Black Rain

Samwise
Realizador

Re: Black Rain

Postby Samwise » 20 Oct 2009 10:14

leuqar wrote:Gosto quando um filme me surpreende e este não teve esse efeito...muitas cenas eram previsíveis (ex: a "redenção" do NicK e o quebrar das regras pelo Mas).

Não eram nada!... :laugh:

Pode ter sido um filme inovador na altura (isto não sei, pois não tenho conhecimentos para avaliar) ou não, mas não fica na memória.

Não particularmente. Nada de novo num filme policial, nada de novo num filme com a máfia chinesa, nada de novo no "choque de culturas", nada de novo num filme de Ridley Scott. Apenas uma rotina competente dotada de bons "visuais".

Inovador havia sido o Die Hard, no ano anterior.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 20 Oct 2009 10:46

Samwise wrote:Inovador havia sido o Die Hard, no ano anterior.

És capaz de sustentar esta afirmação?
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 20 Oct 2009 11:00

Thanatos wrote:

:mellow: Claro que sou (:hypocrite:). Mas vai-me dar trabalho.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 20 Oct 2009 11:06

Thanatos wrote:

já tinhas ouvido o termo "Yippee-ki-yay" ser usado alguma vez? :lol2:
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 20 Oct 2009 11:11

Samwise wrote:
Thanatos wrote:

:mellow: Claro que sou ( :hypocrite: ). Mas vai-me dar trabalho.

Se é para dar trabalho e depois eu andar para aqui a refutar (sim, penso que é evidente que não achei o Die Hard inovador :wink:) então deixa estar. Não vamos andar a discutir neste fórum de discussão. :lol2:
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 20 Oct 2009 11:13

grayfox wrote:
Thanatos wrote:

já tinhas ouvido o termo "Yippee-ki-yay" ser usado alguma vez? :lol2:

Correcção, " Yippee-ki-yay motherfucker " :lol2:

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 20 Oct 2009 11:17

Sharky wrote:Correcção, " Yippee-ki-yay motherfucker " :lol2:

Pois, mas como chefe da LAMBE, achei por bem retirar essa parte.
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 20 Oct 2009 11:18

Samwise wrote:nada de novo num filme de Ridley Scott. Apenas uma rotina competente dotada de bons "visuais".

Ei, atenção que o Ridley Scott tem muito bons filmes. Este é que não é um deles.

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 20 Oct 2009 11:21

grayfox wrote:
Sharky wrote:Correcção, " Yippee-ki-yay motherfucker " :lol2:

Pois, mas como chefe da LAMBE, achei por bem retirar essa parte.

Membro Relax - Sharky
Representante da vertente passiva intervencionista. Nunca mete directamente as "mãos na sujidade", mas faz tudo ao seu alcance para mostrar, longe das batalhas mais acesas que de vez em quando explodem no fórum, que a vida pode ser vivida numa curte.

LAMBE que é curtido :lol2: :mrgreen4nw:

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 20 Oct 2009 11:23

annawen wrote:
Samwise wrote:nada de novo num filme de Ridley Scott. Apenas uma rotina competente dotada de bons "visuais".

Ei, atenção que o Ridley Scott tem muito bons filmes. Este é que não é um deles.

Até me engasguei! Muitos!? Quais muitos annawen? Por mais que puxe pela cabeça só me lembro do Duellists.

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 20 Oct 2009 11:26

Thanatos wrote:
annawen wrote:

Até me engasguei! Muitos!? Quais muitos annawen? Por mais que puxe pela cabeça só me lembro do Duellists.

Tens o " Gladiator " :tongue:

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 20 Oct 2009 11:29

Sharky wrote:
Thanatos wrote:
annawen wrote:[quote="Samwise"]nada de novo num filme de Ridley Scott. Apenas uma rotina competente dotada de bons "visuais".

