Dances With Wolves

Tópicos que envolvam mostras de imagens de/sobre filmes
Samwise
Realizador

Dances With Wolves

Postby Samwise » 14 Oct 2009 01:08

Há uns tempos atrás fiz uma observação qualquer, não me recordo bem do exacto, acerca da beleza estética deste filme. Tinha a ver com o fascínio das imagens, pelas imagens - algo que é intrínseco ao cinema. Tinha a ver com a dimensão e com o dimensionamento do espaço em relação à narrativa. Mais particularmente, em relação aos personagens.

Kubrick era maníaco por enquadramentos (e fez questão de mostrar a extensão sobre-humana dessa loucura em Barry Lyndon). Costner, em Danças com Lobos, não lhe fica muito atrás.

Quando disse que este tinha sido um dos mais belos westerns (e possivelmente filmes) que alguma vez vira, e mantendo o alcance e o contexto da frase no plano estético visual, não foi uma observação ao calhas, atirada para o ar no calor da discussão. Tenho tido a oportunidade de ver alguns westerns magníficos no que toca a este aspecto. Por exemplo My Darling Clementine, de Ford (e quase todos os filmes dele onde o Monument Valley é utilizado), The Big Sky, de Hawks (um western passado "fora de tempo" e "fora de local"), e Unforgiven, de Eastwood. Ou os westerns que Mann fez com James Stewart.

Na tradição de alguns destes filmes, Dances With Wolves sabe como tirar partido da espectacularidade da paisagem (e no filme propriamente dito, esta ideia vai muito para além do aspecto decorativo - há uma relação quase simbiótica entre o homem e o meio, quer no personagem de Costner, John Dunbar, quer na tribo de índios Sioux com quem trava conhecimento).

(pausa para descomprimir: ui... agora o Sam foi longe de mais - colocar Costner no mesmo pedestal de Kubrick, Ford, Hawks, Mann... tá louco!)

Mesmo que o filme não valesse por mais nada (coisa que está longe de ser realidade), seria mais que compensatório passar as suas três horas a admirar o trabalho do director de fotografia.

Estão aí as imagens para o provar. O céu, a planície, os rostos!

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Gaminha
Edição Limitada

Re: Dances With Wolves

Postby Gaminha » 14 Oct 2009 09:42

Parabéns pela escolha das imagens, são de tirar o chapéu (se eu tivesse um :lol2: ).

Imagens lindíssimas. Nem parece o mesmo filme... é provável que o volte a ver...

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 14 Oct 2009 09:48

Gaminha wrote:Parabéns pela escolha das imagens, são de tirar o chapéu (se eu tivesse um :lol2: ).

Imagens lindíssimas. Nem parece o mesmo filme... é provável que o volte a ver...

Sim, imagens lindíssimas. É provável que um dia o veja :mrgreen4nw: .
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 14 Oct 2009 10:38

Essas fotos estão um espectáculo.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 14 Oct 2009 10:52

Ainda passei uma hora diante do filme a fazer este "trabalhinho". Resultou em cerca de 50 imagens. Seriam o dobro se tivesse dedicado mais tempo à tarefa.

Espero que sirva, ao menos, para convencer algumas mentes mais cépticas de que há motivos para olhar para o filme de forma mais atenta.

Falta-me escrever a opinião. Coisa a ser feita com mais calma.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Ripley
Edição Limitada

Postby Ripley » 14 Oct 2009 11:31

Samwise wrote:Ainda passei uma hora diante do filme a fazer este "trabalhinho". Resultou em cerca de 50 imagens. Seriam o dobro se tivesse dedicado mais tempo à tarefa.

Espero que sirva, ao menos, para convencer algumas mentes mais cépticas de que há motivos para olhar para o filme de forma mais atenta.

Falta-me escrever a opinião. Coisa a ser feita com mais calma.

Sammy, não há como tu para fazer este tipo de coisas.
Vi o filme há bastante tempo, lembro-me de ter achado que embora a história em si não fosse "lá essas coisas" a fotografia era breathtaking. Recordaste-me algumas das cenas mais espectaculares e agradeço-te por isso.

