Porque Gostarei de Ler este Livro

urukai
Edição Única

Porque Gostarei de Ler este Livro

Postby urukai » 28 Jan 2009 22:45

Olá,

um pequeno toca e foge para vos mostrar o meu primeiro trabalho no âmbito do curso de Escrita Criativa organizado pelo El Corte Inglês.

Objectivo: Escrever 1800 caracteres com o tema "Porque gostei de ler este livro". Dei-lhe um pequeno twist e saiu isto:

Livro: O Principezinho
Autor: Antoine de Saint-Exupéry

Porque gostarei de ler este livro

Tenho na cabeça uma gaveta para este livro. Aproveitei a deixa e abri-a. Uma confusão de resquícios e fragmentos de memórias adormecidos por debaixo de uma manta de pó amnésico. Pus mãos à obra, despejei a gaveta e reli-o num virar de páginas apressado. Lamentavelmente, já não me surpreendeu. Conheço-lhe os intuitos. Tristemente, não me tocou. Formataram-me para lhe ser imune. Estranhamente, não me inundou o cérebro de ideias e vontades. As minhas vivências tornaram-me estanque e limitado. Abro a gaveta lentamente. Uma. Duas. Três vezes. Sempre o mesmo resultado. Tudo ordenado mas sem brilho. Tudo categorizado mas sem magia. Tudo no devido lugar para nunca mais ganhar emoções, apenas pó. Afasto-me, frustado. O peso das correntes não me deixa ir muito longe. A frustração dá lugar à raiva e num momento irreflectido, como já há poucos, abro novamente a gaveta. Desta vez de rompante! Tudo chocalha. Tudo bate contra tudo. O elefante rompe a barriga da cobra. A raposa ganha um galo contra a parede da gaveta e os pequenos planetas chocam entre si num Big Bang de proporções intersticialmente inimagináveis. Há algo de libertador no meio do caos e vejo-me, momentaneamente, sem barreiras. Imagino-me num quarto. As paredes de um azul límpido que fariam inveja a muitos dos céus cinzentos que normalmente nos tapam as cabeças. Das estantes espreitam-me mil estórias reinventadas todos os dias. O cheiro a pinho, que exala da mobília, rejuvenesce-me. Estou sentado numa cama, fofa demais para ser minha pois a coluna, dobrada pelos anos, já pede por leitos mais duros do que este. Ao meu lado, sinto uma pequena forma, encimada por um tufo de caracóis castanhos que pululam num campo fértil de ideias, sonhos e emoções. Oiço a minha voz a elevar-se do livro que tenho sobre o colo:
Eu não posso brincar contigo, disse a raposa. Ainda não me cativaram.
Sou interrompido sem contemplações:
"Papá, o que é cativar?"
Demoradamente, a tirar prazer de cada palavra, de cada sílaba e de cada respiração, respondo. Rego aquelas ideias e sonhos que nascem livremente e parecem nunca parar de crescer. Mas na verdade sei que irão parar. Por isso fecho os olhos e leio. Conto de cor aquilo que já esqueci e guardo tudo numa gaveta partilhada que brilha com a intensidade de mil sóis reflectidos na farta e irrequieta cabeleira loira de um Principezinho.

Pedro Farinha
Edição Única

Re: Porque Gostarei de Ler este Livro

Postby Pedro Farinha » 29 Jan 2009 00:27

Muito bem. E do curso estás a gostar ?

urukai
Edição Única

Re: Porque Gostarei de Ler este Livro

Postby urukai » 29 Jan 2009 00:45

Olá Pedro,

Tem dias...
Como tenho pouco tempo deixo aqui uma pequena lista de pros e cons.

Pros

- As sessões com convidados (até agora Tiago Salazar, José Luís Peixoto, Maria Antónia Oliveira) têm sido muito interessantes onde se desenvolvem verdadeiros diálogos com os escritores;
- Tenho aprendido algumas técnicas, dicas para escrever;
- É grátis;
- Conhece-se pessoas (poucas) interessantes;

Cons

- Somos cerca de 50 o que dificulta uma aproximação ao Prof.
- O Prof. apesar de ser simpático, culto, sincero e honesto perde-se muito em deambulações que, culturalmente, são interessantes mas, literariamente, não. (ex: Já estivémos 20 minutos a falar de museus de Lisboa)
- A maioria dos inscritos são reformados sem nada para fazer que vão para ali a) passar o tempo; b ) vangloriar-se
- O que tenho aprendido não é nada de novo

Concluindo, são duas horas de cultura literária muito bem passadas mas que de escrita criativa têm pouco. Não me posso queixar pois fórmulas milagrosas para aprender a escrever não existem e já o sabia antes de me ter inscrito.

Um abraço

Return to “Urukai”