The Shining - A luz

5ª leitura conjunta
grayfox
Edição Única

Re: The Shining - A luz

Postby grayfox » 10 Nov 2009 18:24

Gaminha wrote:Estou a adorar o livro, e como alguém aqui no emprego fez uma referencia ao filme, como um dos melhores filmes de terror de sempre, fui pesquisar.

Referente ao filme, encontrei:

Não tem nada haver!!!! Nada, nada.
Ela parece uma imbecil na imagem, e a personagem é "fraca" ou simplesmente escolheu ficar com o marido, mas não uma imbecil.

Ele parece um lunático, o que também não é a imagem com que ficamos do pai de Danny.
Danny parece-me a única personagem que encaixa no que imagino.

E eu a pensar que já toda a gente tinha visto o filme...
É claro que essas coisas nunca saem como a gente imagina. Para mim é simples, um filme é uma representação diferente baseada na mesma história, já não me faz comichão se não segue exactamente o livro, até porque coisas diferentes funcionam de maneira diferente num e noutro meio.
Vai ser interessante no fim fazermos uma discussão do filme também.

E a Gaminha está a adorar King (my plan was perrrrrrrrrrrrrfect! :devil2: ).
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

Gaminha
Edição Limitada

Postby Gaminha » 10 Nov 2009 18:29

grayfox wrote:E eu a pensar que já toda a gente tinha visto o filme...
É claro que essas coisas nunca saem como a gente imagina. Para mim é simples, um filme é uma representação diferente baseada na mesma história, já não me faz comichão se não segue exactamente o livro, até porque coisas diferentes funcionam de maneira diferente num e noutro meio.
Vai ser interessante no fim fazermos uma discussão do filme também.

E a Gaminha está a adorar King (my plan was perrrrrrrrrrrrrfect! :devil2: ).

Muitas vezes não é a mesma coisa, mas as expectativas eram algumas.
Pelo que li no livro até agora, o pai de Danny parece-me bom "gajo". Fez muitas asneiras, partiu o braço ao menino, mas parecia-me que se estava a corrigir.

Depois de só ver esta imagem, percebi que quem vai ser o perigo naquela casa, vai ser ele. Com aquela cara...
Um pouco desiludida, tenho de ser sincera. Não queria que o Danny "sofresse" mais, e será um duro golpe para o Danny se o pai se transformar num "possuído" e o tentar matar.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 10 Nov 2009 18:47

Gaminha wrote:Depois de só ver esta imagem, percebi que quem vai ser o perigo naquela casa, vai ser ele. Com aquela cara...

Esta é muito mais famosa... muito mais!

[img]http://kevinliebl.files.wordpress.com/2009/10/shining.jpg[/img]

Uma das queixas principais do King em relação à adaptação do romance ao cinema prendeu-se com a escolha de Jack Nicholson para o papel. Para ele não fazia sentido ter alguém com aquele aspecto de demente lunático logo a abrir o filme.

---

Já agora, uma das razões para eu não ter gostado do filme foram as escolhas para a mulher e para o miúdo. São os dois insuportáveis no ecrã. :ranting:
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Gaminha
Edição Limitada

Postby Gaminha » 10 Nov 2009 18:57

Samwise wrote:Esta é muito mais famosa... muito mais!

[img]http://kevinliebl.files.wordpress.com/2009/10/shining.jpg[/img]

Uma das queixas principais do King em relação à adaptação do romance ao cinema prendeu-se com a escolha de Jack Nicholson para o papel. Para ele não fazia sentido ter alguém com aquele aspecto de demente lunático logo a abrir o filme.

---

Já agora, uma das razões para eu não ter gostado do filme foram as escolhas para a mulher e para o miúdo. São os dois insuportáveis no ecrã. :ranting:

xiiii, conheço bem a imagem, mas não relacionava com este livro.
Realmente se era para ter uma evolução na personagem, não podiam ter escolhido este actor.

PS.: o Jack Nicholson tem uns dentes direitinhos....

