Samwise

urukai
Edição Única

Samwise

Postby urukai » 11 Dec 2009 17:10

<!--fonto:Arial--><span style="font-family:Arial"><!--/fonto-->Disclaimer: O que vão ler é um projecto pessoal que tem como objectivo o exercício das minhas capacidades imaginativas para criar/caracterizar personagens a partir das opiniões/postura/estilo de users no BBDE.
Sou um optimista por natureza e acredito que aquilo que escrever, para além de ter uma elevada probabilidade de não ser fiel à realidade, será uma visão romantizada do perfil verdadeiro do user em causa.
Acrescento que me foi dada autorização para o efeito via pm e que indemnizações estão fora de questão, a não ser que por indemnização se entenda dar uma boleia na próxima tertúlia ou ser alvo de chacota aqui no fórum por gostar de cachuchos nos dedos mais caros que um Ferrari.
Se alguém se sentir ofendido ou lesado com o texto basta dizer que o apagarei imediatamente.

Agora que o disclaimer já saiu do caminho posso dar-vos uma pequena nota introdutória sobre a génese deste projecto. No outro dia, na shoutbox, perguntei se não haveriam por aí threads com fotos do pessoal porque isto de ver corações e não ver caras, para além de contradizer o provérbio, não dá com nada. A resposta imediata foi: Queres ver fotos vai a uma tertúlia BBDE! Dado o murro no estômago, é hora de absorver o impacto e reorganizar o calendário para ir à próxima. Mas, encolhido no chão com o golpe baixo mas honesto oriundo da gritacaixa, pensei: Porque não tento algo mais simples (mas extraordinariamente mais difícil) e crio uma ideia concreta, real e física dos elementos com quem compartilho o meu quotidiano cibernáutico? Porque não pego nas suas frases, ideias, motivações, discussões, avatares, signs, gostos e desilusões e construo um puzzle de uma pessoa a partir de múltiplas peças movimentadas pela imaginação? Basta-me aliar a prática resultante dos variados amigos imaginários da minha infância e munir-me de artifícios estilísticos, gramaticais e semânticos para conseguir criar um molde dos membros que comigo teclam no BBDE.

Assim sendo, cá estou eu para me estrear com o membro que mais postou: o Samwise. Com 8900 posts, escreveu quase um post por cada dia que eu vivi. Ou seja, caminho sobre gelo fino quando disserto sobre alguém com tanta experiência e à vontade neste mundo onde todos os livros são bons. Por outro lado, e tendo em conta os pressupostos deste projecto, escrever sobre alguém com esta quantidade absurda de matéria-prima pronta a ser extrapolada numa personagem será tão fácil como beber um café no bar da cinemateca enquanto é exibida uma reposição dos 50 melhores westerns de todos os tempos, em sessões contínuas.
Do Sam sei dois factos. Um concreto outro nem por isso. Concretamente, sei que está na casa dos trinta. Não fosse ter obtido esta informação numa visita inconsciente ao seu perfil e a minha imaginação teria percepcionado este valor cerca de 5 anos antes, atribuindo ao Samwise o sétimo andar na casa dos vintes. Este posicionamento etário desajustado teria de ser contrabalançado com um parecer positivo relativo à sua precocidade cinematográfica pois, talvez até mais do que escrita, a sétima arte é o denominador comum de grande parte das suas participações. A ideia que tenho da personalidade do Sam (não, não me esqueci do segundo facto pouco concreto, mas já lá irei) imiscuir-se-á, irremediavelmente, no alter-ego que para ele criarei no meu universo imaginativo. De qualquer maneira, para o bem ou para o mal, o crivo do meu juízo irá exacerbar e/ou diminuir características que dele transparecem para os posts conferindo ao resultado um valor, quase sempre, distante do real.
De qualquer maneira, cá vai.
O Samwise será ponderado, racional e sensorial. Não necessariamente por esta ordem o que no caso dele é de extrema importância pois pauta as suas opiniões por argumentos ordenados e muito bem destrinçados. Assim sendo, a ordem correcta seria primeiro racional e depois ponderado com o sensorial a servir de linha onde se escreveriam as palavras anteriores. Acima de tudo penso que o Samwise seja alguém muito terra-a-terra e que retira dos seus sentidos uma multiplitude de informações que depois categoriza, analisa, interpreta e ordena. É capaz de se surpreender e emocionar com um pôr-do-sol esplendoroso ou o cheiro de café e livros mas não ao ponto de essas emoções lhe toldarem o raciocínio metódico e desperto que está sempre subjacente às suas acções e postura perante as coisas. Não é por isso um nefelibata ou um intelectual abstracto e abstraído. É alguém com espírito crítico e com uma mente receptiva. Alguém que gosta e sabe porque gosta. Alguém que mesmo gostando sabe que há sempre a possibilidade de, no futuro, não gostar tanto.
No que respeita à aparência temo que o meu raciocínio esteja inquinado pelo facto não concreto que detenho. Algures durante a discussão da publicidade da Cadbury alguém disse que o Samwise se parecia com o puto do anúncio. Ou seja, misturar um puto de treze anos a um adulto de 30 destrói qualquer caracterização física que eu tentasse encetar!
<!--fontc-->[/color]<!--/fontc-->
<!--fonto:Arial--><span style="font-family:Arial"><!--/fonto-->Num livro o Sam poderia ser:<!--fontc-->[/color]<!--/fontc-->
<!--fonto:Arial--><span style="font-family:Arial"><!--/fonto-->- Pai (Estrada – Cormac McCarthy)
<!--fontc-->[/color]<!--/fontc-->
<!--fonto:Arial--><span style="font-family:Arial"><!--/fonto-->Num filme seria:<!--fontc-->[/color]<!--/fontc-->
<!--fonto:Arial--><span style="font-family:Arial"><!--/fonto-->- Faramir (LOTR – JRR Tolkien)

