Impossível de supor

User avatar
João Arctico
Dicionário
Posts: 537
Joined: 23 Oct 2009 23:16
Contact:

Impossível de supor

Postby João Arctico » 01 Nov 2010 23:00

Agosto madrugou em Maio, numa tarde despudorada. Lá longe, o sino dobrava as seis; cá dentro o meu estômago recordava-me que nada via desde o mata-bicho que lhe ofereci aos primeiros alvores daquele dia impossível de supor. Cravei meus pés no lombo da árvore, encavalitei-me e saqueei um dos seus pomos luzidios. À primeira dentada, o estupor do verme veio-me cumprimentar com um beijo na boca que não pedi. Raios! Cuspi com vómito associado. Tudo corria mal, naquele dia impossível de supor. Desci e aninhei-me aos seus pés. Sob a brasa do final da tarde, passei pelas brasas até se fazer tarde. Tarde... Sim, nada tenho de fazer mas tudo começou a entardecer para mim.
O recorte laranja enlutado dos montes já pouco alumiava. Em passo tão lento como quem vai em busca da morte aproximei-me do rio e mergulhei apressado sob a chuva de sombreado; as águas mornas, quase estacionadas, aconchegaram-me no conforto do seu regaço. Estirei-me, então, em forte preguiça flutuante pronto a adormecer quando, de súbito, senti um som. De longe, um vulto… pouco a pouco, descortino uma esbelta sinfonia em trajes menores elegantemente vestida. Seu cabelo de seara alentejana brilhava estranhamente para mim, quando acolitou o voo felino da sua dona de encontro ao leito fluvial. Em menos de nada, nadou para junto de mim. Foi aí que a reconheci. Nunca houvera imaginado que ela fosse tão bela assim. Seu olhar desprovido de alma tomou conta da minha. E beijámo-nos.

Acordei. Emergi por um segundo do coma e senti que o inverno fugaz se antecipara ao outono dos meus dias.

A luz. Afinal, sempre existe a tal luz!... Como sempre supus.
"É isto o que, de todo em todo, pretendia o autor? Não sei; é a opinião do leitor que eu dou." Jean-Paul Sartre
"Mas mesmo aquilo que a gente não se lembra de ter visto um dia, talvez se possa ver depois de algum viés da lembrança" Chico Buarque in Estorvo

Return to “João Arctico”




  Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 14 guests