Ciclo Amizade/Traição

urukai
Edição Única

Re: Ciclo Amizade/Traição

Postby urukai » 14 May 2010 17:11

Samwise wrote:
Annawen wrote:Eu estava a pensar num ciclo dedicado à dicotomia "Amizade / Traição". Isto é filmes que tivessem que lidassem com a amizade entre duas pessoas, ou um grupo de pessoas; ou filmes que focassem situações de traição; ou filmes que focassem os dois aspectos da questão. É uma temática que me interessa particularmente (mas não sei se será interessante para o resto do pessoal) e que tem a vantagem de não se cingir só a um género ou a um realizador.

Uma dúvida: o complicado não é encontrar filmes sobre amizades traídas, o complicado é que essas amizades não provenham de situações de amor (há filmes aos pontapés) ou de ligações familiares. Ou seja, quando falas em amizade, é segundo esta "definição" mais estrita (e torno a mencionar o Once Upon a Time in America como exemplo, embora ache que este filme não deva ser considerado para o ciclo - don't ask... ), tirando os dois casos que referi, certo?

Annawen e Sam,

a vossa orientação talvez tenha recaído sobre esta perspectiva mas como consta do post inicial da thread (negrito é meu) a situação de traição pura ou amizade pura seriam temas independentes... Claro que reconheço que a traição derivada de uma grande amizade será mais apelativo mas não foi o que entendi de início.

------

Por mim punha-se mais um filme e ficava o carandiru, tentava-se era não o ultrapassar o limite de duas semanas para cada um.

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 14 May 2010 19:13

urukai wrote:Annawen e Sam,

a vossa orientação talvez tenha recaído sobre esta perspectiva mas como consta do post inicial da thread (negrito é meu) a situação de traição pura ou amizade pura seriam temas independentes... Claro que reconheço que a traição derivada de uma grande amizade será mais apelativo mas não foi o que entendi de início.

Mea culpa, urukai, que não me expressei claramente nesse post. Fi-lo num post posterior (foi quando o Sam me pediu explicações). Este:

Para este ciclo, queria explorar a relação amizade entre duas pessoas ou grupo de pessoas (mas sem cair na relação amorosa propriamente dita, porque, claro, a amizade também é uma espécie de amor). Mais concretamente: entre dois homens, ou duas mulheres; ou então, um grupo de homens (ou mulheres :mrgreen:). Se essas pessoas também têm uma relação familiar não importa (nem tinha pensado nisso). Paralelamente, e como contraponto, também gostava de introduzir o tema da traição, pois a traição é o duplo, por assim dizer, da amizade.

Resumindo, os filmes podem cair em dois âmbitos: 1) filmes em que o tema é a amizade; 2) filmes em que o tema é a traição entre amigos.

urukai
Edição Única

Postby urukai » 14 May 2010 19:21

okkkkk...
Eu lembro-me de ter lido essa tua explicação mas como já estava com a ideia pré-concebida nem percebi que a minha hipótese (traição independente de eles serem amigos ou não) já estava descartada... :S

Então espero que a minha proposta esteja à altura, sei que tem muita traição mas desconheço se será do tipo profissional ou de amizade! Pelo menos amorosa não é. :angel: ..

Bubbles
Livro Raro

Postby Bubbles » 14 May 2010 20:52

Gosto da lista final e da adição do Carandiru :tu:

Estas a apontar começar o ciclo para quando, annawen?
"Não sou obrigada a jurar obediência às palavras de qualquer mestre" Horácio
"Um coração saudável tem um comportamento caótico"
Joana Augusto's Flick Photostream *** The Ground Beneath My Feet

João Arctico
Dicionário

Postby João Arctico » 15 May 2010 13:31

Irmãos Inseparáveis (Dead Ringers), de David Cronenberg (1988)
"É isto o que, de todo em todo, pretendia o autor? Não sei; é a opinião do leitor que eu dou." Jean-Paul Sartre
"Mas mesmo aquilo que a gente não se lembra de ter visto um dia, talvez se possa ver depois de algum viés da lembrança" Chico Buarque in Estorvo

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 15 May 2010 22:40

Bubbles wrote:Estas a apontar começar o ciclo para quando, annawen?

25 de Maio.

João: O "Irmãos Inseparáveis" é muito bom mas infelizmente a lista já está fechada. No entanto gostaria (e tenho a certeza que os outros também) de contar com a tua participação no ciclo.