Numa música seria:
- Uma composição de Yann Tiersen

Num western seria:
- Uma mistura da pedagogia do Morgan Ned Freeman e a serenidade do Kevin Dunbar Costner, com a frieza e metodologia do Clint Munny Eastwood e ainda um piscar de olho à boa disposição do Mel Maverick Gibson (Sorry, I do not know the classics that well!)

Resta-me agradecer ao Samwise a permissão para esta brincadeira e quanto aos restantes encontramo-nos aí numa qualquer esquina da minha imaginação.

Urukai<!--fontc-->[/color]<!--/fontc-->

Tzimbi
Livro Raro

Re: Samwise

Postby Tzimbi » 11 Dec 2009 17:18

urukai, lindo!

Quem me conhece sabe que não gosto de comentar esta área, mas não resisto a um comentário: o Sam é tudo isso e muito mais. :friends:

Agora só me resta desejar que não estejas apaixonado pelo Sam, urukai.... :mrgreen4nw:

S.

urukai
Edição Única

Postby urukai » 11 Dec 2009 17:24

Escolhi um elemento do sexo masculino exactamente para nao haver segundas intencoes!
O Samwise q criei é uma personagem criada a partir de dados reais. Um pouco como mts escritores admitem q "criam" as suas personagens. Para mim é um exercicio, bem dificil, pois ainda estive uma semanita a ruminar isto.

Gaminha
Edição Limitada

Postby Gaminha » 11 Dec 2009 17:25

Fiquei admirada, não vou entrar em pormenores... mas fiquei admirada.

Na minha opinião (e não pedi autorização para falar sobre o Sam, mas cá vai...):
Quanto ao Livro -> Pai na "A Estrada", nops, nops, nops... nenhuma semelhança consigo ver!

Sam está mais próximo de um "sábio" ou um "mestre" de ofícios (G.R.R.Martin) do que um lutador/sobrevivente. Alguem que está sempre presente para ouvir e comentar quando lhe é pedido.

E defeitos Urukai? o Sam não tem defeitos? :devil2:

Gaminha
Edição Limitada

Postby Gaminha » 11 Dec 2009 17:27

E parabéns! Está muito fixe!

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 11 Dec 2009 17:35

Para além de ter achado muito divertido o texto, ainda achei mais divertido ter que ir à net à procura do significado de 'nefelibata'. :lol2:
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

urukai
Edição Única

Postby urukai » 11 Dec 2009 17:39

Sim tem defeitos mas isso fica para quando eu necessitar de vilões como personagens. :tongue:

De qq maneira na postura do Sam aqui no forum vislumbramse mais as qualidades. E relembro nunca falei com o Sam nem o conheco pessoalmente.

