O Terceiro Homem (The Third Man)

annawen
Livro Raro

Re: O Terceiro Homem (The Third Man)

Postby annawen » 02 Jun 2010 23:11

MAGG wrote:O que pretendi dizer foi que pareceu-me incongruente a personalidade do Lime com as suas acções porque o mesmo demonstra ter uma grande leveza de espirito que considero estranha tendo em conta as suas acções comerciais e consequências ( ou seja esperaria não a leveza mas a frieza associada ao detachment ) ... e depois por outro lado tem uma confiançça no Holly Martins que é desajustada a todo este desenvolvimento .

Já consideraste a hipótese de ele achar-se tão fascinante que nunca imaginaria ser traído pelo amigo? Nunca se deve subestimar a vaidade pessoal. Ela pode levar-nos a cometer erros bem estúpidos.

Pois mas eu associei o nascimento desse mesmo amor com a necessidade de sobrevivência... aliás a mesma para chegar onde chegou teve que ultrapassar grandes dificuldades.

Nunca imaginei a vida dela antes, mas não me parece que tenha sido por necessidade de sobrevivência. Se fosse esse o caso, não sairia do comboio quando descobriu que tinha sido moeda de troca. Acho que é possível para uma mulher apaixonar-se verdadeiramente pelo Lime do Orson Welles (já teria dificuldade em imaginar o mesmo se ele fosse interpretado pelo Noel Coward). Também me parece que ela, sozinha, tem recursos para se safar num mundo daqueles. Mais do que o passado dela, dá que pensar é o futuro dela na Checoslováquia comunista. Provavelmente não será pêra doce. Mais uma razão para considerar a atitude dela como extremamente corajosa.

MAGG
Livro Raro

Postby MAGG » 02 Jun 2010 23:32

annawen wrote:Já consideraste a hipótese de ele achar-se tão fascinante que nunca imaginaria ser traído pelo amigo? Nunca se deve subestimar a vaidade pessoal. Ela pode levar-nos a cometer erros bem estúpidos.

Sim, mas pu-la logo de parte uma vez que tal personalidade nunca vingaria com tanto sucesso no mundo do crime.

annawen wrote: Acho que é possível para uma mulher apaixonar-se verdadeiramente pelo Lime do Orson Welles (já teria dificuldade em imaginar o mesmo se ele fosse interpretado pelo Noel Coward).

Aqui concordo a 100% contigo ;) .
Em relação ao futuro,não tinha deliberado sobre essa mesma questão ... muito interessante essa perspectiva.

p.s. têm existido rumores que pretendem efectuar um remake com o Dicaprio e o Tobey Maguire ... <_< ...

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 03 Jun 2010 02:15

MAGG wrote:Sim, mas pu-la logo de parte uma vez que tal personalidade nunca vingaria com tanto sucesso no mundo do crime.

Humm... acho que seria possível, mas também como não conheço a fundo o mundo do crime...

p.s. têm existido rumores que pretendem efectuar um remake com o Dicaprio e o Tobey Maguire ... <_< ...

Pois parece que sim. Li no blogue do David Thomson e ele já avisava para o erro monumental de tal remake. No que eu concordo 100%. Aliás, quando vi o "Shutter Island" reparei que o Leo DiCaprio estava mais gordito. Será já uma preparação para o papel? E o Tobey Maguire?!! Com aquele sorriso idiota sempre estampado na cara??! Como é que esse actor tem uma carreira no cinema está para lá da minha imaginação.

MAGG
Livro Raro

Postby MAGG » 04 Jun 2010 14:33

[quote="annawen"]
Humm... acho que seria possível, mas também como não conheço a fundo o mundo do crime...
[quote]

Bem ...os poucos "criminosos" que conheço são sempre chicos espertos que parecem saber tudo sobre as ocorrências na envolvente ... e que andam sempre de mãos dadas com a des confiança... :gen068:

Também desconfio deste tipo de remakes mas às vezes têm-se boas surpresas ...talvez com um realizador em condições...

Eu bem que tentei visualizar o filme com outros actores mas :) não consigo. .. os actores encarnam muito bem as personagens .

Outro pormenor que não sabia ...pensava que as cenas nos esgotos tinham sido todas filmadas num estúdio mas afinal de contas os takes dividiram-se também pelas filmagens on location nos esgotos de Viena... uma forma de distinguir os dois locais será o facto de aparecer o bafo de Harry nos esgotos reais ( tem lógica :) ).

MAGG
Livro Raro

Postby MAGG » 04 Jun 2010 14:48

Outra questão :) apesar da perseguição final ser uma das cena que mais apreciei, fiquei mais uma vez reticente com a desenrolar de emoções do Harry Lime ... medo e compaixão num homem com aquela dose de cinismo perante aquela lista de vítimas ? ... pareceu me mais uma vez discordante ...

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 04 Jun 2010 14:51

MAGG wrote:Também desconfio deste tipo de remakes mas às vezes têm-se boas surpresas ...talvez com um realizador em condições...

Eu ainda sou mais radical. Eu desconfio de qualquer tipo de remakes. Neste caso em particular, a força do filme vem também de ter sido filmado em 1949. Entre o tempo da acção do filme que imagino que seja 1946, ou finais de 45, e o ano em que o filme foi feito dista muito pouco tempo. A ser feito agora, o remake não é mais do que o revisionismo de um tempo histórico. O que era um olhar sobre o presente, passa a ser um olhar sobre o passado. E isso levanta outro tipo de problemáticas.

Outra questão :) apesar da perseguição final ser uma das cena que mais apreciei, fiquei mais uma vez reticente com a desenrolar de emoções do Harry Lime ... medo e compaixão num homem com aquela dose de cinismo perante aquela lista de vítimas ? ... pareceu me mais uma vez discordante ...

Medo vejo e compreendo. Se eu estivesse a ser perseguida num esgoto por uma data de polícias, também teria medo. Mas não vejo onde está a compaixão.

MAGG
Livro Raro

Postby MAGG » 04 Jun 2010 16:22

The Lives Of Harry Lime

Orson Welles reprised his role of Harry Lime from the celebrated 1949 film adaptation of Graham Greene's novel The Third Man. The radio series is a "prequel" to the film, and depicts the many misadventures of con-artist Lime in a somewhat lighter tone than the character's villainy in the film.

http://www.archive.org/details/TheLivesOfHarryLime

:D :D :D

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 04 Jun 2010 17:00

O que vem ao encontro do que David Thomson diz em "Rosebud", que o Orson Welles deu muito da sua personalidade ao Lime. Aqui a palavra-chave é "con-artist".

MAGG
Livro Raro

Postby MAGG » 04 Jun 2010 18:42

Pois daí também a minha dificuldade em imaginar outro no seu lugar.

Return to “Ciclos de Cinema”