The Aviator em imagens

Tópicos que envolvam mostras de imagens de/sobre filmes
Samwise
Realizador

Re: The Aviator em imagens

Postby Samwise » 02 Mar 2010 19:25

annawen wrote:1. Em relação ao the real deal. Não me estava a referir a nenhum documentário, mas sim aos filmes feitos na época. O que eu queria dizer era: para quê perder tempo a ver um filme que tenta reconstituir uma época, se posso ver essa época nos filmes da altura? O mesmo em relação à Cate Blanchett. Para quê perder tempo em ver uma interpretação da Katherine Hepburn quando posso ver a própria?

Embora não tivesse percebido que falavas dos filmes da época, o meu argumento serve na mesma: "para quê perder tempo?" Porque há arte na simulação dessa realidade, e o que procuramos nos filme não é a realidade mas sim essa arte de simulação. Os filmes da época têm o seu encanto, e um filme que tem o seu espaço narrativo situado nessa época terá outro encanto. Diferente, com certeza, mas terá à mesma encanto. Isto tanto serve para o filme como para a interpretação da Blanchett.

O que faz aqui a diferença é se esse efeito artístico te entusiasmou ou não: se gostaste do filme, no fundo . No teu caso, não aconteceu com O Aviador...

2. Em relação ao Howard Hughes. Eu não disse que queria que o Martin Scorcese tivesse feito uma biografia completa do homem. Deus me livre. Eu que eu queria dizer, e isto entra na área do gosto pessoal, é que para um homem que adora o cinema e que conhece a história do cinema como o Scorcese é no mínimo estranho que, tendo como tema uma figura tão importante para a história do cinema como o Howard Hughes, vá precisamente destacar o que menos tem a ver com o cinema. Quer dizer, era uma oportunidade de se fazer uma reflexão sobre Hollywood da época e sobre o próprio cinema. Uma coisa que, por paradoxal que isto possa parecer, não tem sido tema habitual dos filmes americanos. Quem sabe, poderia ser uma espécie de "Sunset Boulevard" do Scorsese. Daí a minha referência à RKO. Aí está um tema que gostaria de ver explorado, a história da RKO, um dos estúdios mais interessantes da época e cujo declínio está directamente ligado ao declínio físico e psíquico do Hughes. São estas oportunidades perdidas que me aborrecem.

Percebo, mas não podes é cortar na qualidade do filme com a justificação de que a perspectiva do realizador não seguiu as tuas expectativas pessoais quanto aos temas abordados. O filme não é melhor ou pior por se ter focado mais na parte aeronáutica. Na verdade, até penso que não é bem assim: o filme foca-se acima de tudo no Hughes como pessoa, e vai percorrendo as várias "vertentes" que compõem os seus interesses e obsessões: engenharia aeronáutica, negócios/política, filmes e mulheres - a aeronáutica talvez tenha algum destaque, é verdade, mas se calhar foi mesmo porque o homem se evidenciou mais nessa indústria do que na do cinema (I don't know...). E talvez fosse contraproducente enveredar por essa tal "reflexão sobre a Hollywood da época", na medida em que afastaria as atenções do Hughes e prejudicaria a unidade do filme à conta da confusão: duas linhas narrativas com focos opostos.

É a tal questão do gosto pessoal, como dizes...

Sam, respeito que gostes do filme, mas não digas que isto - "fotografia, cor, iluminação, montagem, noção de espaço, harmonia e simetria, rigor no enquadramento" - são apenas aspectos técnicos. São acima de tudo aspectos artísticos. Podem necessitar de uma boa concretização técnica, mas as ideias que estão por trás dessa concretização são artísticas.

Er... não precisava dessa "reprimenda"... :D Digamos que... estou ao corrente disso...

