Sara e os livros, ou, BBdE

João Arctico
Dicionário

Sara e os livros, ou, BBdE

Postby João Arctico » 04 Jun 2010 22:46

A minha recente ida à feira do livro, fez-me recordar uma jovem que conheci em tempos. Ela tinha uma particularidade singular: a Sara, assim se chamava, devorava livros atrás de livros. Coisa nunca vista. Apesar da sua tenra idade, ela sabia vincar o seu gosto, ignorando os falatórios que a orbitavam. Sempre que passava nos corredores da escola, ouvia cochichos aqui e cochichos acolá… algo que resvalava no seu total desdém. O seu peculiar aspecto acabava inevitavelmente por desferir o golpe mortal a qualquer vã esperança numa ilusória integração social, naquele selvático orbe da adolescência: olhos verde-azeitona que perscrutavam por detrás de lentes fundo de garrafa, dentes branco marfim enjaulados em embocadura metálica, corpo anafado envasilhado em roupas do século passado.
Assim, fugia do mundo criando um mundo só seu…
Para a Sara, “bad books don´t exist”… ou seja, qualquer livro era bom. Fosse a Guerra e Paz, de Tolstoi, de difícil digestão, fossem as apetecíveis trilogias da moda, as “quase intragáveis” obras negras de autores malditos, os livros light da Margarida Rebelo Pinto ou, mesmo, os agridoces do Nicholas Spark. Ela nunca se fazia rogada.
Sempre que ia passear para o parque – e enquanto outros da sua idade levavam tabletes de chocolate – ela levava uns livros de bolso, não fosse surgir repentinamente “aquela vontade”… é que a Sara devorava livros… literalmente.
"É isto o que, de todo em todo, pretendia o autor? Não sei; é a opinião do leitor que eu dou." Jean-Paul Sartre
"Mas mesmo aquilo que a gente não se lembra de ter visto um dia, talvez se possa ver depois de algum viés da lembrança" Chico Buarque in Estorvo

Pedro Farinha
Edição Única

Re: Sara e os livros, ou, BBdE

Postby Pedro Farinha » 04 Jun 2010 23:46

João, esta tua história fez-me lembrar um livro que li em tempos e de que, em boa hora me escapei. Esse livro devorava Saras. Devorava também Sandras, Susanas e Sónias e mesmo outras raparigas que não começavam por S. Podes perguntar porque tive medo dado não só eu não ter o género certo como o P só se juntar ao S em casos singulares, como o Post Scriptum ou outros ainda mais singulares.

Mas a verdade é que de cada vez que eu via o livro, a sua lombada engordara. Ele não se preocupava com o que diziam os outros livros, se não lhe prestavam atenção ou se lhe chamavam calhamaço. A verdade é que atraía as jovens Ss com a doçura das suas palavras e mal elas se despreveniam, mordia-as com as suas páginas truculentas e transformava-as em pasta de papel.

A última vez que vi esse livro tinha arranjado um carimbo de book crossing e de local em local ia devorando as mais incautas.

João Arctico
Dicionário

Re: Sara e os livros, ou, BBdE

Postby João Arctico » 05 Jun 2010 00:42

Espectacular, Pedro. A tua estória é bem melhor. Será que esse teu livro é o famoso Violador que anda aí solto por Lisboa?
:)

P.S.-falando-em-P.S. Há letras que só conseguimos juntar em canjas de galinha...
"É isto o que, de todo em todo, pretendia o autor? Não sei; é a opinião do leitor que eu dou." Jean-Paul Sartre
"Mas mesmo aquilo que a gente não se lembra de ter visto um dia, talvez se possa ver depois de algum viés da lembrança" Chico Buarque in Estorvo

Return to “João Arctico”