Meu vizinho Totoro

grayfox
Edição Única

Meu vizinho Totoro

Postby grayfox » 21 Dec 2009 12:54

Image

O Meu Vizinho Totoro é a história de duas irmãs que mudam para uma nova casa com o pai e que nesse novo ambiente descobrem uns vizinhos muito especiais. Mais do que isso é a história de uma fraternidade muito forte de duas meninas que se refugiam nas suas brincadeiras mutuas, no explorar da nova casa e nos seus mundos mágicos para se abstraírem da realidade de terem a mãe hospitalizada. Este filme é quase diametralmente oposto por exemplo ao Nausicaa: uma história muito menos épica, um drama reduzido ao espaço de uma familia, e o aparecimento de algo de mágico que apenas Satsuki e Mei presenciam.

Este é um filme indicado dos 1 aos 101 anos. É infantil? Sim, no traço, na banda sonora, na maneira como os Totoro são retratados e animados, a própria maneira como o filme começa lembra imediatamente os genéricos das séries de animação infantis dos anos 80 (e logo nos primeiros 5 segundos fiquei encantado com este filme). Por outro lado tem muito para os adultos apreciarem, antes de mais pela nostalgia (principalmente para quem nasceu nos anos 70 e 80), mas muito mais por tudo aquilo que o filme mostra a quem estiver atento para ver com olhos de adulto. As crianças poderão ficar deliciadas com tudo aquilo que já foi referido sem se aperceberem por exemplo da maneira perfeita como uma criança de 4 anos e outra de 8 anos estão retratadas, olhando mais para o mundo mágico dos Totoro sem dar tanta importância ao drama que aquelas meninas vivem e do qual se abstraem nas brincadeiras naturais de criança. O meu vizinho Totoro é como uma imagem de resolução infinita, independentemente do zoom com que quisermos olhar para ele nunca ficam as "costuras" expostas, está sempre à altura.

Escusado será dizer que adorei este filme. Fez-me sentir criança, fez-me lembrar os desenhos que eu via em 88, fez-me pasmar com a verosimilhança da Mei, fez-me rir com as cenas hilariantes que os Totoro proporcionam como a cena da paragem do autocarro. Enfim, encheu-me as medidas, era o filme que tinha mais curiosidade de ver neste ciclo e não defraudou.

Para terminar quero só referir o paralelismo com dois outros filmes do Studio Ghibli. Um deles é A viagem de Chihiro que parece uma sequela espiritual deste filme e poderá ser comparada mais á frente quando o virmos neste ciclo. O outro é um filme que foi feito no mesmo ano, não tem o dedo do Miyazaki e que até estreou em double-feature com este Meu Vizinho Totoro, que é o Grave of Fireflies. É um filme em tom completamente diferente do Totoro, muito mais sobrio e pesado, mas a história tem muito em comum: em ambos temos dois irmãos, uma irmã mais nova excelentemente caracterizada, com o mais velho a ter de em alturas "crescer" perante a possibilidade de ver a irmãzinha magoar-se, uma mãe hospitalizada, uma vizinha ou familiar que os "ajuda". Mas mostram desenvolvimentos e resoluções completamente diferentes, como se quisessem dizer: aqui está o mundo mágico que imaginamos em crianças (O Meu vizinho Totoro), aqui está o mundo real (Grave of Fireflies).

O meu conselho: vejam este filme. Se quiserem ver também o Grave of Fireflies façam-no primeiro.
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

Samwise
Realizador

Re: Meu vizinho Totoro

Postby Samwise » 21 Dec 2009 13:05

grayfox wrote:O meu conselho: vejam este filme. Se quiserem ver também o Grave of Fireflies façam-no primeiro.

Primeiro qual?

(ainda vou a tempo de seguir o teu conselho... :mrgreen4nw:)
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 21 Dec 2009 13:07

Da maneira como eu disse ficou um bocado dúbio. Mas acho que é melhor ver primeiro o Grave of Fireflies. Se calhar até sou eu que ando a ver coisas e os dois filmes até nem têm nada a ver :smile:

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 21 Dec 2009 13:45

grayfox wrote:Se calhar até sou eu que ando a ver coisas e os dois filmes até nem têm nada a ver :smile:

Segundo indicações da wiki, os dois filmes foram lançados em simultâneo para exibição no cinema, como um double-feature, sendo que o Grave of the Fireflies acabou por afastar muita gente (público infantil) das salas devido à natureza trágica e amarga do filme .

Até podem não ter nada a ver, mas só esse pormenor (o lançamento conjunto) faz-me querer ver os dois de seguida.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 21 Dec 2009 14:28

Bem, eu conheço os dois e acho que uma double feature com esses filmes seria o mesmo que emparelhar o Bambi com o Mulholland Drv., por exemplo.

Se quiseres empresto-te o Grave... Samwise :devil:

BTW: Há tempos coloquei em causa de o Ponyo já estaria disponível. Já se vende na FNAC quer avulso quer em pack com o Castelo Andante e um outro dele que me escapa.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 21 Dec 2009 14:41

Samwise wrote:Segundo indicações da wiki, os dois filmes foram lançados em simultâneo para exibição no cinema, como um double-feature, sendo que o Grave of the Fireflies acabou por afastar muita gente (público infantil) das salas devido à natureza trágica e amarga do filme .

Até podem não ter nada a ver, mas só esse pormenor (o lançamento conjunto) faz-me querer ver os dois de seguida.

sim Sam, isso do double feature eu referi (se calhar não leste tudo por causa dos spoilers)

Thanatos wrote:Bem, eu conheço os dois e acho que uma double feature com esses filmes seria o mesmo que emparelhar o Bambi com o Mulholland Drv., por exemplo.