Agora fica o remoque: deixaste-me com saudades dos teus passatempos de Cinema, que sei que te davam imenso trabalhinho também... e a nós imenso gozo para decifrar :wink:
"És a metade que me é tudo." [Pedro Chagas Freitas]
---§§§---
"O amor não se percebe. Não é para perceber. O amor é um estado de quem se sente. O amor é a nossa alma. É a nossa alma a desatar. A desatar a correr atrás do que não sabe, não apanha, não larga, não compreende." [Miguel Esteves Cardoso]

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 14 Oct 2009 11:39

Ripley wrote:Agora fica o remoque: deixaste-me com saudades dos teus passatempos de Cinema, que sei que te davam imenso trabalhinho também... e a nós imenso gozo para decifrar :wink:

Vou ter isto em atenção. :cool:

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 14 Oct 2009 11:46

Samwise wrote:Ainda passei uma hora diante do filme a fazer este "trabalhinho".

quanto tempo no photoshop? :devil2:
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 14 Oct 2009 11:51

grayfox wrote:
Samwise wrote:Ainda passei uma hora diante do filme a fazer este "trabalhinho".

quanto tempo no photoshop? :devil2:

:biggrin:

Foi só para reduzir o tamanho, foi só para reduzir o tamanho... (5 minutos no Irfan-viewer, contando com testes + 5 minutos no BBdE para visualizar as alternativas)

Ajudou que o filme estivesse em 720p.

caroline15
Panfleto

Postby caroline15 » 14 Oct 2009 12:16

Até me deu saudades de o rever.

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 14 Oct 2009 12:30

caroline wrote:Até me deu saudades de o rever.

Acredita, é daqueles filmes que eu gostei mesmo de ver :cool:

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 14 Oct 2009 13:12

:sick: Só de pensar no filme. É tão xarope! Uma conhecida minha até tem a edição (ou tinha) com a pena na capa... coisa tão brega.

Mas tu gostas Samwise e isso é que para ti é importante. Afinal também gostas de Spielberg pelo que não é de estranhar. :tongue:

Queres bons planos? Vê o Sunrise do Murnau e logo a seguir o Terra do Dovzhenko. Depois vamos falar de planos, ok? :wink:
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 14 Oct 2009 17:20

Thanatos wrote:Queres bons planos? Vê o Sunrise do Murnau e logo a seguir o Terra do Dovzhenko. Depois vamos falar de planos, ok? :wink:

:rolleyes:

Compreendo. Para rebaixares este filme, ou os enquadramentos nele feitos, apontas o Murnau. Tem tudo a ver. Por acaso até vi o Sunrise e concordo que é feito por um visionário muitos anos à frente do seu tempo. Nota-se no global das técnicas de filmagem utilizadas, não só nos ditos enquadramentos, mas nos travelings, nas sequências aparentemente impossíveis de terem sido filmadas, nos efeitos especiais (a tempestade) e nos efeitos visuais elaborados na mesa de edição - as sobreposições de imagem, os fadings, etc.

Continuo é a tentar perceber a relação com este Dances With Wolves e os seus planos de imagem. Será que um dos filmes faz o outro desmerecer, por algum processo que me está a escapar, os resultados no outro alcançados?

A Terra não vi... :unsure:

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 14 Oct 2009 17:41

Samwise wrote:Compreendo. Para rebaixares este filme, ou os enquadramentos nele feitos, apontas o Murnau. Tem tudo a ver.

E porque não terá tudo a ver? Compara-se planos e enquadramentos, composição de imagem e não temas. Portanto tanto faz pegar no Sunrise como até na Branca de Neve. Deixa de lado a temática. Até porque no teu primeiro post o que pretendes é que se aprecie o trabalho do director de fotografia, correcto? Como deves perceber considero haver muito mais de espanto num plano do Sunrise do que num de postal ilustrado do Costner.

Samwise wrote:Continuo é a tentar perceber a relação com este Dances With Wolves e os seus planos de imagem. Será que um dos filmes faz o outro desmerecer, por algum processo que me está a escapar, os resultados no outro alcançados?

