MAGG wrote:O que pretendi dizer foi que pareceu-me incongruente a personalidade do Lime com as suas acções porque o mesmo demonstra ter uma grande leveza de espirito que considero estranha tendo em conta as suas acções comerciais e consequências ( ou seja esperaria não a leveza mas a frieza associada ao detachment ) ... e depois por outro lado tem uma confiançça no Holly Martins que é desajustada a todo este desenvolvimento .
Já consideraste a hipótese de ele achar-se tão fascinante que nunca imaginaria ser traído pelo amigo? Nunca se deve subestimar a vaidade pessoal. Ela pode levar-nos a cometer erros bem estúpidos.
Pois mas eu associei o nascimento desse mesmo amor com a necessidade de sobrevivência... aliás a mesma para chegar onde chegou teve que ultrapassar grandes dificuldades.
Nunca imaginei a vida dela antes, mas não me parece que tenha sido por necessidade de sobrevivência. Se fosse esse o caso, não sairia do comboio quando descobriu que tinha sido moeda de troca. Acho que é possível para uma mulher apaixonar-se verdadeiramente pelo Lime do Orson Welles (já teria dificuldade em imaginar o mesmo se ele fosse interpretado pelo Noel Coward). Também me parece que ela, sozinha, tem recursos para se safar num mundo daqueles. Mais do que o passado dela, dá que pensar é o futuro dela na Checoslováquia comunista. Provavelmente não será pêra doce. Mais uma razão para considerar a atitude dela como extremamente corajosa.