Black Rain

Samwise
Realizador

Re: Black Rain

Postby Samwise » 20 Oct 2009 17:31

Lovecraft wrote:
Samwise wrote:
annawen wrote:Bem, eu não vou entrar aqui em discussões de puro gosto. Eu por exemplo detestei o "Gladiador", e o Sam dá-lhe 8/10. E ainda viu a versão Director's Cut, o que, para mim, é extraordinário.

Daria um 5 à versão normal, que fui ver ao cinema com alguma expectativa e saí de lá defraudado. E nem me podem acusar de falta de perspectiva cinéfila, porque dias antes havia visto o A Queda do Império Romano para fazer uma comparação (face às críticas, injustas, de plágio, e às supostas diferenças abismais na qualidade de ambos que li nalguns comentários).

The Fall of the Roman Empire (<!--coloro:#003399--><!--/coloro-->1964).
<!--colorc-->
<!--/colorc-->Se é a este que te estás a referir, a comparação é quase impossível.
Este é um filme de excepção, com um cast que intimida.
Plágio nadinha, mas na verdade esperva bem mais do filme. Quando vi pela primeira vezno cinema, saí de lá arreliadissimo. O filme tem pouca alma e assim mexe pouco. Após duas ou três visualizações e já sem expectativas, parece mais mediano.

Sim, é esse. Fui ver à cinemateca. O filme vinha etiquetado como uma "obra-prima" (por suposto a última de Anthony Mann), e apontado como o filme de onde o Gladiador havia copiado quase todo o argumento.

Gostei, mas, como tu, achei que ficou muito longe da imagem pintada.

Dias depois o Thanatos "obrigou-me" a ver o Gladiador - versão estendida. Resultado: reabilitou o filme perante a minha opinião.

Ainda não vi a versão estendida do Reino dos Céus, mas certamente que o farei.

Há uma série de pormenores que parecem pendurados no nada e estranhos na versão normal, e que ganham uma vida nova com as cenas que faltam. Quanto ao Orlando Bloom, nada a fazer... continua o "mau" da fita.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

MAGG
Livro Raro

Postby MAGG » 20 Oct 2009 20:44

Finalmente acabei de rever o Black Rain e por incrivel que pareça fiquei com a mesma sensação que tive na altura em que o vi ( em VHS ) pela primeira vez : safam-se os aspectos visuais ( a forma como a luminosidade atravessa os espaços ) e uma osaka obscura que lembra a Los Angeles de Blade Runner.

pormenor : gostei do aspecto visual do apartamento de Joyce ( paredes de betão à vista a lembrar os projectos de um certo Tadao Ando).

Um desenvolvimento da personagem Nick ( Douglas ) fraquinho : quais as motivações das alterações do carácter do mesmo ? é corrupto ? no final já não ?...hum... qual a lógica na história para tal ? .. ( será que as testemunhas de jeová lhe bateram à porta? ) :dry:

Frases clichés que quebram o pouco dramatismo que algumas cenas conseguem ter. Slow motions nas cenas erradas... e Gaminha ( se não estou em erro ) também estranhei na cena final o Nick deixar o Mas sozinho a combater com todos os restantes "bad guys".

De todos os actores saltou à vista a interpretação do chefe do clã ...

Como já foi dito anteriormente (já não me lembro por quem :rolleyes: ): "é um filme que não resiste ao tempo."

:mrgreen4nw: ... também vale pelo facto de não apresentar uma cena mais tórrida que envolva o Michael Douglas...( essa, sim... um grande cliché no cinema dos anos 80 )...

Samwise wrote:Por ordem de gosto, o que vi:

Kingdom of Heaven e Gladiator (director's cuts) - 8/10

What ??!!! Kingdom of Heaven e Gladiator ao mesmo nível ? do que me lembro do Kingdom of Heaven é que foi um aborrecimento total ... com um Orlando Bloom muito fraquinho como personagem principal . O filme perdeu e bastante em tê-lo nessa personagem...
o filme apresenta passagens na história sem qualquer fio condutor...já agora o Gladiator considero que foi bastante melhor ( se bem que a cena final ficou um pouco aquém das minhas expectativas) ... com uma boa prestação do Russel Crowe :thumbsup:

Samwise wrote:

Há uma série de pormenores que parecem pendurados no nada e estranhos na versão normal, e que ganham uma vida nova com as cenas que faltam. Quanto ao Orlando Bloom, nada a fazer... continua o "mau" da fita.

ok ... eu também ainda não vi a versão estendida ...talvez mude a minha versão ...se bem que aquele Orlando Bloom... :thumbdown:

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 20 Oct 2009 23:34

MAGG wrote:... também vale pelo facto de não apresentar uma cena mais tórrida que envolva o Michael Douglas...( esse, sim... um grande cliché no cinema dos anos 80 )...

Era só o que nos faltava... :ph34r:

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 21 Oct 2009 09:34

MAGG wrote:

What ??!!! Kingdom of Heaven e Gladiator ao mesmo nível ? do que me lembro do Kingdom of Heaven é que foi um aborrecimento total ... com um Orlando Bloom muito fraquinho como personagem principal . O filme perdeu e bastante em tê-lo nessa personagem...
o filme apresenta passagens na história sem qualquer fio condutor...já agora o Gladiator considero que foi bastante melhor ( se bem que a cena final ficou um pouco aquém das minhas expectativas) ... com uma boa prestação do Russel Crowe :thumbsup:

Samwise wrote:

ok ... eu também ainda não vi a versão estendida ...talvez mude a minha versão ...se bem que aquele Orlando Bloom... :thumbdown:

Na versão estendida do KOH já não há problemas com o "fio condutor".

