The Aviator em imagens

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The Aviator em imagens

Postby Samwise » 02 Mar 2010 01:45

Muito se tem falado acerca do apuro técnico e da escolha de tons que Scorsese exibe na feitura de Shutter Island - e tem-se falado com razão e propósito, justamente - mas recuemos alguns anos até 2004 para encontrar uma outra obra de arte cinematográfica exuberante no que concerne, pelo menos, a aspectos técnicos: fotografia, cor, iluminação, montagem, noção de espaço, harmonia e simetria, rigor no enquadramento, esplendor visual, num deslumbramento fotográfico que merece ser visto à lupa (e é o que acabam por ter, mais abaixo no tópico :mrgreen: ).

Quando vi o filme saltou-me à vista o artificialismo visual, que chegava a ser "berrante" nalgumas situações, que parecia desenquadrado, e que me custou um bocado a adaptar ao início. Depois, quando li a página da "trivia" no imdb.com, percebi os propósitos e objectivos da escolhas:

Director Martin Scorsese originally wanted to shoot the film in Academy ratio, 1.33:1, the same ratio as films of the period and indeed all films up until about 1954. Unfortunately, he found that modern theaters are generally not properly equipped to show anything but Flat 1.85:1 or Scope 2.35:1 films. He therefore focused instead on making each portion of the film look like it was made using the color film stock available at the time.


The film's winning of the Best Cinematography Oscar has been attributed to the unique use of period color palette. The two and three-strip palette that is seen in the film was accomplished by the use of the LUT - 3D Look Up Table - graphics processor. It was designed by Josh Pines, R&D VP of Technicolor Digital Intermediates. The processor was slipped into the digital projector and thus allowed filtering and applying the two / three color look into the negative.


The film's prints are coming from a digital intermediate. This digital master has been digitally grain reduced from start to finish. As a result many moving textures (especially human skin) look smeared and very unnatural, like bad quality video watched on a slow LCD monitor.



Desculpem-me a extensão do post, mas já foi complicado escolher 50 das mais de 100 que tirei do filme...

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Fantástico, não é?

Agora imaginem isto em movimento. E com som. :bow:
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Re: The Aviator em imagens

Postby Samwise » 02 Mar 2010 01:52

No poster do Scarface: Boris "Frankenstein" Karloff. :D
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Re: The Aviator em imagens

Postby MAGG » 02 Mar 2010 02:04

Samwise wrote:No poster do Scarface: Boris "Frankenstein" Karloff. :D


:) ... bem ... isto é que é ver os fotogramas à lupa. Nem tinha reparado.

Outra coisa que me tinha escapado, o uso das cores na primeira metade das tuas escolhas.

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Re: The Aviator em imagens

Postby annawen » 02 Mar 2010 10:51

Pena é o filme ser tão chato.

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Re: The Aviator em imagens

Postby Samwise » 02 Mar 2010 11:14

annawen wrote:Pena é o filme ser tão chato.


Para variar, achei o contrário. ;) As quase três horas de filme voaram mais depressa que os protótipos aeronáuticos dos Hughes. Nem dei por elas. Faço penitência a propósito da dita cinematografia e da edição e montagem, que me absorveram quase por completo e possivelmente me impediram de prestar grande atenção à narrativa. :mrgreen:

Não sei se há outro realizador com este domínio tão grande e abrangente dos meios e técnicas de filmagem. É genial. Mas é muito show-off, também. Thank God for that! :D

Houve alturas em que o filme me lembrou o Citizen Kane.


MAGG wrote:
Samwise wrote:No poster do Scarface: Boris "Frankenstein" Karloff. :D


:) ... bem ... isto é que é ver os fotogramas à lupa. Nem tinha reparado.

Outra coisa que me tinha escapado, o uso das cores na primeira metade das tuas escolhas.


Esse fotograma específico tem uma história: antes de me lembrar de colocar aqui a reportagem fotográfica completa, a ideia era utilizá-lo num passatempo desses de cinema, só por causa daqueles dois posters. Mas também só me apercebi do pormenor do Karloff depois de fazer freeze à imagem.

E a imagem seguinte é uma espécie de "easter-egg" embutido no próprio filme. Não dás pelo "efeito de esqueleto" durante a visualização; é uma imagem quase subliminar que não dura mais do que um ou dois décimos de segundo...

Quanto ao uso das cores, é a tal coisa que eles explicam sobre as possibilidades e técnicas da época em que se passa a narrativa.
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Re: The Aviator em imagens

Postby annawen » 02 Mar 2010 11:57

Samwise wrote: Houve alturas em que o filme me lembrou o Citizen Kane.