Se quiseres empresto-te o Grave... Samwise :devil:

BTW: Há tempos coloquei em causa de o Ponyo já estaria disponível. Já se vende na FNAC quer avulso quer em pack com o Castelo Andante e um outro dele que me escapa.

Sim Thanatos, são filmes com objectivos completamente diferentes, com "tons" completamente opostos, no entanto senti algumas semelhanças entre a história dos dois.

O terceiro filme do pack é o A viagem de Chihiro que já tenho, senão até comprava o pack.

Leo Turilli
Edição Limitada

Postby Leo Turilli » 22 Dec 2009 20:14

Já vi o filme! Não participei no Nausicaa por que não consegui arranjar o filme a tempo!

Bem, eu ri-me com este filme... no genérico! Adoro os bonecos a dançar! E as músicas! Mas o filme foi uma desilusão :sad: achei a personagem da Mei irritante, só desejava que ela morresse no final para que eu passasse a gostar dela, e o filme em si é um pouco aborrecido! Miyazaki tem filmes muito melhores, não percebo como este é considerado muitas vezes o melhor dele!

Dharma
Enciclopédia

Postby Dharma » 22 Dec 2009 22:02

Depois de ter visto este filme só tenho uma coisa a dizer...

TAMBÉM QUERO ANDAR NO GATO-AUTOCARRO!!!!!

Quanto ao filme... gostei mais ou menos. O filme em si é interessante e engraçado, mas tendo em conta os outros que já vi de Miyazaki achei-o mais fraquinho. Achei que lhe faltou qualquer coisa.
"The mind is its own place, and in it self
Can make a heaven of hell, a hell of heaven."

MAGG
Livro Raro

Postby MAGG » 23 Dec 2009 01:05

Thanatos wrote:Já se vende na FNAC quer avulso quer em pack com o Castelo Andante e um outro dele que me escapa.

Para quem more junto a um Jumbo ( mas .. estou sempre a falar do mesmo :unsure: ... ) a versão original legendada a português do castelo Andante encontra-se à venda por UM EURO !!! ... sim não é engano ... é um euro mesmo.

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 23 Dec 2009 09:58

MAGG wrote:Para quem more junto a um Jumbo ( mas .. estou sempre a falar do mesmo :unsure: ... ) a versão original legendada a português do castelo Andante encontra-se à venda por UM EURO !!! ... sim não é engano ... é um euro mesmo.

só para quem mora junto a um Jumbo? :mrgreen4nw:

Bubbles
Livro Raro

Postby Bubbles » 27 Dec 2009 01:59

Dharma wrote:Depois de ter visto este filme só tenho uma coisa a dizer...

TAMBÉM QUERO ANDAR NO GATO-AUTOCARRO!!!!!

Eu também! :friends:

O filme em si... mais uma vez, as expectativas. Se não as tivesse tinha desfrutado muito mais, e uma verdade.

Gostei bastante, achei muito carinhoso a forma como as irmãs se deixam transportar para o mundo de fantasia como forma de aceitar o internamento da mãe. E ambas estavam realmente muito bem caracterizadas. Eu tenho uma afilhada com quase 3 anos e revi-a muito na Mei :laugh:

No entanto não acho que seja um dos melhores filmes de Miyazaki, mesmo dentro do registo mais infantil. Falta qualquer coisa, mas não consigo especificar o que :huh:
"Não sou obrigada a jurar obediência às palavras de qualquer mestre" Horácio
"Um coração saudável tem um comportamento caótico"
Joana Augusto's Flick Photostream *** The Ground Beneath My Feet

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 27 Dec 2009 23:24

Gray,

Agora cabe-me a mim dizer que partilho da tua opinião em quase todos os aspectos. Era o filme que mais curiosidade tinha de ver em todo o ciclo e não defraudou as expectativas.

Não acho que tenha faltado nada ao filme. Está perfeito na sua aparente simplicidade, na maneira como descobre e liberta em nós (espectador) a criança que em tempo fomos, na exploração da magia que nasce da imaginação das crianças quando entram para dentro desse mundo muito próprio criado por elas (e que só elas conseguem ver), e no elo físico que acaba por estabelecer entre a fantasia e o mundo real.

Fantástica a sequência do crescimento da árvore (a culminar, como não podia deixar de ser, com um voo até ao ramo mais alto, para uma serenata à noite). Continuo achar desconcertante a ideia de beleza, de belo, que ele consegue encontrar no grotesco de alguns pormenores - e neste filme são os planos dos dentes e as bocas enormes, assustadores mas inofensivos.

Mais alguém associou o filme ao Alice no País das Maravilhas? A ideia que suporta toda a história é um bom paralelo comparativo e as referência ao "follow the white rabbit" pela toca abaixo e ao gato-autocarro - que é a cara chapada daquilo que imaginamos ser o cheshire cat - parecem não deixar grande margem para dúvidas.

Isto é a Alice, versão Miyazaki!

Image

Marca do realizador: uma velhota de cara quadrada e verruga. Aparece uma destas em quase todos os filmes dele... :mrgreen4nw:

Está por ai a estrear um filme que deve ser interessante comparar com este (a imagem faz lembrar qualquer coisa, não?):

Image

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 28 Dec 2009 11:41

:thumbup:

Sim, lembrei-me da Alice, não tanto pela temática mas pelo gato!

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 20 Jun 2011 19:15

Leo Turilli
Edição Limitada

Postby Leo Turilli » 20 Jun 2011 20:11

Image
Já agora vejam o meu boneco :D

Return to “2 - Hayao Miyazaki”