A relação, se te apegares aos temas dos filmes nada tem a ver. E obviamente que comparando planos e ainda mais tendo em conta a altura e a tecnologia disponível é fácil perceber que os planos do Danças com Lobos não fazem mais que a obrigação de parecerem uns belos postais ilustrados. Relação entre os filmes? Directamente talvez nenhuma mas como tu próprio começaste por falar em Kubrick no teu post não vejo porque não posso puxar o Murnau à conversa. :wink:
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 14 Oct 2009 18:22

Yes! WAR!!! :_sissyfight__by_cindre: :tongue:

Thanatos wrote:
Samwise wrote:Compreendo. Para rebaixares este filme, ou os enquadramentos nele feitos, apontas o Murnau. Tem tudo a ver.

E porque não terá tudo a ver? Compara-se planos e enquadramentos, composição de imagem e não temas. Portanto tanto faz pegar no Sunrise como até na Branca de Neve. Deixa de lado a temática. Até porque no teu primeiro post o que pretendes é que se aprecie o trabalho do director de fotografia, correcto?

Não. Nada correcto. Estamos a falar da fotografia, do director de fotografia e do realizador (não que em que parcelas de percentis ao certo, but it doesn't matter), mas a temática, no caso, é importante. Não se comparam planos de um western que decorre em planícies inóspitas com planos de um drama passado numa vila, numa charneca e numa cidade, independentemente da época e da tecnologia utilizados. Pelo menos não de forma directa, nos moldes em que a estás a propor. Da mesma forma, é descabido meter a Branca de Neve ao barulho, coitada, deixa-a lá dormir (a não ser que seja a verão portuguesa, a preto-e-preto :mrgreen4nw:, comparável em enquadramentos, essa sim, a todos os restantes filmes)

Como deves perceber considero haver muito mais de espanto num plano do Sunrise do que num de postal ilustrado do Costner.
Como te disse, são coisas diferentes. A minha sensibilidade adequa-se aos dois casos. O Sunshine vejo realmente com espanto, mas é face àquilo que as técnicas da altura (não) permitiam e à invenção de cinema que passava na cabeça do Murnau - é esse o espanto que me gera. O Dances With Wolves, volto a repetir, é um dos mais belos westerns de sempre no que toca ao aspecto visual (e desafio-te a apresentar candidatos à altura) - é assa beleza, e não a inovação ou o "visionarismo", que me geram espanto.

Se quiseres, são "categorias de espanto" diferentes. Não coloco um acima do outro porque estão em escalas de mediação distintas.

Concluindo da mesma forma: não uses um para rebaixar o outro.

Samwise wrote:Continuo é a tentar perceber a relação com este Dances With Wolves e os seus planos de imagem. Será que um dos filmes faz o outro desmerecer, por algum processo que me está a escapar, os resultados no outro alcançados?

A relação, se te apegares aos temas dos filmes nada tem a ver. E obviamente que comparando planos e ainda mais tendo em conta a altura e a tecnologia disponível é fácil perceber que os planos do Danças com Lobos não fazem mais que a obrigação de parecerem uns belos postais ilustrados. Relação entre os filmes? Directamente talvez nenhuma mas como tu próprio começaste por falar em Kubrick no teu post não vejo porque não posso puxar o Murnau à conversa. :wink:

Puxei o Kubrik porque ele também era maníaco por "postais ilustrados" (verdade?); não para comparar um filme dele com o Danças Com Lobos. Não me parece justo para nenhuma das partes dizer que o Barry Lyndon, esse sim, é que tem os planos todos como deve ser.

Continuo a achar que o apuro e o aprumo na estética visual é uma componente fundamental no cinema (de hoje, de ontem, de sempre). Chamar postais ilustrados aos backgrounds do Costner (coisa verdadeira também para o outro western clássico que realizou, o Open Range) devia funcionar como um elogio, não como uma ironia. Porque de facto são belos, esses postais. :smile:

Estás a pegar pela parte que é menos atacável no filme. A narrativa e as personagens, aí sim tens muito por onde cortar. Mas deixa-me escrever o comentário e depois debatemos esses assuntos.

Return to “Fotogramas”