Ciclo Amizade/Traição

Samwise
Realizador

Ciclo Amizade/Traição

Postby Samwise » 10 May 2010 11:15

Annawen wrote:Eu estava a pensar num ciclo dedicado à dicotomia "Amizade / Traição". Isto é filmes que tivessem que lidassem com a amizade entre duas pessoas, ou um grupo de pessoas; ou filmes que focassem situações de traição; ou filmes que focassem os dois aspectos da questão. É uma temática que me interessa particularmente (mas não sei se será interessante para o resto do pessoal) e que tem a vantagem de não se cingir só a um género ou a um realizador.

Uma dúvida: o complicado não é encontrar filmes sobre amizades traídas, o complicado é que essas amizades não provenham de situações de amor (há filmes aos pontapés) ou de ligações familiares. Ou seja, quando falas em amizade, é segundo esta "definição" mais estrita (e torno a mencionar o Once Upon a Time in America como exemplo, embora ache que este filme não deva ser considerado para o ciclo - don't ask... ), tirando os dois casos que referi, certo?
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

annawen
Livro Raro

Re: Ciclo Amizade/Traição

Postby annawen » 10 May 2010 12:05

Ainda bem que abriste o tópico, Sam. Estava com dúvidas se ia haver quorum ou não. Se bem que o que eu gosto é de discutir o filme, não importa o nº de pessoas (desde que não seja só eu, claro).

Uma dúvida: o complicado não é encontrar filmes sobre amizades traídas, o complicado é que essas amizades não provenham de situações de amor (há filmes aos pontapés) ou de ligações familiares. Ou seja, quando falas em amizade, é segundo esta "definição" mais estrita (e torno a mencionar o Once Upon a Time in America como exemplo, embora ache que este filme não deva ser considerado para o ciclo - don't ask... ), tirando os dois casos que referi, certo?

Sim. Para este ciclo, queria explorar a relação amizade entre duas pessoas ou grupo de pessoas (mas sem cair na relação amorosa propriamente dita, porque, claro, a amizade também é uma espécie de amor). Mais concretamente: entre dois homens, ou duas mulheres; ou então, um grupo de homens (ou mulheres :mrgreen:). Se essas pessoas também têm uma relação familiar não importa (nem tinha pensado nisso). Paralelamente, e como contraponto, também gostava de introduzir o tema da traição, pois a traição é o duplo, por assim dizer, da amizade.

Resumindo, os filmes podem cair em dois âmbitos: 1) filmes em que o tema é a amizade; 2) filmes em que o tema é a traição entre amigos.

Há muitos cineastas que fizeram destes dois temas o seu programa, exemplo: Howard Hawks (o cineasta por excelência da amizade masculina); Nicholas Ray, Orson Welles,...

Quanto à organização do ciclo: É igual aos outros. São 5 filmes. Um deles é escolhido por mim. Os outros vêm das sugestões dos participantes. Comecem a lançar nomes. Não há limite. Eu depois decidirei a partir da lista. Tal como o Sam fez para o ciclo dos monstros.

Qualquer sugestão é bem vinda.

O "meu" filme é "O Terceiro Homem" ("The Third Man") do Carol Reed.

urukai
Edição Única

Postby urukai » 10 May 2010 12:25

Stand by me do Rob Reiner
Shawnshank Redemption do Frank Darabont

urukai
Edição Única

Postby urukai » 10 May 2010 12:31

Mou Gan Dou de Wai-Keung Lau e Alan Mak.

urukai
Edição Única

Postby urukai » 10 May 2010 12:45

Kill Bill do Quentin Tarantino

urukai
Edição Única

Postby urukai » 10 May 2010 13:27

300 zack snyder

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 10 May 2010 13:40

urukai wrote:Stand by me do Rob Reiner
Shawnshank Redemption do Frank Darabont

O que esses filmes têm em comum? :mrgreen:
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

urukai
Edição Única

Postby urukai » 10 May 2010 13:42

A acção decorre em Maine, EUA?
:P

Ripley
Edição Limitada

Postby Ripley » 10 May 2010 13:44

A ideia dos ciclos não é tentar fugir um bocado aos "mainstream/blockbusters"?

Se não, poder-se-ia incluir o Point Break (Kathryn Bigelow).
"És a metade que me é tudo." [Pedro Chagas Freitas]
---§§§---
"O amor não se percebe. Não é para perceber. O amor é um estado de quem se sente. O amor é a nossa alma. É a nossa alma a desatar. A desatar a correr atrás do que não sabe, não apanha, não larga, não compreende." [Miguel Esteves Cardoso]

urukai
Edição Única

Postby urukai » 10 May 2010 13:50

Ripley wrote:A ideia dos ciclos não é tentar fugir um bocado aos "mainstream/blockbusters"?

Not in my reduced and limited cinematographic book... :(

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 10 May 2010 16:00

annawen wrote:O "meu" filme é "O Terceiro Homem" ("The Third Man") do Carol Reed.

:bow:

Não vejo esse filme quase há duas décadas. E na altura vi-o para complementar o livro, que estava a estudar como leitura facultativa num curso de inglês. Ficou-me a música... e o ambiente sombrio de Viena à noite (era Viena?).

Realmente estou a ter alguma dificuldade em encontrar títulos que satisfaçam os dois critérios em simultâneo, se bem que ainda não me dediquei plenamente ao assunto.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 10 May 2010 16:21

Samwise wrote: Não vejo esse filme quase há duas décadas. E na altura vi-o para complementar o livro, que estava a estudar como leitura facultativa num curso de inglês. Ficou-me a música... e o ambiente sombrio de Viena à noite (era Viena?).

Sim, era Viena. :D

Realmente estou a ter alguma dificuldade em encontrar títulos que satisfaçam os dois critérios em simultâneo, se bem que ainda não me dediquei plenamente ao assunto.

Não te preocupes. Pode ser só um dos critérios.

Temos dado uma semana para a escolha dos filmes, não temos? Já não me lembro.

MAGG
Livro Raro

Postby MAGG » 11 May 2010 02:30

Apesar de andar desaparecida ... ainda não desisti :blush: ...

Julius Caesar (1953) , Joseph L. Mankiewicz...

p.s. - não conheço é um bom old movie do "Conde de Monte Cristo" senão esta história integrava-se idealmente neste ciclo :mellow:

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 11 May 2010 03:08

MAGG wrote:Apesar de andar desaparecida ... ainda não desisti :blush: ...

E não desistas!!!! (livra-te :twisted: )

MAGG
Livro Raro

Postby MAGG » 11 May 2010 04:16

:lol!: ... não desisto não ...

Return to “Ciclos de Cinema”