MAGG
Livro Raro

Postby MAGG » 10 Nov 2009 21:23

Estou a apreciar bastante a leitura do livro ... pena é que esteja muito atrasada em comparação convosco. Do King só tinha apreciado as versões cinematográficas das obras . Se as restantes forem como esta realmente destacam-se grandemente em relação aos filmes... ou seja ...It can only get better :thumbup:

Bubbles
Livro Raro

Postby Bubbles » 11 Nov 2009 01:37

Faltam-me 50 paginas para acabar a parte 3, mas não contem comigo para por o resumo... já ando atrapalhada com o que tenho de escrever para a faculdade :bash-combo:

Ah, e eu também nunca vi o filme :tongue: mas a imagem do Jack Nicholson conhecia. Realmente não e nada assim que eu visualizo o personagem. Alias, nenhum dos três tem nada haver com a minha ideia. Ela parece tão... sem sal! E tambem imaginava o Danny de modo diferente, mas novinho. O actor parece-me ter um par de anos a mais.
"Não sou obrigada a jurar obediência às palavras de qualquer mestre" Horácio
"Um coração saudável tem um comportamento caótico"
Joana Augusto's Flick Photostream *** The Ground Beneath My Feet

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 11 Nov 2009 11:26

Eu também já vou a poucas páginas do fim da parte 3 ainda que ache o livro mais "suspense" que terror... ainda só vi duas passagens mesmo de terror :sad:

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 11 Nov 2009 11:55

Anibunny wrote:Eu também já vou a poucas páginas do fim da parte 3 ainda que ache o livro mais "suspense" que terror... ainda só vi duas passagens mesmo de terror :sad:

quem falou em terror?
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

toiota
Livro Raro

Postby toiota » 11 Nov 2009 14:06

Ela não sei porque faz-me lembrar a Olivia Palito do Popoye.
Eu só vi o início do filme aqui há uns tempos quando andava a fazer zapping, mas decidi não ver mais porque não queria estragar a magia da leitura do livro.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 09 Feb 2013 10:22

Um documentário a propósito do filme do Kubrick: http://trailers.apple.com/trailers/independent/room237/
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

urukai
Edição Única

Postby urukai » 17 Sep 2013 10:32

Thanatos wrote:Um documentário a propósito do filme do Kubrick: http://trailers.apple.com/trailers/independent/room237/

Vi este documentário que está uma bela bosta.
Basicamente funciona com a voz-off the 5 críticos de cinema (penso) que vão expondo as suas 5 diferentes teorias sobre o Shining enquanto passam imagens de toda a filmografia do Kubrick. Faltam naturalmente os inputs de alguém que tenha estado no set (rídiculo não o terem feito) e porque não do Stephen King.

Quanto às teorias centram-se todas no subtexto do filme (ignorando ou relegando para segundo plano a história da Família Torrance) e a maioria parece-me forçada mas até admito que algumas fazem sentido, no entanto, se conjugarmos tudo, é impossível o Kubrick ter propositadamente feito isso. Mas eu elaboro:

Crítico 1 - O Filme é sobre o Genocídio dos Índios na América. Os argumentos são: 1) as latas de produtos com um Indio que aparecem por cima da cabeça do Haloran na dispensa e mais tarde por cima da cabeça do Jack; 2) O facto de o Hotel ter sido construído por cima de um cemitério indio (ignorando que talvez isso tenha sido apenas um artíficio de escrita para explicar o sobrenatural visto que a explicação real do livro seria dificil de colocar no filme); 3) as fotografias de indios que estão na parede e os motivos indios que pululam pela decoração do Hotel (lol... se aquilo tinha sido um local de indios é natural que a decoração o reflectisse); 4) O facto de o Watson ser bronzeado (LOL!!!!!!) e poder representar os indios sacrificados e oprimidos pelo povo americano (que é o Ullman); Epá que teoria mais forçada mas tudo bem, até admito que o Kubrick possa querer ter deixado essa marca e no filme dizem que ele perdeu mt tempo a arrumar as prateleiras na dispensa.

Crítico 2 - O filme é sobre a segunda grande guerra e o genocidio de judeus e é um veículo para as massas entenderem e emocionarem-se com as milhões de mortes que a guerra provocou. Argumentos: 1) A máquina de escrever, central e elemento charneira, é alemã e a marca é Adler (águia em Alemão que é um dos símbolos Nazis); 2) Numa cutscene inicial as malas da Família Torrance dissolvem-se e na cena seguinte no mesmo sitio estão uma série de pessoas. Ou seja, simboliza as malas dos judeus à porta dos campos de concentração. 3) O Danny e a mãe representam as vitimas dos Nazis personificadas no Jack que é metódico e burocrata pois escreve na máquina alemã 4) O cabelo do Jack, na foto final do Hotel em 1921, parece o bigode do hitler!!! (Really?????). Epá até acredito nalguns destes símbolos mas dizer que o tema do filme é a segunda grande guerra parece-me extraordinariamente puxado.

