O Halloween é só o inicio... do terror!

User avatar
grayfox
Edição Única
Posts: 4203
Joined: 01 Jul 2008 16:20
Location: Braga
Contact:

O Halloween é só o inicio... do terror!

Postby grayfox » 31 Oct 2011 15:42

Pois é, o terror não termina com a noite de Halloween, não aqui no BBdE. Tenho vindo a preparar umas recomendações de filmes terror a publicar maioritariamente durante o mês de Novembro começando precisamente nesta noite e terminando a 27 de Novembro. Serão 9+1 filmes que irei apresentar e dar a minha opinião, se quiserem podem comentar, criticar, colocar os vossos, enfim, o espaço é vosso para o que quiserem.

A ideia original seria de colocar 7 filmes, um por dia durante a semana passada a culminando hoje, mas como me atrasei decidi fazer ao contrário, começando hoje e apresentando a cada 3 dias (cerca das 19h00) um filme de terror. Os filmes já estão quase todos escolhidos, já vi 3 deles, o texto de hoje está escrito e o de dia 3 está bem encaminhado por isso acho que dei um bom avanço para poder cumprir com os prazos estabelecidos. Os critérios que estabeleci para escolher os filmes foram: nunca os ter visto antes, não serem muito populares (uns podem ser mais conhecidos mas nenhum ao nível dos Scream ou Blair Witch), terem consistentemente boas criticas, e mais alguns critérios que penso ficarão evidentes com o decorrer da iniciativa. Não fui buscar filmes muito rebuscados, mas também acho que não fui buscar nenhum que seja muito conhecido, se bem que um ou outro possa suscitar algumas dúvidas. Como nunca os vi antes não posso garantir que sejam todos bons ou que eu vá gostar deles todos. Porquê 9+1? porque este +1 (não é o melhor filme chinês da actualidade) não cumpre nenhum dos requisitos que eu mencionei antes, e será evidente o porquê da sua escolha assim que for revelada. Espero que gostem: critiquem, comentem, mandem tomates, falem seja bem seja mal!


Filme 1 : Halloween
Filme 2 : Körkarlen
Filme 3 : Vampyr
Filme 4 : Dead of Night
Last edited by grayfox on 13 Nov 2011 11:29, edited 5 times in total.
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

User avatar
Sharky
Edição Única
Posts: 4587
Joined: 19 Jun 2008 00:04
Location: Margem Sul
Contact:

Re: O Halloween é só o inicio... do terror!

Postby Sharky » 31 Oct 2011 15:46

Espero que haja filmes do Romero B)

User avatar
grayfox
Edição Única
Posts: 4203
Joined: 01 Jul 2008 16:20
Location: Braga
Contact:

Re: O Halloween é só o inicio... do terror!

Postby grayfox » 31 Oct 2011 15:53

Lamento despontar-te Sharky mas isso seria óbvio demais, procurei filmes menos populares do que isso :D
Outro critério que não mencionei foi que procurei filmes que recorrem mais ao suspense e ao terror psicológico do que ao gore, mas como disse ainda não vi a maior parte deles, não garanto nada!
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

User avatar
Sharky
Edição Única
Posts: 4587
Joined: 19 Jun 2008 00:04
Location: Margem Sul
Contact:

Re: O Halloween é só o inicio... do terror!

Postby Sharky » 31 Oct 2011 16:40

Foooooooooooogo, que mal te fez a ti o pai do terror? :o Achas que é óbvio adivinhar? São bué de filmes pah, mehh :td:
Ainda ontem revi o " Hostel 2 " B)

User avatar
grayfox
Edição Única
Posts: 4203
Joined: 01 Jul 2008 16:20
Location: Braga
Contact:

Re: O Halloween é só o inicio... do terror!

Postby grayfox » 31 Oct 2011 16:46

não disse que seria óbvio adivinhar, apenas que são filmes muito falados e pretendia fazer sugestões de filmes menos conhecidos
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

User avatar
Samwise
Realizador
Posts: 14973
Joined: 29 Dec 2004 11:46
Location: Monument Valley
Contact:

Re: O Halloween é só o inicio... do terror!

Postby Samwise » 31 Oct 2011 17:44

Terás aqui um leitor dedicado e muito provavelmente um seguidor no que respeita a ver as obras. ;) Parabéns pela iniciativa, Gray - estou curioso para ver (nos dois sentidos) o que aí vem . :pipoca: :bow:

Gostei destes teus dois critérios: "não serem muito populares" e "terem consistentemente boas criticas". :tu:

Não é um género de que seja apreciador (ou mesmo conhecedor) - até porque tem "vertentes" que definitivamente não suporto - mas gosto bastante de alguns filme e cineastas que por lá passaram.

Sharky wrote:... que mal te fez a ti o pai do terror?


