Thanatos wrote: O que sucede é que é uma mera apropriação de elementos pelo subconsciente coletivo que se auto-propaga em todos os mídia.
O que sucede é que ninguem dá meio cavaco furado pelo "cinema" do Hugh Hudson...

(e nem quero pensar no que o tema "Conquest of Paradise" me faz lembrar fora do contexto do "Colombo...")
Mas Ok, tens razão numa coisa - e permite-me então que acescente o termo "cinéfilo" à expressão "Consciente colectivo". De cada filme do Kubrick - ou uma boa parte deles - podemos extrair imagens que toda a gente minimamente interessada por cinema conhece e tem em boa conta, e isto para além do tal (ab)uso propagandístico nos mídia que as torna disponíveis para memorização pelas massas. Os macacos e o Zaratustra é uma, a valsa no espaço é outra, o "Heeeere's Jonnhy!" é outra, as pingas a verterem sobre os globos oculares do Malcolm McDowell ao som da nona é outra, o sargento instrutor a cortar pela raiz os sinais de individualismo dos marines na recruta é outro, a Nicole a ser abraçada e beijada pelo Tom enquanto se olha ao espelo ("I'b been a bad, bad boy...") é ainda outra , etc, etc
---
Quanto ao resto, concedo que vi poucos filmes de FC, mas ainda assim penso que terei visto uma grande parte dos que estão identificadas em vários "catálogos" como sendo as mais importantes/melhores/mais consideradas dentro do género. É possível que me tenham escapado algumas "gemas", mas em todo o caso, interpreta essa minha afirmação do "best ever" como uma mera manifestação de gosto pessoal. Posso vir a engolir estas palavras (e sinceramente espero que esse cenário possa acontecer), mas considero difícil poder um dia vir a gostar mais de uma obra de FC do que aquilo que gosto do
2001 neste momento. Entre este e os outros ainda vai uma grande distância (assim como da Terra a Jupiter...

).