:see_stars:

Não percebi. Dos ciclos anteriores também houve filmes que nunca tinha visto. Só à custa dos "monstros" vi pela 1ª vez o "Dr Jekyll e Mr Hyde" do Mamoulian, "Fur", "Gods and Monsters", os dois filmes com o Lon Chaney, "Spider". Do ciclo de gangsters conheci o "White Heat". Agora, como cicerone tenho que conhecer minimamente os filmes que vou escolher, para ver se se encaixam no tema e se dão azo a discussão. Tal como acontece com aqueles que já foram cicerones. De certeza que a maioria do pessoal aqui já viu o "Departed". Se eu o escolher será "matéria discutida e batida" para todos menos para mim. E se o próprio urukai me diz que adormeceu ao ver o "Mou Gan Dou", por que é que eu devo escolhê-lo?

Não vejo onde está a exclusão, nem porque as pessoas se devem sentir excluídas. Há tempo suficiente. 2 semanas. Houve até um deles que teve 3 semanas de discussão. Qualquer um pode entrar e dizer o que pensa do filme que está a ser falado.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 14 May 2010 10:40

Eu percebo o que o Thanatos está a dizer e sou solidário com a opinião dele - mesmo apesar de ser eu um dos "infractores" indicados.

Para quem não tem hipóteses de vir aqui com muita regularidade durante o dia, torna-se desmotivante entrar nos tópicos de discussão e ter de ler 20 ou 30 novas repostas. Não tem exactamente a ver com a duração dos períodos (2 semanas), porque seria um problema que também se colocaria em caso de ser 1 ou 3 semanas. Eu sei que é assim porque até a mim me acontece isto.

O que eu sugiro é haver alguma contenção na cadência das mensagen - só nesta iniciativa dos "Ciclos de Cinema", entenda-se. :mrgreen:

Sei que é uma sugestão esquisita e provavelmente de difícil implementação, mas podemos tentar que o bom senso prevaleça.

Outra questão tem a ver com os filmes marginais ao ciclo (as sugestões que vão sendo lançadas à conta das comparações) e a tendência do debate em enveredar para esses lados. Algumas pessoas têm mais facilidade em arranjar este filmes, outras têm menos. Para este segundo grupo, também pode acontecer que esta questão seja um motivo de desinteresse. Não sei bem o que diga em relação a isto - quer dizer, não há muito a fazer quando apetece a alguém começar a discutir outros filmes por comparação. Até acho que tais participações enriquecem o debate (de várias maneiras).
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

urukai
Edição Única

Postby urukai » 14 May 2010 12:00

Quanto ao facto de ter adormecido, eu apenas o mencionei para justificar o facto de não ter visto o filme. Eu adormeço em todo o lado! Não existe qq relação entre eu adormecer e a qualidade de um filme.
Volto a dizer o filme teve mt hype na altura e só utilizei o rating do rotten tomatoes porque o site do metacritic estava em baixo. Outros bons argumentos para este filme ser seleccionado são:
- o facto de ser estrangeiro que permite fugir ao americanismo que grassa nestes ciclos.
- o facto de haver um remake do mesmo pelo scorsese. O debate passará necessariamente por comparações que se podem revelar interessantes.
Last edited by urukai on 14 May 2010 12:11, edited 1 time in total.

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 14 May 2010 12:04

Ok.

Até agora os filmes seleccionados são:

- "O Terceiro Homem", Carol Reed
- "Julius Caesar" (1953) , Joseph L. Mankiewicz
- "Mou Gan Dou" de Wai-Keung Lau e Alan Mak.
- "I Shot Jesse James", Sam Fuller

Falta um para completar.

urukai
Edição Única

Postby urukai » 14 May 2010 12:15

Annawen, é a primeira vez que aceitam um filme por mim proposto!
Muito obrigado e, já agora, se o filme nao prestar tentem nao me acertar com as pedras na cabeca...

ps1- tb nao vi o departed... :p
ps2 - como tenho pouco tempo só irei participar em dois filmes. O mougandou e o jesse james, a nao ser q o ultimo filme escolhido me seja mais apelativo...

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 14 May 2010 12:40

urukai wrote:Annawen, é a primeira vez que aceitam um filme por mim proposto!
Muito obrigado e, já agora, se o filme nao prestar tentem nao me acertar com as pedras na cabeca...

Lol!

Como resolvi aceitar uma sugestão de cada participante, repesquei o "Memento" que foi sugestão da Bubbles.