(ok, talvez devesse ter utilizado uma terminologia mais explícita para referir que se trata de arte - mas também é verdade que são aspectos a que normalmente se chama de "técnicos").
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

MAGG
Livro Raro

Postby MAGG » 02 Mar 2010 20:12

annawen wrote:... para quê perder tempo a ver um filme que tenta reconstituir uma época, se posso ver essa época nos filmes da altura? O mesmo em relação à Cate Blanchett. Para quê perder tempo em ver uma interpretação da Katherine Hepburn quando posso ver a própria?...

Bom. Deduzo então que qualquer filme onde entre um actor a personificar alguma figura de destaque que esteja documentada cinematograficamente na altura esteja irremediavelmente marcado com um X nas tuas considerações .

O que me interessa neste tipo interpretações é que são uma nova forma de ver as personalidades em questão . Não transmitem a realidade mas um ponto de vista...

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 02 Mar 2010 20:57

Samwise wrote:Percebo, mas não podes é cortar na qualidade do filme com a justificação de que a perspectiva do realizador não seguiu as tuas expectativas pessoais quanto aos temas abordados.

Nem o fiz. A referência foi uma questão lateral. Poderia ter adorado o filme que continuaria a ter este "queixume".

([...]mas também é verdade que são aspectos a que normalmente se chama de "técnicos").

Desculpa, mas não não chama. E a prova é que todos eles são contemplados com um prémio na cerimónia principal dos Óscares, aquela que premeia a qualidade artística, em oposição à outra secundária dos óscares técnicos.

Bom. Deduzo então que qualquer filme onde entre um actor a personificar alguma figura de destaque que esteja documentada cinematograficamente na altura esteja irremediavelmente marcado com um X nas tuas considerações.

Não generalizemos. É mesmo com a interpretação da Cate que tenho problemas. Ela não personifica a actriz Katherine Hepburn, ela personifica o que a maioria das pessoas pensa que foi a Katherine Hepburn. Ela não vai atrás da pessoa, mas sim do estereótipo, da imagem que ficou da actriz. Isto em si não teria nada de mal, o problema é que falha. No meu entender. Durante todo o filme sente-se que é uma representação forçada, como se ela, Cate Blanchett, estivesse consciente que estava a representar a KH. De modo que ela nunca chega a ser a KH, ela só finge ser a KH. E o falhanço reside precisamente nesta diferença passar para o espectador.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 02 Mar 2010 21:26

annawen wrote:
Samwise wrote:mas também é verdade que são aspectos a que normalmente se chama de "técnicos").

Desculpa, mas não não chama. E a prova é que todos eles são contemplados com um prémio na cerimónia principal dos Óscares, aquela que premeia a qualidade artística, em oposição à outra secundária dos óscares técnicos.

Ok, I plead guilty... :P

É mesmo com a interpretação da Cate que tenho problemas. Ela não personifica a actriz Katherine Hepburn, ela personifica o que a maioria das pessoas pensa que foi a Katherine Hepburn. Ela não vai atrás da pessoa, mas sim do estereótipo, da imagem que ficou da actriz. Isto em si não teria nada de mal, o problema é que falha. No meu entender. Durante todo o filme sente-se que é uma representação forçada, como se ela, Cate Blanchett, estivesse consciente que estava a representar a KH. De modo que ela nunca chega a ser a KH, ela só finge ser a KH. E o falhanço reside precisamente nesta diferença passar para o espectador.

Hmmm... O Ebert chama-lhe "caricatura":

The women in the film are wonderfully well cast. Cate Blanchett has the task of playing Katharine Hepburn, who was herself so close to caricature that to play her accurately involves some risk. Blanchett succeeds in a performance that is delightful and yet touching; mannered and tomboyish, delighting in saying exactly what she means, she shrewdly sizes up Hughes and is quick to be concerned about his eccentricities.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

MAGG
Livro Raro

Postby MAGG » 02 Mar 2010 22:04

Concordo que retratar a Katherine Hepburn seria sempre muito complicado sem cair no aspecto caricatural . A imagem que sempre perpassava para a opinião pública , na altura, era de facto a de uma personalidade cinematográfica.

Return to “Fotogramas”