Sábado à noite embriagado

Arsénio Mata
Livro Raro

Sábado à noite embriagado

Postby Arsénio Mata » 21 Sep 2011 16:25

Sábado à noite. Ainda é cedo e estou no bar de um amigo a beber uma cerveja. Não estão mais do que vinte pessoas cá dentro, mas o espaço é pequeno e sinto-me sufocado como que por uma multidão. Alguém juntou duas mesas e cadeiras à volta das mesas e todos comungam ali, bebendo o sangue de Cristo.

Eu estou sentado no lado inverso a esta reunião, numa mesa à parte. Bebo a minha cerveja e rio-me de vez em quando. De vez em quando também penso em ti.

Grande parte das pessoas que estão cá dentro são minhas amigas e, no entanto, seria muito pequena a percentagem que saberia responder correctamente qual o meu segundo nome. Não faz mal. A verdade é que também muito dificilmente eu poderia afirmar, convictamente, quais os primeiros nomes deles.

Acendo um cigarro. O Carlos diz-me alguma coisa e eu rio-me. Não achei piada nenhuma. O Carvalho está a enrolar uma. Junto-me a ele.

Sente-se o cheiro espesso da erva no ar e esse cheiro junta-se ao cheiro do alcatrão do tabaco, do suor das pessoas, da cerveja morta esquecida em canecas que muito provavelmente acabarão a noite tão estilhaçadas como a alma das pessoas que as empunharam no início da mesma. Dou um bafo e outro de seguida no charro, ouço, vejo, sinto a mortalha a queimar. Acabo a minha cerveja. Não a deixo morrer na caneca.

Alguém aparece com garrafas de whisky e vamos todos beber para a rua, servimo-nos de copos cheios, rimos-nos, gritamos, tocamos em campainhas e desafiamos a policia, corremos em eterna alegria, regredindo até à mais profunda e pueril infantilidade, convencidos no âmago do nosso ser que esta felicidade vai durar para sempre. Erguemos os nossos copos ao profundo vazio que somos. E brindamos e bebemos, dando o último passo em direcção ao abismo.

Ligo-te e tu não atendes.

Há festa na praia e um DJ manhoso com tiques de vedeta passa um dubstep ainda mais manhoso do que ele. O whisky acabou mas vejo alguém conhecido com vodka e sento-me com esse grupo. Sirvo-me de um copo. Eles estão a fumar uma merda marada qualquer, um fertilizante de plantas que agora está na moda e alguém me gira aquilo. Fumo e bebo mais um copo e mais outro e aquela merda bate bué e já estou completamente fodido mas quero beber mais e encontro o Carlos e as palavras já me saem da boca sem eu querer saem a correr e fumo mais um charro e o Carlos tem coca e dou um sniff aqui um sniff ali e vamos à procura de mais bebida mas ninguém tem e parece que te vejo mas tu não estás lá e depois ligo-te ou não te ligo não sei ligo-te mas nem sei se és tu que atendes e depois rio-me rio-me rio-me.

A coca está a bater mais e o efeito do álcool começa a desaparecer e quase o sinto a desaparecer também das minhas veias, quase o sinto sair pela transpiração e pelo mijo, quase como se estivesse a destilar. O meu corpo está quente e acelerado. Tenho vontade de gritar. São seis da manhã.

A festa acabou e muita gente dorme na areia. O sol já nasce no céu e os seus primeiros raios trespassam a escuridão desta noite de almas perdidas. Os zombies viram e reviram a cabeça para baixo, enterram-na na areia como se de avestruzes se tratassem. Estou sentado numa pequena duna com uma garrafa de tequilla quase vazia que encontrei. Bebo um pouco e acendo um cigarro. Sinto o fumo preencher-me. Exalo o fumo e vejo este retrato diante dos meus olhos. Este filme não é em Technicolor, as cores são muito murchas. Vejo este mar de cadáveres junto ao mar e sinto-me o rei de toda esta perversão.

Amanhã vai ser um bom dia. Acho que não te vou ligar. Vou só passar mais um domingo à tarde de ressaca.
Only in the bloodline is this terror exposed
A knife to the eye of modern day times
Exactly what you've worked for.

A price for the pride
I can feel the distance coming
The holes in my lungs
Won't let me take this anymore.

http://umhomemsimpatico.tumblr.com/

Bugman
Edição Única

Re: Sábado à noite embriagado

Postby Bugman » 21 Sep 2011 22:30

Não houve já algo muito parecido com este do mesmo autor?
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 22 Sep 2011 10:36

Talvez o início da " noite ", seja como for, gosto deste tipo de cenas B)

Arsénio Mata
Livro Raro

Postby Arsénio Mata » 22 Sep 2011 13:08

Bugman wrote:Não houve já algo muito parecido com este do mesmo autor?

Sim, de facto já houve, aliás a maior parte dos meus textos são todos muito parecidos entre si, não sou propriamente original naquilo que escrevo.

Talvez te refiras a este: http://bbde.org/viewtopic.php?f=135&t=12248
Ou este: http://bbde.org/viewtopic.php?f=135&t=11759

Obrigado aos dois pelos comentários. :)

A price for the pride
The holes in my lungs

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 22 Sep 2011 14:11

Ja tinha lido ambos, e referia-me ao primeiro. De facto parecido, mas distinto no conteudo!
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Arsénio Mata
Livro Raro

Postby Arsénio Mata » 23 Sep 2011 13:41

Sim, é verdade. E ainda vai haver um terceiro que fala do domingo ressacado. :P

A price for the pride
The holes in my lungs

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 23 Sep 2011 13:48

Então vê lá se metes aqui este domingo :rolleyes:

Arsénio Mata
Livro Raro

Postby Arsénio Mata » 23 Sep 2011 17:17

Sim, se houver a inspiração meto. A ressaca não vai haver de certeza, que entro às 10h. :P

A price for the pride
The holes in my lungs

Return to “Arsénio Mata”