The Shining - A luz

5ª leitura conjunta
Sofiushka
Edição Limitada

Re: The Shining - A luz

Postby Sofiushka » 28 Oct 2009 18:15

O meu livro chegou hoje, vamos a ver se leio a tempo de discutir. :smile:

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 28 Oct 2009 18:57

Metendo a foice em seara alheia eu gostava de lançar à disucssão o facto do livro ter sido escrito no período mais alcoolizado do King. Semelhanças com uma certa personagem alcoólica com manias de ser escritor e sem saber o que fazer com um puto que lhe fazia «perder tempo» não são pura coincidência. :wink:
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

toiota
Livro Raro

Postby toiota » 28 Oct 2009 19:11

Thanatos wrote:Metendo a foice em seara alheia eu gostava de lançar à disucssão o facto do livro ter sido escrito no período mais alcoolizado do King. Semelhanças com uma certa personagem alcoólica com manias de ser escritor e sem saber o que fazer com um puto que lhe fazia «perder tempo» não são pura coincidência. :wink:

Dessa não sabia eu, será que a mulher do King, se é que tem mulher também era como a mulher da personagem do livro?

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 28 Oct 2009 19:15

toiota wrote:Dessa não sabia eu, será que a mulher do King, se é que tem mulher também era como a mulher da personagem do livro?

É casado com a Tabitha King desde sempre. Pelo que sei a mulher dele não é bem como a do romance a não ser no facto de também ser muito compreensiva e de sempre o ter apoiado no ofício da escrita. Conta-se (ele próprio conta) que foi ela que resgatou o manuscrito da Carrie do caixote de lixo para onde ele o jogou num acesso de frustração. O resto, como soi dizer-se, é história. Por aqui vez como ele sempre a teve em muito alta consideração.

Como trivia a mulher dele também escreve mas nada do género horror. :wink:
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

toiota
Livro Raro

Postby toiota » 28 Oct 2009 20:21

Thanatos wrote:É casado com a Tabitha King desde sempre. Pelo que sei a mulher dele não é bem como a do romance a não ser no facto de também ser muito compreensiva e de sempre o ter apoiado no ofício da escrita. Conta-se (ele próprio conta) que foi ela que resgatou o manuscrito da Carrie do caixote de lixo para onde ele o jogou num acesso de frustração. O resto, como soi dizer-se, é história. Por aqui vez como ele sempre a teve em muito alta consideração.

Como trivia a mulher dele também escreve mas nada do género horror. :wink:

Realmente sendo assim nada tem a ver com a personagem.
Muito obrigada pelos esclarecimentos.

pageHunter
Edição Limitada

Postby pageHunter » 28 Oct 2009 21:05

Thanatos wrote:Como trivia a mulher dele também escreve mas nada do género horror. :wink:

Permite-me uma correcção.

A Tabitha King possui um romance que se não é de horror anda bem lá perto :whistling:

Trata-se do Candles Burning, ou Enquanto as Velas Ardem, na versão portuguesa. No meu caso tenho a versão portuguesa, adquirido no Circulo de Leitores. O livro foi co-escrito com Michael McDowell que supostamente é um autor de horror. Infelizmente esse senhor faleceu e a mulher do King concluiu este trabalho.

Ainda não li, mas cheira-me que é horror :devil2:

P.S. Atenção que eu não sou nada bom a avaliar livros pelas sinopses. Andava a adiar a leitura do The Dead Zone porque supostamente tinha muito em comum com o Carrie (que li recentemente), mas agora chego à conclusão de que não tem nada a ver :deadhorse:
Read
Mataram o Sidónio!, Francisco Moita Flores
Different Seasons, Stephen king
The Great Gatsby, F. Scott Fitzgerald

Reading
Sunset Park, Paul Auster

Whatchlist2012@IMDB Watchlist2013@IMDB

MAGG
Livro Raro

Postby MAGG » 29 Oct 2009 02:22

Sofiushka wrote:O meu livro chegou hoje, vamos a ver se leio a tempo de discutir. :smile:

Pois também eu estou atrasada na leitura... são as vicissitudes da vida :sad: .

