The Searchers - A Desaparecida

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The Searchers - A Desaparecida

Postby Samwise » 02 Dec 2009 00:47

The Searchers é considerado um dos mais belos filmes do cinema e o western máximo de John Ford.

As seguintes imagens comprovam que algo de muito poético atravessa o filme de uma ponta à outra e mostram como cada pormenor nos adereços, no guarda roupa e no posicionamento dos personagens no enquadramento geral (e contra a imensidão das paisagens naturais) tinham um significado muito importante para o realizador.

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Re: The Searchers - A Desaparecida

Postby MAGG » 02 Dec 2009 03:04

:biggrin: ... grande filme ...grandes imagens ... vi há pouco tempo um documentário sobre o realizador e como este tipo de enquadramento da paisagem era inovador na época e muito recorrente na sua obra cinematográfica.

Sam chegaste a vê-lo ...julgo que no biography ?

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Re: The Searchers - A Desaparecida

Postby Samwise » 02 Dec 2009 10:57

MAGG wrote::biggrin: ... grande filme ...grandes imagens ... vi há pouco tempo um documentário sobre o realizador e como este tipo de enquadramento da paisagem era inovador na época e muito recorrente na sua obra cinematográfica.

Sam chegaste a vê-lo ...julgo que no biography ?


Não vi. Vejo muito pouca televisão, e nunca vejo o Biography.

O que vi foi um filme-documentário sobre a obra de John Ford, intitulado Directed by John Ford, e realizado por Peter Bogdanovich, também ele realizador e crítico de cinema. É muito bom.
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Re: The Searchers - A Desaparecida

Postby Thanatos » 02 Dec 2009 11:43

Na última foto o homenzito parece que foi apanhado com as calças na mão.

Alguns fotogramas são de facto muito bonitos mas... aqueles filtros para fazer de conta que é noite e a menina no cemitério que se topa à légua que é um backlot com um bocadito de areia e umas lápides em cartão e o «grande west» em backprojection, tss, tss. E não me façam falar do índio que parece um irlandês. :tongue: Essas eram escusadas.
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Re: The Searchers - A Desaparecida

Postby Samwise » 02 Dec 2009 11:57

Thanatos wrote:Na última foto o homenzito parece que foi apanhado com as calças na mão.


E foi mesmo. Estão a tratar-lhe de uma ferida no...

Alguns fotogramas são de facto muito bonitos mas... aqueles filtros para fazer de conta que é noite e a menina no cemitério que se topa à légua que é um backlot com um bocadito de areia e umas lápides em cartão e o «grande west» em backprojection, tss, tss. E não me façam falar do índio que parece um irlandês. :tongue: Essas eram escusadas.


Parece irlandês mas de facto é alemão. :biggrin:

E também faz de grande-chefe-índio num outro filme de Ford: o Two Rode Together.
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Re: The Searchers - A Desaparecida

Postby Lazy Cat » 02 Dec 2009 12:08

De facto, aquele indío de olhos azuis, é um bocado estranho :tongue:
Mas fora isso, a fotografia é fantástica.
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Re: The Searchers - A Desaparecida

Postby Sharky » 02 Dec 2009 12:14

O Indio da foto nº 25, topa-se mesmo que a espada está por baixo do sovaco, damn cowboys :lol2:

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Re: The Searchers - A Desaparecida

Postby Lazy Cat » 02 Dec 2009 12:27

Sim, e aquilo é um cadáver muito limpinho e arrumadinho. lol
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Re: The Searchers - A Desaparecida

Postby Samwise » 02 Dec 2009 13:22

Sharky wrote:O Indio da foto nº 25, topa-se mesmo que a espada está por baixo do sovaco, damn cowboys :lol2:



Lazy Cat wrote:Sim, e aquilo é um cadáver muito limpinho e arrumadinho. lol


- e não há sangue em lado nenhum -

Mesmo sendo um filme bastante violento quanto a factos narrativos, há um acentuado embelezamento na transmissão visual dos pormenores relacionados com essa violência - e não só. Há uma espécie de "decorativismo poético" que é uma forte característica do realizador. Ele foi (e é) algo criticado por causa dessa visão altamente distorcida da realidade, mesmo tendo em conta que o género western na altura já representa um afastamento grande em relação há história real, muito mais negra do que o mito criado.

Os filmes dele quase que transbordam de romantismo visual. Primeiro estranha-se (e torce-se o nariz), depois já não se consegue passar sem esse doce... :mrgreen4nw: Alías, ninguém mais filma como ele.
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Re: The Searchers - A Desaparecida

Postby Thanatos » 02 Dec 2009 13:30

Samwise wrote:- e não há sangue em lado nenhum -

Mesmo sendo um filme bastante violento quanto a factos narrativos, há um acentuado embelezamento na transmissão visual dos pormenores relacionados com essa violência - e não só. Há uma espécie de "decorativismo poético" que é uma forte característica do realizador. Ele foi (e é) algo criticado por causa dessa visão altamente distorcida da realidade, mesmo tendo em conta que o género western na altura já representa um afastamento grande em relação há história real, muito mais negra do que o mito criado.

Os filmes dele quase que transbordam de romantismo visual. Primeiro estranha-se (e torce-se o nariz), depois já não se consegue passar sem esse doce... :mrgreen4nw: Alías, ninguém mais filma como ele.