Crítico 3 - O Filme é sobre sexo. Claro que esta não podia faltar. Dão 3 argumentos: 1) o Ullman quando aperta a mão ao Jack coloca-se ao lado de um recipiente de papeis que parece um pénis gigante e preto (sendo que o gajo é louro!!!); 2) O facto de o quarto 217 (237 no filme) ser o quarto do sexo e o Jack ia lá para ter prazer sexual; 3) O Jack está a ler uma revista Playgirl quando o Ullman chega ao pé dele, ou seja, o Jack era tarado por sexo. Epá que coisa mais forçada e estúpida. O livro é bastante mais sexual que o filme com uma cena de sexo super imprópria e incómoda.

Crítico 4 - O filme é uma desculpa para o Kubrick fazer mea culpa do seu envolvimento no falseamento do moon landing da Apollo 11. Por incrível que pareça esta faz algum sentido mas acho que foi apenas um easter egg introduzido pelo Kubrick. Na cena do Danny a entrar no quarto 237, ele está na carpete do corredor (que parece uma zona de lançamento de foguetes) e depois o Danny levanta-se e tem uma sweat com o Apollo 11 e depois caminha para o Room Nº 237 (que é um anagrama de Moon! e a distância da terra à lua são 237000 milhas) e o quarto é onde os fantasmas estão e é onde o Danny sabe que eles não são reais (como pictures in a book) e por isso a chegada do Apollo 11 à lua é falsa.

Crítico 5 - O filme centra-se sobre o minotauro de Creta e o Labirinto. Epá esta é ridicula. Diz que o Jack quando olha com aquele olhar psycho tem o aspecto de um touro e um poster de um esquiador que aparece numa cena é um minotauro e tem ao lado um cowboy numa vaca que também representa o minotauro e depois o... Nem vou terminar esta de tão espatafurdia que é.

Enfim, acredito nalguns destes símbolos e até acho que há um bocadinho de verdade em todos eles mas também acho que há para aqui mt whishful thinking e continuo a dizer que o Kubrick foi burro em não ter aproveitado mais a história do King que é bem melhor que a do filme. O melhor pedaço do filme é a menção a isto mesmo, as picardias e desacordo entre o King e o Kubrick que é evidente da cena do Halloran (a voltar ao Overlook) passar por um acidente na estrada em que um Beetle vermelho foi esmagado por um camião. Como se lembram o Beetle do Jack do livro é vermelho e o do Jack no filme é amarelo e isto foi a forma de o Kubrick dizer que no filme manda ele. :pipoca:

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 17 Sep 2013 17:56

Vou começar a ler, em jeito de preparação para o Doctor Sleep.

urukai
Edição Única

Postby urukai » 17 Sep 2013 18:08

vampiregrave wrote:Vou começar a ler, em jeito de preparação para o Doctor Sleep.

Fazes mt bem.

Eu já pré-comprei o Doctor Sleep pelo googlebooks e aguardo ansiosamente a autorização para o download...

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 18 Sep 2013 08:54

urukai chegaste a ver a mini-série televisiva do Shining com argumento do próprio King? É muito mais fiel ao livro e na minha humilde opinião muito mais interessante que o filme do Kubrick. Aliás o Kubrick, visto agora em retrospectiva, é a autêntica definição de montanha a parir ratos. Anos a fazer filmes, perfeccionismo ao nível de mito lendário mas depois o resultado final saía sempre uma coisinha assim-assim como por exemplo A Clockwork Orange, The Shining, e Eyes Wide Shut ou então verdadeiros pastelões como Barry Lyndon ou 2001: A Space Odyssey.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

urukai
Edição Única

Postby urukai » 18 Sep 2013 09:19

Por caso vi Thanatos mas foi há mts anos e nem sequer sabia o que era. Lembro-me vagamente da cena das vespas e agora quando estava a ler o livro lembrei-me dessa mini-série. Será que a encontro nalgum lado?

Quanto ao Kubrick ele tem apontamentos maravilhosos, aquela cena de abertura com a música e a cena filmada de helicóptero é fenomenal. Arrepia e percebe-se que é um filme de terror apesar de apenas filmar paisagens bonitas e naturais. Mas, sinceramente, com o material que tinha podia ter feito mt melhor.

Return to “The Shining - A Luz”