Portanto a lista final é esta:

1º "O Terceiro Homem", Carol Reed (1949)
2º "I Shot Jesse James", Sam Fuller (1949)
3º "Julius Caesar", Joseph L. Mankiewicz (1953)
4º "Memento" (2000)
5º "Mou Gaan Dou" de Wai-Keung Lau e Alan Mak (2002)

Quem quiser fazer alguma observação, força. Se não, em princípio ficam estes filmes. E a discussão do filme começa da próxima segunda a oito, dia 25 de Maio. (se acharem bem)
A ordem de visionamento é cronológica.

urukai
Edição Única

Postby urukai » 14 May 2010 12:49

De qualquer maneira Annawen, não penses que te escapas por escolheres o Mou Gan Dou, nós temos unfinished business relativamente aos Condenados de Shawshank. Escreves tu, algures lá atrás, que não identificavas traição no filme, pois eu deixo-te aqui uma lista:
- A traição da mulher dele que despoleta todos os acontecimentos (ok, esta é uma traição amorosa pelo que não conta para o ciclo)
- A história por detrás The Marriage of Figaro, a música que o Andy põe a tocar nos altifalantes da prisão, está cheia de traições. Contudo, mais uma vez, a maior parte são amorosas pelo que não valem!
- A traição do director da prisão que, mesmo perante a possibilidade de inocência de Andy, o mantém preso e lhe retira os benefícios concedidos;
- A traição de Andy na confiança depositada nele pelo Diretor da prisão que o deixava tratar-lhe das contas e lavar-lhe o dinheiro. A traição é tal (a meu ver será uma traição justa) que o andy até lhe rouba os sapatos que engraxara durante anos.

Quanto à amizade há poucos momentos que a exemplificam melhor que um grupo de amigos numa tarde de sol a beber cerveja que foi obtida através de um deles que preferiu divida-la por todos que guardá-la para si.

No entanto, concordo contigo quando dizes que estes (amizade e traição) não são os temas emblemáticos do filme.
Concordo também quando dizes que é um filme por demais visto, mas teria sem dúvida muito sumo para debater.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 14 May 2010 13:15

:D

----

annawen, a escolha dos filmes parece-me bem boa. Há diversidade suficiente para agradar aos diversos quadrantes. Estou curioso em relação ao Memento porque já não me lembro mesmo nada do filme, mas recordo-me do esforço que fiz para montar as peças do puzzle.

----

uruakai, agora vou defender a annwen: acho que a ideia de amizade/traição que ela quis significar, e para os casos dos filmes que abrangessem esta dualidade, era no sentido de estarem umbilicalmente unidas. Casos em que uma amizade verdadeira fosse sucedida por uma traição a essa amizade (se não for isto, corrige-me, annawen). Ora, nos casos que apresentas para as traições no Shawshank, não há nenhuma verdadeira situação de amizade prévia. Quanto muito há um acordo de confiança entre duas partes no sentido de beneficiarem de vantagens. A excepção é a traição da mulher Andy, mas nesse caso já entramos no caso Amor/Traição, que foi a dúvida que tive ao início, e está fora do âmbito pretendido.

O que não significa que o filme não se enquadre muito bem só na temática Amizade. É um belo exemplar.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

zé.chove
Encadernado a Couro

Postby zé.chove » 14 May 2010 13:36

O Carandiru é o filme perfeito para se meditar na temática da amizade e da traição. O filme é sobre uma prisão em São Paulo. A história é contada por um médico que vai trabalhar para o estabelecimento prisional. Vários personagens vão sendo retratados e muitas histórias de amizade/traição vão despontando ao longo do filme. Penso que enriqueceria o ciclo e o futuro debate.

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 14 May 2010 13:48

Urukai: a minha resposta já o Sam a deu. No ciclo, traição implica que houve uma amizade ou cumplicidade prévia. Isto é, que tanto o traidor como o traído, em tempos, estiveram do mesmo lado, ou como amigos ou partilhando os mesmos valores, ideias, etc. Não é assim no filme, além deles estarem em lados opostos - um é director da prisão, o outro prisioneiro -, a relação deles é apenas um negócio, vantajoso para ambas as partes.

---

zé: estás a pensar participar no ciclo? Só estou a considerar sugestões de quem vai participar.

zé.chove
Encadernado a Couro

Postby zé.chove » 14 May 2010 14:57

Sim, estou a pensar participar no ciclo. Será a minha estreia nestes ciclos. Gosto bastante do tema. Lembrei-me de outro filme muito intenso que aborda o tema da Amizade / Traição chamado Um Homem para a Eternidade. É sobre o Chanceler Thomas More, amigo de infância de Henrique VIII. Um clássico!

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 14 May 2010 15:20

Bom, então nesse caso, ou aumentamos o número de filmes para 6 ou retiramos um dos anteriores. Se optarmos pela última hipótese, sai o filme que escolhi: "O Terceiro Homem" e entra o "Carandirú".

Deixo a decisão para os outros participantes.

Return to “Ciclos de Cinema”