Olha que o "terror" tem muitos papás, não é só o Romero (que por acaso é um realizador que nunca me entusiasmou por aí além, mesmo tendo inegavelmente contribuído para os "cânones" do género).
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

User avatar
grayfox
Edição Única
Posts: 4203
Joined: 01 Jul 2008 16:20
Location: Braga
Contact:

Re: O Halloween é só o inicio... do terror!

Postby grayfox » 31 Oct 2011 17:47

Sam, também não é um genero favorito para mim, mas a ideia veio com o aproximar do Halloween...

Em relação ao não serem muito populares, serão filmes desconhecidos para o average Joe, para ti penso que alguns não serão novidade nenhuma.


ps: podem ver o spoiler, é so uma dica para o próximo filme. estou indeciso entre fazer isso para todos ou apenas hoje.
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

User avatar
grayfox
Edição Única
Posts: 4203
Joined: 01 Jul 2008 16:20
Location: Braga
Contact:

Re: O Halloween é só o inicio... do terror!

Postby grayfox » 31 Oct 2011 19:51

Halloween (1978)
John Carpenter

Image

Halloween é o slasher movie que lançou John Carpenter e Jamie Lee Curtis para o estrelato. Conta a estória de Michael Myers, um psicopata que parece desconhecer qualquer noção do bem e do mal e que decide numa noite de Halloween assassinar a sua irmã. Anos depois, já adulto, consegue fugir do hospital psiquiátrico onde se encontrava e decide voltar á sua terra natal, para voltar a aterrorizar na noite de Halloween. Ao vigiar os jovens da localidade, desenvolve uma obsessão por Laura (Jamie Lee Curtis), pessoa que identifica com a sua falecida irmã.


Halloween é um slasher movie bem conseguido (dentro do género) apesar de que nunca o incluiria nos melhores filmes de terror. O filme começa com uma cena muito bem conseguida em que assistimos ao assassínio da irmã de Michael Myers pelos olhos do próprio. Vemos a mão do rapaz a pegar na faca dentro da gaveta da cozinha, vemo-lo a pegar numa mascara e coloca-la (a partir daí passamos apenas a ver através dos orifícios da mascara) e vemos o próprio homicídio a decorrer, tudo isto é feito em long shots. Sinceramente este é para mim o ponto forte do filme, não significa que o resto não valha a pena, mas nenhum momento chega a ser tão bem feito como este. É notório que o filme foi feito com meios escassos (320.000 $). Que eu me lembro não se vê sangue, e é preciso boa vontade para imaginar que as facadas estão mesmo a atingir as vitimas!

Image

Michael Myers é um vilão muito forte já que se segue a máxima de revelar o mínimo possível sobre as suas motivações. Teme-se sempre aquilo que não se compreende e isso tem grande impacto com a ausência de expressividade, escondida por detrás da mascara, e os movimentos sempre desprovidos de sentimentos, não se apressa, não se intimida, não se precipita. As performances são as típicas neste tipo de filmes: gritar, fugir é o que é pedido aos actores e estes pouco mais oferecem do que isto. Única excepção será talvez a do Donald Pleasence, o único actor conhecido contratado para o filme, na pele do psiquiatra do Micheal Myers, que faz o típico papel da pessoa de vem de fora, conhecendo o perigo que se avizinha, para tentar impedi-lo.

Há algo que me intriga neste filme que é... a duração do acto sexual. Não faço ideia de como se passavam as coisas naquele tempo mas eu acho que hoje estamos muito melhor. Digo isto porque logo no inicio, vendo pelos olhos de Michael Myers vemos de fora de casa, pela janela a sua irmã com o namorado no sofá, bem agarrados mas ainda com roupa, decidem ir até ao quarto e quando Michael Myers entra em casa e pega na faca, uns segundos depois, já o namorado vem a descer, a vestir-se a dizer que tem de ir a algum lado. Esta cena poderia deixar duvidas uma vez que não é certo que tenha havido acto sexual, mas mais à frente no filme não há dúvidas nenhumas. Um casal está na cama, discutem sobre se devem ou não atender o telefone, já que este lhes incomoda os momentos de intimidade, mas não estando em sua casa acham que não o devem atender, até que decidem desliga-lo da ficha. Depois disto lá passam ao acto (nada explicito) que dura uns 30 segundos numa cena ininterrupta, não há nenhum corte que permita dizer que é um edit do próprio filme! O rapaz sai de cima da rapariga, e eis que ela exclama: "Fenomenal!". Sinceramente, o que Michael Myers lhes fez a seguir foi um acto de clemencia.