Agh, agora deu-me uma coisinha má! :wacko:

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Re: The Aviator em imagens

Postby MAGG » 02 Mar 2010 13:48

Para mim o que mais se destacou no filme foi a Cate Blanchet no papel de Katherine Hepburn. :D

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Re: The Aviator em imagens

Postby Samwise » 02 Mar 2010 13:51

annawen wrote:
Samwise wrote: Houve alturas em que o filme me lembrou o Citizen Kane.


Agh, agora deu-me uma coisinha má! :wacko:


Bom, neste caso a história deu uma ajudinha. As obsessões pessoais, as excentricidades e a vida social que leva a reclusão de cada magnate nos dois filmes são naturalmente comparáveis.

O plano final da cara do DiCaprio, inchada, a repetir incessavelmente a mesma frase, faz lembrar a do Welles nesse filme, quando já está à beira do colapso. Foi logo a imagem que me veio à cabeça...

E se termos narrativos não têm nada a ver um com o outro, em termos de domínio técnico, mesmo tendo em contas que um foi revolucionário no campo e o outro não, acho-os membros afastados da mesma família - não são irmãos, mas podiam ser primos.
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Re: The Aviator em imagens

Postby annawen » 02 Mar 2010 14:45

Samwise wrote:Bom, neste caso a história deu uma ajudinha. As obsessões pessoais, as excentricidades e a vida social que leva a reclusão de cada magnate nos dois filmes são naturalmente comparáveis.

O plano final da cara do DiCaprio, inchada, a repetir incessavelmente a mesma frase, faz lembrar a do Welles nesse filme, quando já está à beira do colapso. Foi logo a imagem que me veio à cabeça...

E se termos narrativos não têm nada a ver um com o outro, em termos de domínio técnico, mesmo tendo em contas que um foi revolucionário no campo e o outro não, acho-os membros afastados da mesma família - não são irmãos, mas podiam ser primos.


Ai meu deus :wacko:

A única coisa que me veio à cabeça quando vi o filme foi o seguinte pensamento: "porque raio estou eu a perder tempo a ver este museu de cera quando podia estar a ver the real deal, e em muito menos tempo (se o Scorcese queria ser fiel em tudo, porque não contar a história em 90 minutos? Tinha poupado muito tédio.)?". E isto vale também a interpretação (chamemos-lhe assim) da Cate Blanchett.

Tanta coisa que se poderia fazer à volta do Howard Hughes, e o Scorcese foi escolher a história da aviação. Fiquei a saber muito mais coisas sobre ele num documentário sobre a RKO do que neste filme altamente académico.

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Re: The Aviator em imagens

Postby Samwise » 02 Mar 2010 16:11

annawen wrote:
A única coisa que me veio à cabeça quando vi o filme foi o seguinte pensamento: "porque raio estou eu a perder tempo a ver este museu de cera quando podia estar a ver the real deal, e em muito menos tempo (se o Scorcese queria ser fiel em tudo, porque não contar a história em 90 minutos? Tinha poupado muito tédio.)?".


Respondo-te com uma frase do próprio filme, dita, salvo erro, pela Hepburn ao Hughes: o cinema não tem de representar a vida tal como ela é. Antes pelo contrário.

Claro que para ver "the real deal" mais vale um documentário.

O Scorsese (e o argumentista) não queria ser fiel a tudo, mas tinha muito para contar. Até me espanta que tenham conseguido colocar tanta coisa em tão pouco tempo de filme (isto é relativo, claro). E repara que é apenas uma pequena porção da vida do Hughes que é focada no filme. Ele morreu com 70 anos.

A visita a este museu de cera em particular foi bastante emotiva para mim. Mas consigo perceber o tédio que o filme pode provocar...

E isto vale também a interpretação (chamemos-lhe assim) da Cate Blanchett.


A interpretação da Blanchett pareceu-me estranha e forçada ao princípio (um pouco em overacting descontrolado), tal como o próprio filme em si, mas depois houve um *click* que não consigo situar no tempo, e a partir daí passei a gostar...

E o DiCaprio neste filme está fantástico. A sua interpretação chegaria para carregar o filme às costas, se tal fosse necessário. Se.

Tanta coisa que se poderia fazer à volta do Howard Hughes, e o Scorcese foi escolher a história da aviação.


Annawen... :D :angel:

Fiquei a saber muito mais coisas sobre ele num documentário sobre a RKO do que neste filme altamente académico.


