Sombra

João Arctico
Dicionário

Sombra

Postby João Arctico » 05 Dec 2009 00:45

Carrego em mim uma sombra que escondo envergonhado. Não a conheço. Nunca a conheci. É uma companhia de anos da qual tento em vão fugir. Uma fuga em frente, com ela sempre atrás e cujo peso me atrasa nesta minha fuga, fugindo da sombra que carrego que não conheço nem nunca conheci. Tenho vaga memória dela pois acompanha-me há anos. O seu peso sobrecarrega-me de sobremaneira de maneira que dela não consigo jamais fugir. Nem um milímetro só, vejam só. Teimosa!... Arre!.. Mas que sombra esta… Toda ela colorida, tridimensional, orgânica… o que fará ela aqui comigo neste meu mundo chato, achatado, a preto e branco? Quero lá saber. Eu queria mesmo era fugir desta sombra que não conheço, que nunca conheci.
Talvez um dia, seja ela própria que me queira então conhecer.
Last edited by João Arctico on 08 Jan 2010 23:28, edited 1 time in total.
"É isto o que, de todo em todo, pretendia o autor? Não sei; é a opinião do leitor que eu dou." Jean-Paul Sartre
"Mas mesmo aquilo que a gente não se lembra de ter visto um dia, talvez se possa ver depois de algum viés da lembrança" Chico Buarque in Estorvo

Pedro Farinha
Edição Única

Re: Sombra

Postby Pedro Farinha » 05 Dec 2009 11:58

Gostei do teu texto até esbarrar na última frase. Porque toda a leitura que eu estava a fazer do mesmo e da relação do narrador com a sombra de repente deixou de fazer sentido. Ou melhor, deixou de fazer sentido para mim face à leitura que eu estava a fazer.

Mas, mesmo assim, gostei e já consegui fazer outras leituras onde a frase final encaixe, não tem é metade do impacte da primeira versão :wink:

João Arctico
Dicionário

Postby João Arctico » 06 Dec 2009 18:04

Escrevi o texto. Publiquei o texto. O texto já não é meu.
Eu tenho uma interpretação (entre muitas que possam existir...) onde o texto faz sentido. Todo o sentido. Pelo menos sentido para mim. Mas não é justo (será batota, quase direi...) porque eu conheço o autor :wink:
"É isto o que, de todo em todo, pretendia o autor? Não sei; é a opinião do leitor que eu dou." Jean-Paul Sartre
"Mas mesmo aquilo que a gente não se lembra de ter visto um dia, talvez se possa ver depois de algum viés da lembrança" Chico Buarque in Estorvo

Pedro Farinha
Edição Única

Postby Pedro Farinha » 07 Dec 2009 11:15

Mas não é justo (será batota, quase direi...) porque eu conheço o autor

E daí ? Eu também :smile:

Return to “João Arctico”