Image

O filme poderá ter sido muito assustador em 1978, mas hoje não acho que seja muito, ainda por cima porque já foi copiado, decalcado, imensas vezes, não será assim tão facilmente que o espectador ser impressionará. Mas há um triunfo que o Halloween tem, que é a banda sonora composta pelo próprio John Carpenter. Eu acho o tema principal espetacular, captura bem e adiciona ao filme uma sensação arrepiante condizente com os actos do vilão. Os efeitos que se ouvem durante ou antecipando o aparecimento de Michael Myers contribuem muito para a atmosfera de terror do filme. Acredito por isso que se fosse este o primeiro slasher movie que eu visse, ficaria muito mais assustado do que fiquei.

Não sendo uma obra-prima do género, Haloween deixou a sua marca na história do cinema americano, isto porque o seu sucesso deu inicio à febre que iria dar vida aos Sexta-Feira 13, Pesadelo em Elm Street, etc.
O filme teve um inicio muito humilde, com financiamentos privados, recusado pelos estúdios e sem grande distribuição. A sua estreia no cinema foi praticamente imperceptivel, no entanto foi ganhando audiência conforme as pessoas saiam de ver o filme e iam contar aos amigos. Começou depois a ter criticas nos jornais (e boas) e a ser cada vez mais falado até atingir a notoriedade e dar azo a todas as sequelas que existem (sinceramente nem as fui contar).

Image

Dada a sua fama, o filme é muito fácil de obter, certamente é o filme mais fácil de obter dos que vou apresentar, existindo imensas versões em vhs, dvd, blu-ray, incluindo versões nacionais pelo que não é por aí que alguém deixará de o ver. Eu vi em blu-ray da Anchor Bay, region free, pelo que funciona em qualquer leitor blu-ray, penso que esta versão só se vende nos EUA mas existe também uma versão europeia. A qualidade de imagem é q.b., tendo em conta a idade do filme e o formato já vi bastante melhor, mas também não é nada que envergonha. Em relação à qualidade áudio não me posso pronunciar muito uma vez que não possuo um sistema de som, mas posso dizer que o blu-ray que vi tem LCPM e Dolby Digital em 5.1, bem como uma faixa em mono (que foi a que acabei por ouvir). Em relação aos extras, tem um making of de 1h27m em com entrevistas a vários dos intervenientes onde é explicado acima de tudo a origem humilde do filme e a maneira como foi filmado em 4 semanas com toda a gente a ajudar em todas as tarefas, extras a ser chamados nas redondezas e a trabalhar a 20$ por dia etc. Para alem deste making of tem uma feature "Fast facts" que funciona durante o visionamento do filme mas que eu não vi, tem também o trailer de cinema, três spots de televisão e três spots de rádio.


Recomendo este filme para ser visto nesta noite de Halloween, pode não ser nenhum portento, mas tem uma excelente banda sonora e um vilão muito bem conseguido. Vejam!
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

User avatar
Arsénio Mata
Livro Raro
Posts: 1773
Joined: 01 Oct 2009 20:41
Location: Portimão
Contact:

Re: O Halloween é só o inicio... do terror!

Postby Arsénio Mata » 31 Oct 2011 21:41

Vou seguir este teu tópico com curiosidade gray. Não sou um especialista em filmes de terror, mas sou um entusiasta. Quando era miúdo deliciava-me com este género. Hoje em dia é raro ver um que goste.

O Halloween nunca vi, mas vi a sequela, e embora me lembre de pouco, achei fraquinho. A Jamie Lee Curtis não me convence.

Boa iniciativa. :)
Only in the bloodline is this terror exposed
A knife to the eye of modern day times
Exactly what you've worked for.

A price for the pride
I can feel the distance coming
The holes in my lungs
Won't let me take this anymore.

http://umhomemsimpatico.tumblr.com/

User avatar
Thanatos
Edição Única
Posts: 13870
Joined: 31 Dec 2004 22:36
Contact:

Re: O Halloween é só o inicio... do terror!

Postby Thanatos » 31 Oct 2011 21:43

As imagens não me estão a aparecer. :(

Fora isso execelente iniciativa e a ver se contribuo com os meus parcos conhecimentos da área.

Já agora quanto ao «pouco conhecidos» e depois meteres o halloween, só se estiveres em pensar nos chavalitos de hoje porque no meu tempo até a minha mãe sabia que havia este filme. ;) Já para não falar que o remake do Rob Zombie levou-o a novas gerações.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

User avatar
Thanatos
Edição Única
Posts: 13870
Joined: 31 Dec 2004 22:36
Contact:

Re: O Halloween é só o inicio... do terror!

Postby Thanatos » 31 Oct 2011 21:49

Mas há um triunfo que o Halloween tem, que é a banda sonora composta pelo próprio John Carpenter


Praticamente todos os filmes têm a banda sonora composta por ele, ou com pseudónimo. A exceção foi mesmo The Thing. Rezam as lendas que ele compôs a banda sonora mas dado o relativo alto perfil do filme os senhores da Warner preferiram apostar num compositor mais conhecido e em boa hora escolheram o Morricone que fez um bom trabalho em adaptar as ambiências tipicamente Carpenterianas ao seu estilo pessoal.