Gaminha
Edição Limitada

Postby Gaminha » 11 Dec 2009 17:40

urukai wrote:Sim tem defeitos mas isso fica para quando eu necessitar de vilões como personagens. :tongue:

De qq maneira na postura do Sam aqui no forum vislumbramse mais as qualidades. E relembro nunca falei com o Sam nem o conheco pessoalmente.

Cá entre nos que ninguém nos ouve, já falei com ele e também não saberia apontar muitos defeitos... :rolleyes:

Ripley
Edição Limitada

Postby Ripley » 11 Dec 2009 17:43

Gaminha wrote:Cá entre nos que ninguém nos ouve, já falei com ele e também não saberia apontar muitos defeitos... :rolleyes:

Mas tem-nos, Gaminha, como qualquer pessoa.
Como começar a falar de ... westerns (ok, cinema, pronto) e deixar outras pessoas a apanhar bonés... :mrgreen4nw:
"És a metade que me é tudo." [Pedro Chagas Freitas]
---§§§---
"O amor não se percebe. Não é para perceber. O amor é um estado de quem se sente. O amor é a nossa alma. É a nossa alma a desatar. A desatar a correr atrás do que não sabe, não apanha, não larga, não compreende." [Miguel Esteves Cardoso]

Gaminha
Edição Limitada

Postby Gaminha » 11 Dec 2009 17:45

Ripley wrote:Mas tem-nos, Gaminha, como qualquer pessoa.
Como começar a falar de ... westerns (ok, cinema, pronto) e deixar outras pessoas a apanhar bonés... :mrgreen4nw:

Sublinho o "muitos".
Claro que os tem... mas não é dos piores...

Já agora, onde é que ele está? Não o vi ainda por aqui? :devil2:

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 11 Dec 2009 17:46

Bom... acho que fiquei sem palavras.

(eu também) Não estou apaixonado pelo Urukai, mas estou com muita vontade de o conhecer ao vivo!

(Uma pequeníssima emenda a uma dedução feita num texto que de outro modo está perto o suficiente da imagem que julgo dar de mim: primeiro que tudo, e de imediato, o que há é o sensorial, a emoção. Só depois vem o racional e o ponderado, talvez irremediavelmente transformado pelo resultado das sobras emocionais. Não há volta a dar a isto.)
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 11 Dec 2009 17:47

Obrigado, Urukai. :friends:
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Pedro Farinha
Edição Única

Postby Pedro Farinha » 11 Dec 2009 17:54

Sinceramente acho que está muito bem caracterizado. Como já o conheço pessoalmente e tenho a honra de lhe poder chamar amigo acho que o emocional vem sempre primeiro, mas quando ele abre a boca para falar ou escolhe as palavras para escrever, já a ponderação e o pensamento estruturado tomaram as rédeas. A parte emocional só é vísivel ao vivo, na reacção da expressão da cara ou no brilho dos olhos. Não, eu também não estou apaixonado pelo Sam.

Parabéns Urukai !

urukai
Edição Única

Postby urukai » 11 Dec 2009 17:54

Samwise wrote:Obrigado, Urukai. :friends:

U're Welcome Sam. Eu é q agradeço.
Quanto à ordem das caracteristicas, eu fiz batota e coloquei o racional e ponderado escritos sobre um linha que representam os sentidos. Como se de um alicerce para a racionalidade e ponderação se tratasse.

Ripley
Edição Limitada

Postby Ripley » 11 Dec 2009 18:10

Pedro Farinha wrote:Sinceramente acho que está muito bem caracterizado. Como já o conheço pessoalmente e tenho a honra de lhe poder chamar amigo acho que o emocional vem sempre primeiro, mas quando ele abre a boca para falar ou escolhe as palavras para escrever, já a ponderação e o pensamento estruturado tomaram as rédeas. A parte emocional só é vísivel ao vivo, na reacção da expressão da cara ou no brilho dos olhos. Não, eu também não estou apaixonado pelo Sam.

Parabéns Urukai !

Apoiado a 268%

Mais informo que também não estou apaixonada pelo Sam. Mas gosto muito do meu amigo Sammy :hug:
"És a metade que me é tudo." [Pedro Chagas Freitas]
---§§§---
"O amor não se percebe. Não é para perceber. O amor é um estado de quem se sente. O amor é a nossa alma. É a nossa alma a desatar. A desatar a correr atrás do que não sabe, não apanha, não larga, não compreende." [Miguel Esteves Cardoso]

Return to “Urukai”