Mesmo assim, e considerando as versões comerciais "normais", gostei mais do KOH do que do Gladiator, e, inversamente, gostei mais do Crowe do que do Bloom (ou melhor, gostei do Crowe e não gostei do Bloom).
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 21 Oct 2009 09:44

annawen wrote:
MAGG wrote:... também vale pelo facto de não apresentar uma cena mais tórrida que envolva o Michael Douglas...( esse, sim... um grande cliché no cinema dos anos 80 )...

Era só o que nos faltava... :ph34r:

LOL

Continuo a achar que houve uma cena qualquer que foi cortada do filme... :mrgreen4nw: (o que me lembra que tive um choque a ver as cenas cortadas de um filme do irmão dele, o Tony Scott: Man on Fire... :whistling: )

Andando um pouco atrás: o Michael Doulgas é um cliché dos anos 80? É uma afirmação um bocado puxada. Diria que foi um actor "em vouga" durante os anos 80, tempos em que participou numa série de sucessos comerciais do cinema. De cenas tórridas, ainda não tinha tido nada assim de extraordinário (só o Fatal Attraction). O "apogeu" viria uns anitos mais tarde...

Mais para trás referi o Wall Steet e o The Game para dar exemplos de boas "prestações" do Douglas (puramente no âmbito da interpretação :mrgreen4nw:). Agora que estive a olhar para a lista, acrescento o The War of the Roses, o Wonder Boys e o Traffic.

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 21 Oct 2009 11:06

Ele também não está mal no "Em Busca da Esmeralda Perdida".

MAGG
Livro Raro

Postby MAGG » 21 Oct 2009 16:12

Samwise wrote:LOL

Continuo a achar que houve uma cena qualquer que foi cortada do filme... (o que me lembra que tive um choque a ver as cenas cortadas de um filme do irmão dele, o Tony Scott: Man on Fire... )

podes crer ...parece não é ? :mrgreen4nw: ... Man on Fire ? esse ainda não vi ...

Samwise wrote:Andando um pouco atrás: o Michael Doulgas é um cliché dos anos 80? É uma afirmação um bocado puxada. Diria que foi um actor "em vouga" durante os anos 80, tempos em que participou numa série de sucessos comerciais do cinema. De cenas tórridas, ainda não tinha tido nada assim de extraordinário (só o Fatal Attraction). O "apogeu" viria uns anitos mais tarde...

:blink: ... mas eu disse que o Michael Douglas era um cliché ? ... eu quis dizer era que as cenas mais ousadas com ele é que já eram previsiveis ...

ok ok :rolleyes: nos 80 foi só o Fatal Atraction ...cronologicamente até tens razão (se bem que ...eu ainda me lembro do perfil longitudinal do traseiro do sr aparecer no "Em busca da esmeralda perdida"... um pequeno indício do que o futuro nos traria ) .

Mas Sam eu não disse que não gostava do actor ...até gosto muito de o ver em alguns filmes ( "the Game" , "Wonder Boys" e ..." Em busca da esmeralda perdida" (que querem?...é um filme incontornável da minha adolescência :cool: ).

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 21 Oct 2009 16:22

MAGG wrote::blink: ... mas eu disse que o Michael Douglas era um cliché ? ... eu quis dizer era que as cenas mais ousadas com ele é que já eram previsiveis ...

O português presta-se a estas confusões.

A forma como a tua frase está escrita, com os parêntesis logo a seguir ao nome dele, levou-me a fazer esse raciocínio.

MAGG - Viste o Wall Street? (então vê!!! - não há cenas tórridas com ele...)

Lovecraft
Dicionário

Postby Lovecraft » 21 Oct 2009 16:24

Samwise wrote:
MAGG wrote:

Samwise wrote:[quote]Ainda não vi a versão estendida do Reino dos Céus, mas certamente que o farei.

Na versão estendida do KOH já não há problemas com o "fio condutor".

Mesmo assim, e considerando as versões comerciais "normais", gostei mais do KOH do que do Gladiator, e, inversamente, gostei mais do Crowe do que do Bloom (ou melhor, gostei do Crowe e não gostei do Bloom).
[/quote]

Eu não encontro grandes quebras narrativas no KOH, mas se a versão extendida é mais esclarecedora, melhor. O Bloom não é realmente grande escolha.

Como raio é que acham que o Gladiador vai buscar alguma coisa ao filme do Mann é que não entendo.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 21 Oct 2009 16:32

Lovecraft wrote:Como raio é que acham que o Gladiador vai buscar alguma coisa ao filme do Mann é que não entendo.

Algumas coisas, admitamos, vai mesmo buscar - o modelo do argumento parte da mesma fonte: o César velhinho (Alec Guiness numa versão, Richard Harris na outra) que está prestes a morrer e decide delegar o poder de Roma ao seu general de maior confiança (Boyd e Crowe, respectivamente) e o que sucede quando o filho mal amado (Phoenix e Plummer) descobre que foi "traído".

Mas não é o plágio descarado que acusam de ser.

MAGG
Livro Raro

Postby MAGG » 21 Oct 2009 16:36

Samwise wrote:O português presta-se a estas confusões.

A forma como a tua frase está escrita, com os parêntesis logo a seguir ao nome dele, levou-me a fazer esse raciocínio.

Corrigido ... penso eu de que ... :smile:

MAGG
Livro Raro

Postby MAGG » 21 Oct 2009 16:39

Samwise wrote:MAGG - Viste o Wall Street? (então vê!!! - não há cenas tórridas com ele...)

Sim , esse também já vi mas, não me lembrei dele na altura do post.

Return to “1 - Máfia/Gangsters”