Tenho o CD comemorativo do Halloween com toda a música composta por ordem de raccord. É um must para os apreciadores.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

urukai
Edição Única
Posts: 3232
Joined: 07 Aug 2008 23:35
Location: Lisboa
Contact:

Re: O Halloween é só o inicio... do terror!

Postby urukai » 31 Oct 2011 22:24

Excelente iniciativa Grayfox.

gosto mt de filmes de terror mas depois tenho medo.

O Halloween nunca vi todo mas já vi partes. Vou esperar por um que tenha visto para comentar mais!

User avatar
Samwise
Realizador
Posts: 14973
Joined: 29 Dec 2004 11:46
Location: Monument Valley
Contact:

Re: O Halloween é só o inicio... do terror!

Postby Samwise » 31 Oct 2011 22:34

Começou o "ciclo" e começou bem. Não estava à espera que fosse com o Halloween, por causa da tal ideia das "sugestões menos conhecidas" (concordo com o Thanatos, e por outro lado o Carpenter é um nome que estará, grosso modo, ao nível de um Romero no que toca ao género), e por causa da tagline que colocaste no spoiler - "...it's only the beginning..." - que não relacionava com o filme.

A última vez que vi este filme foi há três anos, na Cinemateca, num ciclo dedicado ao Carpenter (vi também o The Fog e o The Thing), e foi o local e momento em que a obra realmente me atingiu com toda a força, mesmo que a cópia apresentada estivesse numa condição lastimosa. Na televisão, vi uma série de vezes (ainda o devo ter gravado numa cassete de VHS algures) e "fui gostando" de maneira diferente ao longo do tempo. Não foi um filme que me fascinou logo desde do primeiro momento (na obra do Carpenter foi dos que menos gostei de início). Concordo contigo que não será hoje em dia um filme surpreendente para aquilo que entretanto saiu no meio, mas consegue criar ainda assim uma atmosfera de opressão psicológica e grande suspense que é raro encontrar-se em tantos outros filmes famosos. A música é mesmo uma componente fundamental para a obtenção deste "estado de medo".

Não reparei nessa "questão temporal" com as cenas de sexo ( :mrgreen: ), mas reparei que uma das mortes, pelo menos, passa por hilariante (no cinema, então, tornou-se evidente, porque gerou uma gargalhada geral) face à expressão que a actriz assassinada faz no momento em que é estrangulada, dentro de um carro. Algo que nunca passaria para o cut final num qualquer filme de terror moderno, mesmo que de baixo orçamento.

Outra coisa que reparei foi que há versões do filme que estão cortadas numa cena particular - o Myers pega numa das vítimas (se bem me lembro, é o teenager dos óculos) pelo pescoço, eleva-o no ar, e espeta-lhe o facalhão na barriga, de uma forma que ele fica preso à parede. Viste esta cena na tua cópia?
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

User avatar
Thanatos
Edição Única
Posts: 13870
Joined: 31 Dec 2004 22:36
Contact:

Re: O Halloween é só o inicio... do terror!

Postby Thanatos » 31 Oct 2011 22:39

Outra coisa que reparei foi que há versões do filme que estão cortadas numa cena particular - o Myers pega numa das vítimas (se bem me lembro, é o teenager dos óculos) pelo pescoço, eleva-o no ar, e espeta-lhe o facalhão na barriga, de uma forma que ele fica preso à parede. Viste esta cena na tua cópia?


A versão em que o puto fica pregado à parede aparece em todos os DVDs que já tive. Penso que esse corte (entre outros) foi feito para a versão TV em sinal aberto em que geralmente tiram tudo o que é mais gráfico.

Para conhecer os cortes que são feitos nas versões UK (depois duma lei algo contestada que ficou conhecida como a video nasties) existem vários sites mas o mais completo acho que é mesmo este: http://www.melonfarmers.co.uk/latest.htm

(note-se que nos últimos anos a UK relaxou muito mais os cortes que faz nos filmes, talvez porque os «juízes» do BBFC têm nova diretora ou lá como se chama o cargo)
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Tzimbi
Livro Raro
Posts: 1604
Joined: 11 May 2007 23:24
Location: Lisboa
Contact:

Re: O Halloween é só o inicio... do terror!

Postby Tzimbi » 01 Nov 2011 00:22

urukai wrote:gosto mt de filmes de terror mas depois tenho medo.


Eu também NÃO gosto muito de filmes de terror, porque tenho medo antes, durante e depois. :ph34r:

Mas gostei da iniciativa, Gray! Vou acompanhar, mas sempre na diagonal para não me assustar muito... :whistle:

S.


Return to “Ciclos de Cinema”




  Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 2 guests

cron