Nausicaä of the Valley of the Wind
Realizado em 1984
O primeiro feature-film realizado por Hayao Miyazaki é rico em temas e personagens que são recorrentes na sua obra. Notam-se, em Nausicaä, reminiscências da série Conan, o Rapaz do Futuro: o cenário pós-apocalíptico resultante da "queda da civilização" (de uma civilização que se crê fortemente industrializada) que remeteu os poucos sobreviventes, espalhados em pequenas comunidades fechadas, para um estilo de vida próxima da medieval, onde têm de recorrer a uma abordagem quase primitiva à vida em comunidade. Para este efeito, misturam a experiência adquirida no limite a que a civilização chegou, antes do colapso, com a reaprendizagem necessária para o novo começo, a partir do zero. A tecnologia e a arquitectura utilizada no filme reflecte um pouco esta junção, e vemos tanto armas de fogo de design antiquado a funcionarem a pólvora, habitações e moinhos de pedra e madeira, como também aparelhos voadores mais avançados (o glider da princesa é o exemplo mais concreto das "sobras" e do legado deixado pela antiga civilização).
Depois, há uma forte e importante componente ecológica na narrativa, aqui levada ao extremo de ser o tema principal, e abordada de uma forma que tem tanto de original como de profética: o "ser humano" é claramente o culpado pelo estado decadente do planeta (conclusão que está subentendida ao longo do filme todo), e a "natureza" age em conformidade com esse facto. Mais do que a atitude de sobrevivência passiva, esta "natureza", uma entidade plural bem palpável, passa o ataque através de medidas concretas. Por um lado temos a floresta venenosa, que vai espalhando a sua abrangência lentamente, limitando os espaços em que os humanos podem viver, e empurrando as comunidades para as orlas marítimas, e, por outro, toda a fauna age à laia de guerreiros protectores: qualquer tentativa por parte do homem para interferir com o processo expansivo da floresta é prontamente castigado com uma retaliação em força por parte dos seus habitantes. Todos os insectos são agora bestas gigantes, passaram de minúsculos seres insignificantes a espécie dominante, alguns deles completamente invulneráveis a armas humanas (os couraçados OM), e capazes de suportar todo o plano de "vingança" da natureza contra o ser humano.
Apesar desta forte ameaça, tudo continua na mesma entre os humanos: um forte desrespeito e incompreensão pelo meio ambiente e uma sede cega pela conquista do poder, que passa pela dominação, pela força, das comunidades mais pobres.
Como habitualmente, Miyazaki faz uso de personagens femininas fortes (tanto a princesa do vale do vento, como a sua adversária guerreira), capazes de mudar o rumo dos acontecimentos em função de algumas características intrínsecas mais desenvolvidas - no caso de Nausicaä é a identificação quase física com as novas características do meio ambiente, a compreensão e o domínio da maneira de ser e de agir dessa nova "natureza" agressiva.
Também como habitualmente, Miyazaki dota esta obra de uma palete de cores que transmite uma imensa serenidade e que dá ao evidente horror de algumas formas uma beleza quase desarmante. A música melancólica ajuda a construir, no meio de toda essa serenidade, um ambiente ao mesmo tempo épico e nostálgico.
Uma "estreia" em grande de Miyazaki no cinema!
--- EDIT ---- Depois de uma vista de olhos no artigo da wiki sobre o Miyazaki, descobri (ou lembrei-me) que este não foi o primeiro filme do realizador. O The Castle of Cagliostro precede o Nausicaä na escala temporal.
Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?
My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert
- Monturo Fotográfico -


), mas quando vê o pai morto às mãos do adversário perde todo o sentido do racional (como de resto é normal), e nessa altura quem salva a situação é o "mestre de armas" (um personagem reminiscente dos swordmasters de 
, penso que este teria sido mais alcançado. Não quero com isto dizer que este final seja fraco.
Oh alguém viu a versão subbed ( a voz do Patrick Stewart é inconfundível
: 