Promessa!

João Arctico
Dicionário

Promessa!

Postby João Arctico » 21 Nov 2009 23:46

A aproximação foi feita à bolina cerrada enquanto o vento ameaçava cada vez mais romper as velas sujas e gastas daquele intrépido veleiro. Planando num céu coberto e cinzento, um bando de gaivotas recebeu aquele navegador solitário com um coro ensurdecedor, confirmando o temporal que se adivinhava. Passada a última espia para a terra, John saltou de imediato para o cais, afundou o seu velho boné de marinheiro pela cabeça e de passada larga subiu pela Arwenack Street. Pelo caminho, com destino certo, parou no pub do velho Sam para beber uma Guinness que, logo quando o viu, exclamou: "Amigo John, bons e agrestes ventos te trouxeram de volta! Quanto tempo se passou? Quatro, cinco anos?...". "Quatro anos, sete meses e dezoito dias, para ser mais preciso", respondeu, embora estivesse sem vontade alguma para conversar. Enquanto bebia sofregamente a cerveja, confidenciou que iria até ao castelo Pendennis. "Ninguém deve estar por lá, homem de Deus. Já viste o mau tempo que se está a pôr?". Mas John sabia que ele estava enganado. Alguém estaria lá à sua espera. Saiu do pub, cruzou as ruas de Falmouth, subiu pela Castle Drive e ao chegar lá ao topo, o longo e enorme tapete de relva verde parecia estender-se para o receber. Ao fundo, perto do castelo, vislumbrou as costas de uma delicada figura feminina, sentada numa manta alva, com uns longos cabelos ruivos a esvoaçarem ao vento. Quando se aproximou, ela virou-se e acolheu-o com um largo sorriso desenhado numa face bonita e levemente sardenta: "Eu sabia que voltarias!".
"Claro que sim, Pat. A viagem foi longa mas passei por todos os locais que ilustraram as histórias que te contei quando eras mais pequena: As ilhas de Galápagos, Madagáscar, os mares das Caraíbas…".
"Então essa argola de ouro que estás a usar na orelha esquerda…".
"Sim, Pat, como na história do Edward, o pirata, também eu passei pelo cabo Horn à vela. Atlântico para o Pacífico, obviamente. E vês esta cicatriz aqui? Ganhei-a numa disputa, há dois anos, …". Embora o seu rosto revelasse um forte cansaço, não deixou de contar, animada e pormenorizadamente, todas as suas façanhas destes últimos anos. A tarde, entretanto, ia longa e as primeiras gotas começavam a cair.
"Papá, tu és um homem de palavra. Vem!" Levantaram-se ambos e caminharam serenamente, lado a lado, em silêncio. Chegados à beira da característica encosta alta e escarpada da Cornualha, John abriu os braços e, sem hesitação, mergulhou naqueles aguçados rochedos que violentamente o acolheram.
Finalmente, poderia repousar em paz, junto da sua doce e saudosa princesa.
"É isto o que, de todo em todo, pretendia o autor? Não sei; é a opinião do leitor que eu dou." Jean-Paul Sartre
"Mas mesmo aquilo que a gente não se lembra de ter visto um dia, talvez se possa ver depois de algum viés da lembrança" Chico Buarque in Estorvo

Return to “João Arctico”