Gosto muito de ti!

João Arctico
Dicionário

Gosto muito de ti!

Postby João Arctico » 16 Dec 2009 00:52

Gosto muito de ti!

A espera estava a ser longa. Já tinha examinado cirurgicamente cada pormenor da arte sacra ali exposta enquanto ansiava por ti junto ao altar-mor daquela antiga capela onde sempre sonharas casar. Como estarás tu hoje? Como será o teu vestido, o teu véu? São coisas de somenos, bem sei, mas os nervos que se apossaram de mim conduziram-me para detalhes que outrora negligenciava. Importante agora era saber quando tu chegarias. E se tivesses mudado de ideias?

Gosto muito de ti!

De repente, um frenesim espevitou os presentes e um sussurro crescente varreu de ponta a ponta aquele local sagrado.

Ao rufar do meu coração rompeste resplandecente o clarão etéreo que me ofuscava. Quando os reflexos do sol pararam de me encandear consegui visualizar-te em todo o teu esplendor. Estavas linda ali à porta. Linda como sempre! Pouco a pouco, de passo curto, caminhavas na minha direcção. Passos leves, passos graciosos, como que passeando sobre nuvens. Vinhas só. O teu pai falecera poucos anos antes e eu sei o quão doloroso está a ser para ti não o ter ali ao teu lado, de braço dado. Talvez por isso, uma pequena e fina lágrima escorre-te pelo rosto, embora impotente para abalar a beleza e a quietude do teu rosto.

Gosto muito de ti!

Terei sido trucidado pela emoção mas realmente a cerimónia esgotou-se num simples estalar de dedos. E era isso que eu precisava também: dum estalar de dedos que me certificasse que não estava a sonhar.

Chegou, então, o momento das fotos:

- "Agora só os noivos. Os pais e padrinhos que se afastem". - Retirei-me mecanicamente como soldado disciplinado à voz do general das películas.

Gosto muito de ti! Mas… eu não te amo… Consegues compreender? Só que eu… eu não queria perder a tua amizade. Nunca!

… A festa já ia longa. Na pista de dança improvisada arrastavam-se, ainda, meia dúzia de casais. Saí e fui até ao alpendre para fumar o puro oferecido pelo noivo enquanto lá dentro a banda contratada se entretinha a assassinar a canção dos Per7ume com a participação do Rui (Veloso):

"a foto onde eu nãooooo eentrei…"
"É isto o que, de todo em todo, pretendia o autor? Não sei; é a opinião do leitor que eu dou." Jean-Paul Sartre
"Mas mesmo aquilo que a gente não se lembra de ter visto um dia, talvez se possa ver depois de algum viés da lembrança" Chico Buarque in Estorvo

Samwise
Realizador

Re: Gosto muito de ti!

Postby Samwise » 16 Dec 2009 13:19

João, é um texto com uma prosa cuidada e "certinha" e alguns apontamentos estilísticos saborosos (irreais, mas saborosos - como por exemplo a luz do sol ofuscante a entrar pela capela adentro - uma "cena" muito visual, mas apenas na imaginação).

O final, e como é hábito teu, traz surpresas. De uma delas já estava mais ou menos à espera, da outra nem por isso:

Gosto muito de ti! Mas… eu não te amo… Consegues compreender? Só que eu… eu não queria perder a tua amizade. Nunca!

Não que a ideia fique desenquadrada do resto do texto (porque, vendo bem as coisas, e depois da leitura concluída, o que resta é um texto com muito sentido), mas a primeira parte toda aponta para outro "desenlace" emocional.

Muito bom, como de costume.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Madame Butterfly
Manifesto

Re: Gosto muito de ti!

Postby Madame Butterfly » 16 Dec 2009 15:38

João Arctico wrote:Gosto muito de ti!

Ao contrário do Sam, achei que o final fazia todo o sentido diante da primeira frase. Aliás, a primeira coisa que me ocorreu inicialmente foi pensar "Que raio de coisa para se dizer à pessoa com quem se vai casar: gosto muito de ti :biggrin: " e comecei a imaginar cenários em que essa frase se encaixasse...nomeadamente este :wink: . Mas também me passou pela cabeça que fosse o possível desfecho de uma história de amor começada nos bancos da escolinha, com o menino a corar e a dizer à menina "Gosto muito de ti" :hypocrite:

Return to “João Arctico”