A intenção do filme não é inventariar os factos da vida do Hughes. Este é o mesmo argumento de há pouco. Para quê comparar um filme (mesmo que seja um biopic) com um documentário? A arte de bem documentar não tem nada a ver com a arte de bem filmar cinema.

Quanto ao "altamente académico", a coisa é -muito- discutível... :mrgreen:
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Re: The Aviator em imagens

Postby Thanatos » 02 Mar 2010 16:17

annawen wrote:Pena é o filme ser tão chato.



Posso estar 200% de acordo? B)

Mas a gente já percebeu que o Samwise deslumbra-se sempre com os aspectos postal ilustrado dos filmes. Até estranho como é que vê tantos a p/b.

Este aqui já foi na curva descendente da carreira do Scorsese. Para todos os que acham o Shutter melhor que pão cortado às fatias barrado com manteiga vejam o Cape Fear para notarem como um remake por vezes ultrapassa o original (sendo que aqui o termo original tendo em conta que é adaptação dum romance é usado liberalmente) e como o Scorsese já foi grande (e já agora também o De Niro numa das suas últimas interpretações de jeito.

Um aparte: o uso liberal de imagens com este peso dá conta das ligações mais fracas além de consumir trafégo que é uma limpeza. Uns thumbnails a ligarem às imagens em todo o seu esplendor davam jeito. Já que se queixavam da minha assinatura... :whistle:
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Re: The Aviator em imagens

Postby Samwise » 02 Mar 2010 16:59

Thanatos wrote:Mas a gente já percebeu que o Samwise deslumbra-se sempre com os aspectos postal ilustrado dos filmes. Até estranho como é que vê tantos a p/b.


Deslumbro-me sempre que me deparo com exemplos técnicos excepcionais, é verdade - mas não será natural tal coisa acontecer? Quero dizer, o que é que há a criticar nesse deslumbramento?

Repara que o primeiro post do tópico não menciona quaisquer outros aspectos acerca do filme. Não é uma crítica/opinião, não fala da narrativa nem dos actores, e não faz nenhum juízo de valor qualitativo sobre a obra. É a fotografia e os pormenores de execução que estavam aqui em mostra. Fotografias que bem gostaria que tivessem saído de uma câmara minha, porque são mesmo espantosas.

Se o tópico a partir daí partiu para outras áreas (e muito bem, não nego que também tivesse essa intenção, mesmo que secundária), nomeadamente se o filme é bom ou não, é um assunto à parte. IMO, sim, o filme é bom. É muito bom, até. Vale muito mais em termos absolutos do que se relativizarmos as coisas a partir do visual e da montagem cénica.

Não percebi essa do P/B. Para mim é a mesma coisa: a cores ou a p/b o deslumbramento é semelhante quando as coisas são bem feitas. Normalmente a fotografia a P/B até me chama mais a atenção para os aspectos artísticos.

Este aqui já foi na curva descendente da carreira do Scorsese. Para todos os que acham o Shutter melhor que pão cortado às fatias barrado com manteiga vejam o Cape Fear para notarem como um remake por vezes ultrapassa o original (sendo que aqui o termo original tendo em conta que é adaptação dum romance é usado liberalmente) e como o Scorsese já foi grande (e já agora também o De Niro numa das suas últimas interpretações de jeito.


São opiniões, e ainda bem que as há, estamos cá é para ferrar o dente nas do próximo :mrgreen: . Por acaso não considero o Cape Fear dos seus filmes mais conseguidos - mesmo que seja um óptimo filme em termos absolutos. O Scorsese nunca deixou de ser grande e ainda não está na curva descendente. Ao longo da carreira já teve obras menos conseguidas do que estas últimas quatro. Tem é mudado de estilo técnico - algo que me parece evidente e que representa, em todo o caso, uma evolução na sua arte.

Um aparte: o uso liberal de imagens com este peso dá conta das ligações mais fracas além de consumir trafégo que é uma limpeza. Uns thumbnails a ligarem às imagens em todo o seu esplendor davam jeito.


Ok, tens razão. Desta vez foi um grande abuso, em quantidade e em resolução. :blush:

Ainda comecei por reduzir o tamanho das amostras, mas a qualidade perdia-se no processo. Não sei muito bem que opção será mais viável, mas acho que não tenho muita volta a dar a essa questão. É reduzir e pronto. Foi o que fiz para os outros tópicos. Daqui em diante vou ter mais juizinho...

Thumbnails é o que tu tens neste momento, visto que o fórum faz a redução automática para a resolução no ecrã de cada utilizador. Clica numa e vê por ti.

