Navio de Capa ou a Teoria do Caos

João Arctico
Dicionário

Navio de Capa ou a Teoria do Caos

Postby João Arctico » 19 Jun 2010 13:04

Caça o estai, iça a gávea baixa!
Lá longe, a borboleta bateu suas asas:
Tormenta que se abateu sobre o mar, sobre mim, dentro de mim.

As gaivotas fugiram:
Corvos que cantam, abutres que dançam, em farto festim.

Anjos mortos atropelam sereias:
Ao sabor de violentas vagas... em rosca sem fim.

(É um belo e radioso dia:
Ao meu lado, as crianças brincam alegremente no jardim.)

Convés inundado:
Pear sentimentos... amarrar emoções... rumo ao confim...

Porque o tempo piora… desfaço a capa... e deixo-me correr com o tempo!...

Nota - Definições muito sucintas:
NAVIO DE CAPA – A expressão “navio de capa” é anterior aos motores em que os navios punham o mar na amura e deixavam as velas indispensáveis para manter o rumo com pouco ou nenhum andamento, de forma a suportar o mau tempo.
CORRER COM O TEMPO – A melhor forma de aguentar o mau tempo, onde o navio arriba para ficar com o mar pela popa, todavia num rumo, certamente, diferente.
"É isto o que, de todo em todo, pretendia o autor? Não sei; é a opinião do leitor que eu dou." Jean-Paul Sartre
"Mas mesmo aquilo que a gente não se lembra de ter visto um dia, talvez se possa ver depois de algum viés da lembrança" Chico Buarque in Estorvo

Ripley
Edição Limitada

Re: Navio de Capa ou a Teoria do Caos

Postby Ripley » 19 Jun 2010 15:45

Ouve o coração, João, ouve o coração, caça a escota, joga com Bernoulli e vai de bolina que o bater de asas por vezes é forte... não podes caçar as asas, João, espera pois que se atenue o grivar e possas virar amuras ao destino desejado.
No silêncio das asas adormecidas, João, nasce calmaria, sem barlavento, sonha, João, sonha com uma nave voando de patilhão recolhido rumo a terra firme.
"És a metade que me é tudo." [Pedro Chagas Freitas]
---§§§---
"O amor não se percebe. Não é para perceber. O amor é um estado de quem se sente. O amor é a nossa alma. É a nossa alma a desatar. A desatar a correr atrás do que não sabe, não apanha, não larga, não compreende." [Miguel Esteves Cardoso]

João Arctico
Dicionário

Re: Navio de Capa ou a Teoria do Caos

Postby João Arctico » 25 Jun 2010 22:31

Ripley wrote:Ouve o coração, João, ouve o coração

Obrigado pelo comentário, Ripley
Engraçada a expressão que utilizaste; eu também costumo usar muito uma expressão similar, parafraseando o romance do Luís de Sttau Monteiro: "Agarra o Verão, Guida, agarra o Verão" :tu:
"É isto o que, de todo em todo, pretendia o autor? Não sei; é a opinião do leitor que eu dou." Jean-Paul Sartre
"Mas mesmo aquilo que a gente não se lembra de ter visto um dia, talvez se possa ver depois de algum viés da lembrança" Chico Buarque in Estorvo

Return to “João Arctico”