Tens o " Gladiator " :tongue:
[/quote]

Uiiii... então aquela cena neo-liberal em pleno Coliseu, com o Imperador a defrontar-se para gaúdio da populaça é muito à frente. Do discurso final da gaja com os senadores a carregarem o corpo em ombros então nem digo nada.

Arranja lá outro filme...

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 20 Oct 2009 12:38

Thanatos wrote:
Samwise wrote:
Thanatos wrote:
Samwise"]Inovador havia sido o Die Hard, no ano anterior.

:mellow: Claro que sou ( :hypocrite: ). Mas vai-me dar trabalho.

Se é para dar trabalho e depois eu andar para aqui a refutar (sim, penso que é evidente que não achei o Die Hard inovador :wink: ) então deixa estar. Não vamos andar a discutir neste fórum de discussão. :lol2:
[/quote]

As discussões são sempre à volta dessa base - alguém defende uma ideia qualquer e a oposição refuta e contrapõe outra melhor. Ou então não são discussões, são concordatas.

Sempre podemos criar um tópico neste fórum de discussão para discutir o Die Hard.

Sem elaborar assim muito, e para que não me dê então tanto trabalho, diria que o filme ergueu uma fasquia dentro do género (ou melhor: de certa forma fez nascer um género novo por si só), que seria seguida e imitada até à exaustão durante a década toda seguinte - a lista de "discípulos" é extensa e variada.

Houve como que de agregar de várias vertentes e de vários géneros naquele espaço fechado do edifício (Nakatomi Plaza) que resultou em algo de novo, algo que até então não se tinha visto no cinema. É um misto de cinema de acção (daquela em que um herói solitário é colocado numa batalha desigual contra uma força teoricamente muito superior - algo que vem dos Rambos) com o filme-catástrofe citadino (a Torre do Inferno vem à memória), em que esse ambiente fechado, com uma certa dimensão claustrofóbica, confere uma miríade de novas possibilidades ao realizador (no caso, o McTiernan aproveitou muito bem o material, fez um thriller trepidante em que não há quase tempo para respirar). Depois, outra inovação importante prende-se com os personagens, em especial o McCLane. É um novo tipo de herói, mais humano e vulnerável, que manifestamente não está preparado para lidar com o assunto, que vai sobrevivendo também à custa do factor improviso e de alguma sorte, e que tem de lidar com os problemas não só a nível físico, como encontrar um equilíbrio moral para conseguir safar os reféns que estão do outro lado. Esta foi outra inovação que foi explorada vezes sem conta nos filmes que se seguiram a Die Hard. Do ponto de vista do vilão, também vejo algo de inovador no modus operandi. Um grupo de profissionais tecnicamente bem apetrechados que toma de assalto um edifício inteiro, fazendo-se passar por terroristas - nada de novo em relação às situações de reféns e de terrorismo, mas a diferença é que quilo é mesmo um assalto, e entramos noutro cruzamento territorial de géneros, com uma encenação inovadora do Heist-movie, gerada precisamente pela maneira como é abordada: como um filme de acção.

Talvez que visto à distância de vinte anos o filme não pareça nada de inovador, mas a comparação tem de ser feita com base nas circunstâncias da altura (estive para escrever da "época" :mrgreen4nw:).

Resumo: inovador a nível de exploração do espaço, inovador a nível de cruzamento de géneros e definição de um novo género, inovador a nível de personagens. Assim por alto e do que me lembro.

[quote="annawen wrote:

De acordo. Estava a tentar dizer que face àquilo que já tinha feito, não houve novidade nenhuma com o Black Rain.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 20 Oct 2009 12:41

Thanatos wrote:
annawen wrote:

Blade Runner. Alien.

Esses dois são muito bons filmes. Ou discordas?

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 20 Oct 2009 12:45

Thanatos wrote:Até me engasguei! Muitos!? Quais muitos annawen? Por mais que puxe pela cabeça só me lembro do Duellists.

Caramba, Thanatos: "Alien", "Blade Runner", "Hannibal", "Thelma e Louise".

Return to “1 - Máfia/Gangsters”