Já que se queixavam da minha assinatura... :whistle:


Pois, mas a tua assinatura não era redimensionada automaticamente pelo fórum e fazia com que o tamanho do browser saísse do ecrã *em todos os tópicos que tinham uma mensagem tua* , pelo que a comparação neste caso traz um vício de forma... :mrgreen:
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Re: The Aviator em imagens

Postby Thanatos » 02 Mar 2010 17:05

Não traz grande vício de forma visto que ultrapassava as dimensões em dois ou três pixels. :twisted:

Quanto ao resto é debatível mas não me apetece debater agora. De qualquer forma é bom que já assumiste que te deslumbas com postais ilustrados. E nisto não há qualquer crítica. Na Feira da Ladra todos os sábados é um negócio do caraças à volta dos postais antigos portanto estás num nicho de colecionismos. Apenas isso. Acontece que para mim o cinema é também a arte de narrar histórias duma forma visual logo meros slideshows não me impressionam por aí além.

E que queres dizer com redimensionar automaticamente? O fórum já está a redimensionar automaticamente as imagens? Nesta skin não dei por nada. :unsure:
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Re: The Aviator em imagens

Postby Samwise » 02 Mar 2010 17:20

Thanatos wrote: De qualquer forma é bom que já assumiste que te deslumbras com postais ilustrados.


Not quite. Precisas que transcreva aquilo que disse? :angel:

Acontece que para mim o cinema é também a arte de narrar histórias duma forma visual logo meros slideshows não me impressionam por aí além.


Entendes que este argumento serve tanto a ti como a mim? O "slideshow" é o que tens neste tópico. A narração visual é o que tens se vires o filme. E caramba, se não vês "narração visual" decente no aviador, então não sei que mais posso argumentar...

E que queres dizer com redimensionar automaticamente? O fórum já está a redimensionar automaticamente as imagens? Nesta skin não dei por nada. :unsure:


O redimensionamento está a funcionar na única skin que já foi adaptada pelo Gokuu.

Nas outras duas acontecem coisas diferentes: numa delas o browser estica para o tamanho das imagens, na outra o browser não estica e as imagens ficam cortadas pelo meio.
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Re: The Aviator em imagens

Postby annawen » 02 Mar 2010 17:56

Alguns esclarecimentos, Sam:

1. Em relação ao the real deal. Não me estava a referir a nenhum documentário, mas sim aos filmes feitos na época. O que eu queria dizer era: para quê perder tempo a ver um filme que tenta reconstituir uma época, se posso ver essa época nos filmes da altura? O mesmo em relação à Cate Blanchett. Para quê perder tempo em ver uma interpretação da Katherine Hepburn quando posso ver a própria?

2. Em relação ao Howard Hughes. Eu não disse que queria que o Martin Scorcese tivesse feito uma biografia completa do homem. Deus me livre. Eu que eu queria dizer, e isto entra na área do gosto pessoal, é que para um homem que adora o cinema e que conhece a história do cinema como o Scorcese é no mínimo estranho que, tendo como tema uma figura tão importante para a história do cinema como o Howard Hughes, vá precisamente destacar o que menos tem a ver com o cinema. Quer dizer, era uma oportunidade de se fazer uma reflexão sobre Hollywood da época e sobre o próprio cinema. Uma coisa que, por paradoxal que isto possa parecer, não tem sido tema habitual dos filmes americanos. Quem sabe, poderia ser uma espécie de "Sunset Boulevard" do Scorcese. Daí a minha referência à RKO. Aí está um tema que gostaria de ver explorado, a história da RKO, um dos estúdios mais interessantes da época e cujo declínio está directamente ligado ao declínio físico e psíquico do Hughes. São estas oportunidades perdidas que me aborrecem.

3. Em relação ao documentário sobre a RKO. Não foi minha intenção comparar o filme com o documentário. Fiz a referência porque o documentário levanta muitas problemáticas em torno da produção de filmes durante o studio system (relação dos actores e actrizes com os produtores, relação dos realizadores com os produtores, etc, etc) que seriam interessantes de serem abordadas de um ponto de vista ficcional.

Sam, respeito que gostes do filme, mas não digas que isto - "fotografia, cor, iluminação, montagem, noção de espaço, harmonia e simetria, rigor no enquadramento" - são apenas aspectos técnicos. São acima de tudo aspectos artísticos. Podem necessitar de uma boa concretização técnica, mas as ideias que estão por trás dessa concretização são artísticas.


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