A minha Deolinda

João Arctico
Dicionário

A minha Deolinda

Postby João Arctico » 25 Oct 2009 14:43

Um conto baseado em factos reais e familiares e nem os nomes poderia manter sob privacidade…

- “Merda!...”
Deu um salto da cama e num virote começou-se a vestir. - “Tenho que me ir já embora. Tenho que ir ter com a minha Deolinda.”
- “Mas Joaquim…”
- “Deixa-te de “mas” mulher. Tenho mesmo que ir.”
O seu ar era de apreensão e consternamento. Como podia estar ali àquela hora?! Mas… e que horas seriam?! Um suor nervoso escorria-lhe pelas rugas que lhe talhava a cara. – “Desculpa, mas tenho a minha Deolinda à minha espera.” - A dupla recorrência à locução “minha” não era em vão: a Deolinda era a sua vida… toda a expressão da sua vida.
- “Oh Joaquim, não vês que…”
Mas Joaquim já não via nada… melhor, ele só via a imagem da sua doce Deolinda. Apesar de ambos já terem entrado no Outono da vida, o tempo não foi impiedoso: ainda mantinham a mesma beleza com que foram agraciados enquanto jovens.
- “Tenho mesmo que ir. Tenho que ir para a minha casa ter com a Deolinda.” - E cada vez que pronunciava no nome dela um brilho especial se acendia naqueles bonitos olhos azuis.
- “Mas querido, esta é a tua casa e eu sou a tua Deolinda, amor!...”
Uma lágrima começara a escorrer pela face daquela mulher. Este episódio era recorrente. Passou-se uma vida inteira e apesar daquela maldita doença (leia-se Alzheimer) o seu marido ainda mantinha a chama que sempre abençoara aquela união e assim, um misto de tristeza e de felicidade, temperava aquela gota que lhe procurava lavar a alma.
Last edited by João Arctico on 08 Jan 2010 23:50, edited 1 time in total.
"É isto o que, de todo em todo, pretendia o autor? Não sei; é a opinião do leitor que eu dou." Jean-Paul Sartre
"Mas mesmo aquilo que a gente não se lembra de ter visto um dia, talvez se possa ver depois de algum viés da lembrança" Chico Buarque in Estorvo

Pedro Farinha
Edição Única

Re: A minha Deolinda

Postby Pedro Farinha » 25 Oct 2009 17:14

Olá João.

Antes de mais benvindo. Não te esqueças de te apresentares depois no tópico existente para o feito (Geral - apresentações). Eu por mim fico contente de poder mandar-te bocas aqui em vez de ser na "casa" da nossa amiga comum :wink:

Quanto a este teu texto, gostei muito da ideia, é uma temática de que gosto bastante. Quanto à escrita, faltou apenas um nico mais de fluidez para estar "excepcional". mas gostei bastante, aliás bastante mais do que os outros dois.

João Arctico
Dicionário

Postby João Arctico » 25 Oct 2009 22:27

Pedro Farinha wrote:Olá João.

Antes de mais benvindo. Não te esqueças de te apresentares depois no tópico existente para o feito (Geral - apresentações). Eu por mim fico contente de poder mandar-te bocas aqui em vez de ser na "casa" da nossa amiga comum :wink:

Quanto a este teu texto, gostei muito da ideia, é uma temática de que gosto bastante. Quanto à escrita, faltou apenas um nico mais de fluidez para estar "excepcional". mas gostei bastante, aliás bastante mais do que os outros dois.

Obrigada pelas boas-vindas, Pedro.
É sempre bom ser "apadrinhado" por alguém de reconhecido mérito. Estou convicto que irei aprender muito por estes mares.
Os meus textos foram criados enquanto aguardava a aceitação definitiva da minha inscrição (excepto o conto de natal que foi criado para outro propósito e num outro enquadramento). Mas a prosa ainda é terra virgem para mim.
"É isto o que, de todo em todo, pretendia o autor? Não sei; é a opinião do leitor que eu dou." Jean-Paul Sartre
"Mas mesmo aquilo que a gente não se lembra de ter visto um dia, talvez se possa ver depois de algum viés da lembrança" Chico Buarque in Estorvo

Sofiushka
Edição Limitada

Postby Sofiushka » 26 Oct 2009 02:54

Gostei. Mesmo. :smile:

Return to “João Arctico”