Ciclo Amizade/Traição

Samwise
Realizador

Re: Ciclo Amizade/Traição

Postby Samwise » 11 May 2010 16:40

Uma primeira sugestão: o The Deer Hunter. Não é por o ter acabado de ver ou por gostar muito do filme, é antes porque noto que se enquadra muito bem nesta dupla temática e que pode proporcionar um debate interessante. É complexo q.b. para se prestar a uma análise mais aprofundada...

(nota: ainda não comecei a pesquisar à séria...)
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

urukai
Edição Única

Postby urukai » 11 May 2010 17:23

:o
O Sam a propor um filme a cores?!?
O papa ainda mal chegou e já fez o primeiro milagre!

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 11 May 2010 17:35

urukai wrote::o
O Pápa ainda mal chegou e já fez o primeiro milagre!

A tua memória é curta: o único filme proposto por mim que chegou à estampa final no ciclo anterior foi o The Brood. :whistle:

(em todo o caso... ainda não pesquisei à séria!!!! :angel: )
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

urukai
Edição Única

Postby urukai » 11 May 2010 17:50

Samwise wrote:
urukai wrote::o
O Pápa ainda mal chegou e já fez o primeiro milagre!

A tua memória é curta: o único filme proposto por mim que chegou à estampa final no ciclo anterior foi o The Brood. :whistle:

(em todo o caso... ainda não pesquisei à séria!!!! :angel: )

Por acaso já me tinha esquecido mas de qq maneira essa escolha foi anulada pelas 382 outras hipoteses a cores que chacinaste para depois escolheres filmes com data anterior à invenção do cinema! :P

João Arctico
Dicionário

Postby João Arctico » 11 May 2010 22:23

Samwise wrote:Uma primeira sugestão: o The Deer Hunter. Não é por o ter acabado de ver ou por gostar muito do filme,

LoL Também está na minha agenda para o proximo FDS ;)
"É isto o que, de todo em todo, pretendia o autor? Não sei; é a opinião do leitor que eu dou." Jean-Paul Sartre
"Mas mesmo aquilo que a gente não se lembra de ter visto um dia, talvez se possa ver depois de algum viés da lembrança" Chico Buarque in Estorvo

Bubbles
Livro Raro

Postby Bubbles » 12 May 2010 14:49

Acho que o "Memento" encaixava bem no ciclo ;)
"Não sou obrigada a jurar obediência às palavras de qualquer mestre" Horácio
"Um coração saudável tem um comportamento caótico"
Joana Augusto's Flick Photostream *** The Ground Beneath My Feet

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 13 May 2010 13:14

Bubbles wrote:Acho que o "Memento" encaixava bem no ciclo ;)

Vi o filme no cinema e já não me lembro de nada (só me lembro da ordem trocada nos acontecimentos).

Estive a queimar neurónios e uma das sugestões estava mesmo à minha frente, o DVD que tinha para ver a seguir: The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford. Não vi o filme, pelo que não sei que importância têm os factores amizade e traição na história. Em alternativa, sugiro outra abordagem ao mito que conheço melhor: I Shot Jesse James, de Samuel Fuller, que foca essencialmente o sentimento de culpa pela traição.

Outra sugestão, um pouco mais distante, mas que mesmo assim toca ao de leve nos temas: Summer of Sam, de Spike Lee.

Vês, urukai, três filmes a cores em quatro sugestões. :angel:

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 13 May 2010 14:03

Bom, até agora temos:

1. "Stand by me" do Rob Reiner
2. "Shawnshank Redemption" do Frank Darabont
3. "Mou Gan Dou" de Wai-Keung Lau e Alan Mak.
4. "Kill Bill" do Quentin Tarantino
5. "300" zack snyder
6. "Point Break" (Kathryn Bigelow)
7. "Julius Caesar" (1953) , Joseph L. Mankiewicz
8. "The Deer Hunter"
9. "Memento"
10. "The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford"
11. "I Shot Jesse James"
12. "Summer of Sam"

Ora bem, eliminando já alguns: 2, 4, 5, 6, 9, 10, 12.

Tenho dúvidas nos seguintes:

"Stand by me". Eu não sei se este filme tem matéria de discussão suficiente. Daí a minha resistência em inclui-lo.
"Mou Gan Dou". Presumo que seja o filme em que se baseou o Martin Scorcese para o "The Departed". Eu não vi nenhum dos dois, por isso não sei se o filme tem qualidade ou não. Acho que há alternativas melhores.
"The Deer Hunter". Encaixa bem mas já tem um lugar de discussão no fórum.

Gostei do "I Shot Jesse James". Nunca vi mas parece-me interessante. Vai para o ciclo. Ficamos assim a precisar de 3 filmes.

Quanto ao "Júlio César", estou na dúvida por ser baseado numa peça de teatro. Estou a pensar se os outros participantes estariam interessados ou não. Fica de reserva.

Como as sugestões não foram muitas, venho propor outras, pode ser que se lembrem de outros a partir destes:

"História de Gangsters", dos irmão Coen. (É a cores ;) ).
"Dersu Uzala", Akira Kurosawa. (cores)
"Only Angels Have Wings", Howard Hawks.
"A Quadrilha Selvagem", Sam Peckinpah. (cores)
"Viva Zapata", Elia Kazan.

O que acham? Estão interessados em ver alguns destes filmes? Se se lembrarem de mais alguns, digam. No fim de semana penso na lista definitiva.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 13 May 2010 15:57

annawen wrote:Como as sugestões não foram muitas, venho propor outras, pode ser que se lembrem de outros a partir destes:

"História de Gangsters", dos irmão Coen. (É a cores ;) ).
"Dersu Uzala", Akira Kurosawa. (cores)
"Only Angels Have Wings", Howard Hawks.
"A Quadrilha Selvagem", Sam Peckinpah. (cores)
"Viva Zapata", Elia Kazan.