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 29 Oct 2009 09:27

pageHunter wrote:Permite-me uma correcção.

A Tabitha King possui um romance que se não é de horror anda bem lá perto :whistling:

Trata-se do Candles Burning, ou Enquanto as Velas Ardem, na versão portuguesa. No meu caso tenho a versão portuguesa, adquirido no Circulo de Leitores. O livro foi co-escrito com Michael McDowell que supostamente é um autor de horror. Infelizmente esse senhor faleceu e a mulher do King concluiu este trabalho.

Ainda não li, mas cheira-me que é horror :devil2:

Tem conteúdo fantástico mas mais por «culpa» do Michael. O resto da obra da tabitha é para o lado da poesia... que pensando bem também pode ter componentes fantásticas. de qualquer forma o Candles Burning de horror nada tem. É um romance espesso muito mais perto do gótico sulista e o único elemento sobrenatural é que os mortos também relatam acontecimentos. Mas disso temos imensos exemplos na literatura e nem todos são logo carimbados como de Horror. :wink:

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 03 Nov 2009 12:24

alguém quer começar a discussão da parte II?
é que eu até ja li mas ando mesmo sem tempo, se arranjar uma nesga ainda escrevo uns parágrafos, mas se alguém se puder adiantar agradeço.
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 03 Nov 2009 12:41

Já comecei e já acabei no entanto só hoje à tarde é que vou rever e anotar tudo - antes demais permitem-me dizer que adorei o senhor Hallorann (o cozinheiro) que muito contribuiu para a explicação da história, queria também referir uma passagem que me arrepiou até aos cabelos (página 61 - final na primeira parte)... o melhor capítulo até agora... que medo :sad:

leuqar
Encadernado a Couro

Postby leuqar » 03 Nov 2009 12:47

Eu ainda não acabei a parte II (ando numa de testes, testes e mais testes) por isso ainda não vou poder contribuir para a discussão da segunda parte...mas também me parece que alguns dos participantes da leitura conjunta ainda não acabaram a leitura da primeira parte.
I love Geology...diamonds, emeralds, sapphires and rubies ;)

Bubbles
Livro Raro

Postby Bubbles » 03 Nov 2009 21:26

Eu estou a meio da parte I, mas dêem-me uns dias que já vos apanho :happy:
"Não sou obrigada a jurar obediência às palavras de qualquer mestre" Horácio
"Um coração saudável tem um comportamento caótico"
Joana Augusto's Flick Photostream *** The Ground Beneath My Feet

MAGG
Livro Raro

Postby MAGG » 04 Nov 2009 02:04

Bubbles wrote:Eu estou a meio da parte I, mas dêem-me uns dias que já vos apanho :happy:

não és a única :whistling: .

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 04 Nov 2009 16:08

Bom eu como descobri agora ter uma lista de obras em aberto que mais se assemelha a um catálogo, decidi não acrescentar mais uma, sobre risco de vir para aqui falar sobre o quadro de Dorian Gray na Gafeira, enquanto Henry Miller passeia de mão dada com o Dr. Fausto na noite de Samhain, montados em Morgado, todos eles a ouvirem o Super-Humano. Uff...
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Gaminha
Edição Limitada

Postby Gaminha » 10 Nov 2009 18:15

Estou a adorar o livro, e como alguém aqui no emprego fez uma referencia ao filme, como um dos melhores filmes de terror de sempre, fui pesquisar.

Referente ao filme, encontrei:
[img]http://philzine.files.wordpress.com/2008/02/the-shining-family-moment.jpg[/img]

Não tem nada haver!!!! Nada, nada.
Ela parece uma imbecil na imagem, e a personagem é "fraca" ou simplesmente escolheu ficar com o marido, mas não uma imbecil.

Ele parece um lunático, o que também não é a imagem com que ficamos do pai de Danny.
Danny parece-me a única personagem que encaixa no que imagino.

Return to “The Shining - A Luz”