Não é bem só isso, Samwise. O que se passava é que na altura estava em efeito o Código Hays, também conhecido MPPC. Podes ler algumas das restrições que eram impostas nos filmes neste artigo da wikipedia.

Daí não ser de estranhar por exemplo que em filmes como o Scarface (o da década de 30) o pessoal levar com rajadas de Thompson em camisas brancas e não se ver um pingo de sangue.

Nos comics havia algo semelhante que deu montes de dores de cabeça ao Maxwell Gaines! :devil:
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Re: The Searchers - A Desaparecida

Postby annawen » 02 Dec 2009 23:54

Samwise wrote:Ele foi (e é) algo criticado por causa dessa visão altamente distorcida da realidade, mesmo tendo em conta que o género western na altura já representa um afastamento grande em relação há história real, muito mais negra do que o mito criado.


Desde o mudo, que o Western, como género cinematográfico, é uma construção mitológica em relação à realidade. A importância d' "A Desaparecida" (entre outras coisas) é precisamente o questionar do próprio mito através da personagem do Ethan. Isto vindo do próprio realizador que foi o principal responsável pela perpetuação do mito. Este filme deve ser visto juntamente com "O Homem que Matou Liberty Valance" e "Two Rode Together".

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Re: The Searchers - A Desaparecida

Postby Samwise » 03 Dec 2009 11:30

annawen wrote:Desde o mudo, que o Western, como género cinematográfico, é uma construção mitológica em relação à realidade. A importância d' "A Desaparecida" (entre outras coisas) é precisamente o questionar do próprio mito através da personagem do Ethan. Isto vindo do próprio realizador que foi o principal responsável pela perpetuação do mito. Este filme deve ser visto juntamente com "O Homem que Matou Liberty Valance" e "Two Rode Together".


Tens razão. Foi má escolha de palavras de minha parte. Utilizei um "já na altura" que não devia lá estar. :wink:
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Re: The Searchers - A Desaparecida

Postby Ignatius Wao » 23 Feb 2010 02:19

Bela escolha de imagens Sam :tu:
Este é um daqueles filmes que dá para escrever uma tese.

Entre tantos planos eu destacaria um (que por acaso não foi um dos escolhidos por ti), este

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Ford enquadra Ethan/Wayne do lado de fora, de costas para a casa da nova família, mais uma vez derrotado, mas insubmisso, irredutível. À sua frente, o interminável horizonte vazio, e um desejo irrepreensível de estar só e ser só. E Ford fecha a porta, no plano final, para não revelar a casa, a família, a vitória dos justos e simples. Sobra apenas a escuridão de uma derrota.
É sublime. :bow:
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Re: The Searchers - A Desaparecida

Postby Samwise » 23 Feb 2010 12:11

Ignatius Wao wrote:Entre tantos planos eu destacaria um (que por acaso não foi um dos escolhidos por ti), este
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Ford enquadra Ethan/Wayne do lado de fora, de costas para a casa da nova família, mais uma vez derrotado, mas insubmisso, irredutível. À sua frente, o interminável horizonte vazio, e um desejo irrepreensível de estar só e ser só. E Ford fecha a porta, no plano final, para não revelar a casa, a família, a vitória dos justos e simples. Sobra apenas a escuridão de uma derrota.



Optei por deixar de fora o plano final e o plano inicial, que são os mais conhecidos e discutidos, pensando bem.

O plano inicial também capta, na mesma imagem da vista para fora da porta, um vazio, embora um vazio com um sentido diametralmente oposto ao do mostrado no final, na medida em que corresponderá a um "início de preenchimento" desse vazio. É um vazio que grosso modo também corresponde ao espicaçar da curiosidade do espectador, que pressente que um ciclo está prestes a abrir-se. Esse clico fecha, as pontas unem-se, com plano final, numa fusão perfeita entre imagens e ideias. Pegando nas tuas palavras: ao doloroso desejo de estar só que invade Ethan no final, contrapõe-se o desejo de pertença a uma família com que o filme abre. A caminhada é feita em sentidos opostos - inicia-se com uma aproximação e termina com um afastamento. Entre esses dois momentos, Ethan começa por ganhar tudo e acaba por perder tudo, se bem que na escuridão dessa derrota à uma estrela que brilha bem forte.

A annawen já me tinha alertado para a imensidão de significados e interpretações que atravessa os filmes do Ford. Parecem muito simples à primeira vista mas depois, quando começamos a pensar nas coisas, parece que um universo se abre à nossa frente.

Não sei se leste o texto do Bénard da Costa a propósito deste filme (está no tópico dos westerns)? A análise que ele faz é de ficar ... :see_stars:
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Re: The Searchers - A Desaparecida

Postby Ignatius Wao » 23 Feb 2010 23:11

Samwise wrote:A annawen já me tinha alertado para a imensidão de significados e interpretações que atravessa os filmes do Ford. Parecem muito simples à primeira vista mas depois, quando começamos a pensar nas coisas, parece que um universo se abre à nossa frente.

Em particular "The Searchers" e "The Man who Shot Liberty Valance".

Samwise wrote:Não sei se leste o texto do Bénard da Costa a propósito deste filme (está no tópico dos westerns)? A análise que ele faz é de ficar ... :see_stars:

Vou espreitar.
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