João Arctico
Dicionário

Postby João Arctico » 15 May 2010 23:57

annawen wrote: Qualquer um pode entrar e dizer o que pensa do filme que está a ser falado.

Gostaria de participar nesta condição, tipo 2º balcão :)
"É isto o que, de todo em todo, pretendia o autor? Não sei; é a opinião do leitor que eu dou." Jean-Paul Sartre
"Mas mesmo aquilo que a gente não se lembra de ter visto um dia, talvez se possa ver depois de algum viés da lembrança" Chico Buarque in Estorvo

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 17 May 2010 12:10

Então partimos para 6 filmes? Sendo assim a lista e a ordem de discussão fica assim ordenada:

1º "O Terceiro Homem", Carol Reed (1949)
2º "I Shot Jesse James", Sam Fuller (1949)
3º "Julius Caesar", Joseph L. Mankiewicz (1953)
4º "Memento" (2000)
5º "Mou Gaan Dou" de Wai-Keung Lau e Alan Mak (2002)
6º "Carandirú" (2003)

Início: próxima segunda-feira, dia 24 (no outro post disse dia 25 por engano), com o filme "O Terceiro Homem" ("The Third Man").

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 17 May 2010 16:51

annawen wrote:Então partimos para 6 filmes? Sendo assim a lista e a ordem de discussão fica assim ordenada:

2º "I Shot Jesse James", Sam Fuller (1949)
3º "Julius Caesar", Joseph L. Mankiewicz (1953)
4º "Memento" (2000)
6º "Carandirú" (2003)

Início: próxima segunda-feira, dia 24 (no outro post disse dia 25 por engano), com o filme "O Terceiro Homem" ("The Third Man").

Sim, ficam os seis filmes. (ou alguém tem planos para daqui a três meses? :mrgreen: )

Como disse há uns tempos atrás, nada nos impede de irmos adaptando as premissas base em conformidade com as nossas ideias/necessidades.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Bubbles
Livro Raro

Postby Bubbles » 17 May 2010 17:05

Samwise wrote:Sim, ficam os seis filmes. (ou alguém tem planos para daqui a três meses? :mrgreen: )

Como disse há uns tempos atrás, nada nos impede de irmos adaptando as premissas base em conformidade com as nossas ideias/necessidades.

Eu só posso participar ate 30 de Junho. Dia 1 la vou eu ver baleias todos os dias, com muito pouco acesso a net :P

Entretanto já arranjei O Terceiro Homem para ver no próximo fim de semana ;)

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 17 May 2010 18:18

Bubbles wrote:
Samwise wrote:Sim, ficam os seis filmes. (ou alguém tem planos para daqui a três meses? :mrgreen: )

Eu só posso participar ate 30 de Junho. Dia 1 la vou eu ver baleias todos os dias, com muito pouco acesso a net :P

Ooops... eu e a minha grande boca. :X

Então, e já que foste tu a sugerir o Memento, que tal mudarmos esse filme para segundo?
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

MAGG
Livro Raro

Postby MAGG » 17 May 2010 20:13

Boa lista :tu: ...até porque nunca vi nenhum dos filmes indicados ...estando alguns na wishlist há já algum tempo...

Bubbles
Livro Raro

Postby Bubbles » 17 May 2010 20:25

Samwise wrote:Ooops... eu e a minha grande boca. :X

Então, e já que foste tu a sugerir o Memento, que tal mudarmos esse filme para segundo?

Chega-se o Verão la tenho eu de fazer o sacrifício de ir para o barco diariamente :mrgreen:

Se a Annawen não se importar, podíamos mudar. Assim consigo discuti-lo de certeza ;)

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 17 May 2010 20:53

Nova ordenação da lista:

2º "Memento" (2000)
3º "I Shot Jesse James", Sam Fuller (1949)
4º "Julius Caesar", Joseph L. Mankiewicz (1953)
6º "Carandirú" (2003)

"Memento" fica o 2º filme a ser discutido.

zé.chove
Encadernado a Couro

Postby zé.chove » 19 May 2010 14:30

Já arranjei o Terceiro Homem. A capa é fixe.
Como é que funciona o ciclo? Cada um vê o filme e depois comenta-se aqui neste Topic?

Return to “Ciclos de Cinema”