Scarface - The Shame of the Nation

MAGG
Livro Raro

Re: Scarface - The Shame of the Nation

Postby MAGG » 15 Nov 2009 22:19

Samwise wrote:Nem dei por isso. Mas vou rever. Até porque ando à cata de um fotograma específico... :whistling:

Dois apontamentos finais sobre esta versão:

Repararam naquela cena em que largam um homem de um carro em andamento? Vê-se bem que é um boneco pelas contorções do corpo. Mas depois o plano muda e já é uma pessoa de carne e osso estendida no chão...

A outra é a vaidade do Tony. Ele gosta de se mostrar aprumado e bem vestido, e gosta de impressionar a rapariga à conta disso (que de qualquer maneira só vê dinheiro à frente), mas a pinta de rufia nunca o abandona. Essa característica é ainda mais evidente no remake, onde o contraste e a piroseira são quase ofuscantes. :mrgreen4nw:

No primeiro nem me apercebi ...mas também a minha cópia não estava em muito bom estado ... e também quando estou embrenhada na história nem reparo nessas situações ...
A única vez que reparei em algo .. foi quando vi "a pianista" no cinema e apareceu um microfone no plano de uma cena muito dramática ( o que nos rimos nessa noite, quase que fomos expulsos :blush: ).

Em relação à segunda estive sempre a ver se caía para fora da camisa a correntezinha de oiro. :mrgreen4nw:

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 16 Nov 2009 01:35

O artigo é muito fixe. Tem muita informação. Realmente a morte do Boris Karloff é memorável, com os pinos a tombarem e um a rodar e finalmente a cair.

MAGG
Livro Raro

Postby MAGG » 16 Nov 2009 15:07

<!--coloro:#696969--><!--/coloro--><!--coloro:#2f4f4f-->[color=#2f4f4f]<!--/coloro-->" ... Hecht and Hawks also changed the character of Tony's mother (Inez Palange). In the original script she was happy to share in the spoils of her son's criminal career, but in the finished picture she berates him for it and warns her daughter Cesca (Ann Dvorak) against him. "He hurt you," she says in her broken English. "He hurt everybody...<!--colorc--><!--/colorc-->
<!--colorc-->[/color]<!--/colorc-->

Muito interessante ... porque apesar de gostar mais do temperamento actual da mãe no filme realmente considero mais realista, tendo em conta a relação "italiana" entre mãe e filho, se a senhora partilhasse da "fortuna" do filho.
Terá algo a ver com o facto da censura não pretender que uma senhora italiana idosa tivesse um temperamento criminoso ?...

<!--coloro:#2f4f4f--><!--/coloro-->Even Hawks appeared in the picture as a victim. "I was the man who was spread-eagled on the bed in the form of a cross with just his underwear on in one of those 'X marks the spot' dissolves," he said...<!--colorc--><!--/colorc-->

esta cena tenho que rever :biggrin: ...

<!--coloro:#2f4f4f--><!--/coloro-->because "they thought the relationship between the brother and sister was too beautiful to be attributed to a gangster!"... "

<!--colorc-->
<!--/colorc--><!--coloro:#000000--><!--/coloro--> :rofl: <!--coloro:#000000-->[color=#000000]<!--/coloro--><!--colorc--><!--/colorc--> Oh my...<!--colorc-->[/color]<!--/colorc-->

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 16 Nov 2009 17:30

MAGG wrote:<!--coloro:#696969--><!--/coloro--><!--coloro:#2f4f4f-->[color=#2f4f4f]<!--/coloro-->" ... Hecht and Hawks also changed the character of Tony's mother (Inez Palange). In the original script she was happy to share in the spoils of her son's criminal career, but in the finished picture she berates him for it and warns her daughter Cesca (Ann Dvorak) against him. "He hurt you," she says in her broken English. "He hurt everybody...<!--colorc--><!--/colorc-->
<!--colorc-->[/color]<!--/colorc-->

Muito interessante ... porque apesar de gostar mais do temperamento actual da mãe no filme realmente considero mais realista, tendo em conta a relação "italiana" entre mãe e filho, se a senhora partilhasse da "fortuna" do filho.
Terá algo a ver com o facto da censura não pretender que uma senhora italiana idosa tivesse um temperamento criminoso ?...

A minha interpretação do texto é que foram os próprios Hecht e Hawks a mudarem a personagem. Com o Hawks geralmente os filmes sofriam sempre mudanças durante as filmagens. Isto é, ele nunca trabalhava com um guião fixo. O processo de filmagem envolvia sempre reescritas do argumento. Acho que foi o que aconteceu aqui. Aliás, o próprio Oliver Stone deve ter preferido assim, porque a personagem da mãe, no remake, é muito semelhante a esta. Eu também prefiro assim. Não sei se é realista ou não, mas a mudança traz a vantagem de isolar ainda mais a personagem principal. Do género: "nem a mãe gosta dele". Isto ainda fica mais acentuado no remake.

<!--coloro:#2f4f4f--><!--/coloro-->Even Hawks appeared in the picture as a victim. "I was the man who was spread-eagled on the bed in the form of a cross with just his underwear on in one of those 'X marks the spot' dissolves," he said...<!--colorc--><!--/colorc-->

esta cena tenho que rever :biggrin: ...

Eu também. Nem sequer me lembro dessa morte.

Return to “1 - Máfia/Gangsters”