O que acham? Estão interessados em ver alguns destes filmes? Se se lembrarem de mais alguns, digam. No fim de semana penso na lista definitiva.

"História de Gangsters", dos irmão Coen. (É a cores ;) ) ... e tem o Gabriel Byrne no papel principal. Compreendo-te. :devil:

Já vi, mas é um excelente filme para debater. A questão é... será que há alguma verdadeira amizade na narrativa (ok, já estou a começar o debate - shut up, mouth! :X )

Dos outros três que não vi, não sei qual escolher - apetece-em ver todos. :blush:

João Arctico
Dicionário

Postby João Arctico » 13 May 2010 17:16

Sem dúvida o Stand By Me, o Deer Hunter, Once Upon a Time in America (que o Sam já excluiu) e o Senhor dos Anéis (Samwise emerge aqui como o fiel e verdadeiro amigo; sem ele a missão não teria tido sucesso).
E porque não Lassie Come Home? :)
"É isto o que, de todo em todo, pretendia o autor? Não sei; é a opinião do leitor que eu dou." Jean-Paul Sartre
"Mas mesmo aquilo que a gente não se lembra de ter visto um dia, talvez se possa ver depois de algum viés da lembrança" Chico Buarque in Estorvo

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 13 May 2010 17:54

Samwise wrote:Já vi, mas é um excelente filme para debater. A questão é... será que há alguma verdadeira amizade na narrativa (ok, já estou a começar o debate - shut up, mouth! :X )

Ah isso é que há ;)

MAGG
Livro Raro

Postby MAGG » 13 May 2010 18:30

annawen wrote:O que acham? Estão interessados em ver alguns destes filmes? Se se lembrarem de mais alguns, digam. No fim de semana penso na lista definitiva.

Hum Grant , Byrne , Brando , holden , Johnson e outros ... interessada ? Claro ... :D ...

p.s. - :( Esta época é das piores... vou tentar mas provavelmente com algumas restrições devido à falta de tempo ( a entrega do paper está para breve :see_stars: ).

urukai
Edição Única

Postby urukai » 13 May 2010 19:35

Annawen,

concordo com todas as eliminações das minhas propostas, excepto no SHawshank Redemption pois fala de amizade e tem uma traição inversa, ou seja, o bom trai o mau, que talvez seja algo que dificilmente vamos encontrar em outras propostas.

Quanto às tuas reticências em relação ao Stand by Me percebo-as perfeitamente e talvez tenha pouco sumo mas só pela beleza da estória e o facto de conter uma amizade tão genuina merece um visionamento (mesmo que fora do ciclo).
Quanto ao Mou Gan Dou teve um hype brutal na altura. Eu cheguei a alugá-lo mas não passei dos 15 minutos de filme porque tava cansado e adormeci e depois esgotou o tempo de aluguer. No rotten tomatoes tem 95%, ao passo que o the Departed tem 92% e seria interessante numa perspectiva de comparação com o remake do scorsese.

Quanto aos restantes, a cores abre-me sempre mais o apetite (thanks Sam)...

VOu pensar em mais propostas descabidas que serão eliminadas sem necessitares de pensar duas vezes Annawen... :angel:

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 13 May 2010 20:19

urukai wrote:concordo com todas as eliminações das minhas propostas, excepto no SHawshank Redemption pois fala de amizade e tem uma traição inversa, ou seja, o bom trai o mau, que talvez seja algo que dificilmente vamos encontrar em outras propostas.

Eu coloco-o mais como um filme cuja temática principal é a fuga de um homem de uma prisão. Claro que há uma amizade, mas vejo-a como mais um elemento na história, não como o tema principal. Não vejo é onde está a traição. Além disso é um filme muito visto.

Quanto às tuas reticências em relação ao Stand by Me percebo-as perfeitamente e talvez tenha pouco sumo mas só pela beleza da estória e o facto de conter uma amizade tão genuina merece um visionamento (mesmo que fora do ciclo).

É claro que vale. Mas também tem o contra de também ser um filme muito visto. O interessante nestes ciclos é vermos coisas novas, ou mostrarmos coisas novas.

Quanto ao Mou Gan Dou teve um hype brutal na altura. Eu cheguei a alugá-lo mas não passei dos 15 minutos de filme porque tava cansado e adormeci e depois esgotou o tempo de aluguer. No rotten tomatoes tem 95%, ao passo que o the Departed tem 92% e seria interessante numa perspectiva de comparação com o remake do scorsese.

Só por teres adormecido já fica eliminado :mrgreen: E, urukai, rotten tomatoes?!! A opinião da maioria da internet interessa para alguma coisa?

VOu pensar em mais propostas descabidas que serão eliminadas sem necessitares de pensar duas vezes Annawen... :angel:

Foi a pensar em ti que sugeri o "História de Gangsters", como substituto ao "Stand by Me" e ao "Os Condenados de...". É relativamente recente, é a cores, é muito bom... Acho que não ficas mal servido. Mas pode ser que te lembres de mais algum.

Bubbles
Livro Raro

Postby Bubbles » 13 May 2010 20:26

Eu estou interessada em participar e ate final de Junho consigo ter acesso regular a internet. E uma questão de arranjar os filmes.

Devo ter um período um bocado complicado em termos de tempo la para meio de Junho, na altura da defesa do projecto, mas espero conseguir orientar-me ;)
"Não sou obrigada a jurar obediência às palavras de qualquer mestre" Horácio
"Um coração saudável tem um comportamento caótico"
Joana Augusto's Flick Photostream *** The Ground Beneath My Feet

Return to “Ciclos de Cinema”