Júlia

Arsénio Mata
Livro Raro

Júlia

Postby Arsénio Mata » 13 Feb 2010 03:23

Fechei os olhos e vi-te todas as vezes que te vi, pela primeira vez. Fiz isto no dia em que tu fechaste os teus, para nunca mais os abrires. Eu era um e tu eras uma, eramos dois, até nos conhecermos. Depois eramos só um, outra vez.
Fecho os olhos e vejo a primeira vez que te vi, há cinquenta anos, e juro que bastava o olhar para perceber como a tua pele era sedosa. Bastou um olhar para saber que essa seda um dia roçaria na minha pele, áspera, fazendo ambas a simbiose perfeita. Vejo aquele teu sorriso envergonhado e percebo agora que não era vergonha, era certeza. Vejo o azul dos teus olhos e desejo beijá-lo, só mais uma vez.
Fecho os olhos e vejo a primeira vez que fizemos amor, meu amor. Depois do nosso casamento. A tua beleza foi a calma que me fez dizer-te: tem calma. E eu dentro de ti e tu dentro de mim. Um só já muito depois de o sermos.
Fecho os olhos e vejo a última vez que te vi e beijo o teu rosto enrugado uma última vez e vejo uma lágrima cair-te na face, uma última parte minha em ti. Sempre disseste que querias ir antes de mim, que não saberias o que fazer se algo me acontecesse. Eu também não sei Júlia. Quase te ouço dizer: tens os miúdos. Mas os miúdos já não são miúdos e têm os seus próprios miúdos. E eu só tenho é medo e saudade.
Fechei os olhos pela última vez.
Only in the bloodline is this terror exposed
A knife to the eye of modern day times
Exactly what you've worked for.

A price for the pride
I can feel the distance coming
The holes in my lungs
Won't let me take this anymore.

http://umhomemsimpatico.tumblr.com/

Samwise
Realizador

Re: Júlia

Postby Samwise » 13 Feb 2010 22:36

Arsénio, está muito bom. O Limão já fez as honras e volto a concordar com ele no que diz.

O paralelismo "Fechei/fecho os olhos" resulta bem e reforça a cadência de saudade, de recordação, de sentimento de perda que o texto exala, com suavidade. E a última vez que é empregue termina com chave de ouro este trabalho.

:tu:
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Aignes
Enciclopédia

Postby Aignes » 13 Feb 2010 23:10

Eu não costumo gostar de lamechices, mas por acaso tenho um texto dividido em 3 partes exactamente sobre isto. :P

Está bonito. ;)
«The force that through the green fuse drives the flower
Drives my green age; that blasts the roots of trees
Is my destroyer.
And I am dumb to tell the crooked rose
My youth is bent by the same wintry fever.»

Pedro Farinha
Edição Única

Postby Pedro Farinha » 14 Feb 2010 01:28

Também gostei bastante, acho que consegue ser um texto de amor e de saudade sem cair na lamechice fácil.

Arsénio Mata
Livro Raro

Postby Arsénio Mata » 15 Feb 2010 20:41

Obrigado a todos pelos comentários. :)

Aignes wrote:Eu não costumo gostar de lamechices, mas por acaso tenho um texto dividido em 3 partes exactamente sobre isto. :P

Está bonito. ;)

Im looking forward to read that.... ;)
Only in the bloodline is this terror exposed
A knife to the eye of modern day times
Exactly what you've worked for.

A price for the pride
I can feel the distance coming
The holes in my lungs
Won't let me take this anymore.

http://umhomemsimpatico.tumblr.com/

João Arctico
Dicionário

Postby João Arctico » 19 Feb 2010 01:41

Belo texto este, sim senhor. Acho que saberia bem ouvi-lo "de olhos fechados". :)
"É isto o que, de todo em todo, pretendia o autor? Não sei; é a opinião do leitor que eu dou." Jean-Paul Sartre
"Mas mesmo aquilo que a gente não se lembra de ter visto um dia, talvez se possa ver depois de algum viés da lembrança" Chico Buarque in Estorvo

Return to “Arsénio Mata”