Fim de Partida, Samuel Beckett

annawen
Livro Raro

Fim de Partida, Samuel Beckett

Postby annawen » 20 Jun 2010 21:42

Image

Fui ver ontem "Fim de Partida" ("Endgame"), uma das peças maiores de Beckett, a par de "À Espera de Godot" e "Dias Felizes", e foi dos melhores espectáculos de teatro a que tenho assistido. Uma maravilha. Aconselho-o a toda a gente. Grande representação dos quatro actores, principalmente do grande actor que é o António Reis (um dos meus actores favoritos) no papel de Hamm. Parece que este actor nasceu para fazer esta personagem tal a variedade de registos e subtilezas da sua representação. A encenação de Júlio Castronuovo também é muito boa.

A peça é extraordinária, uma mistura de humor, ironia, patético e tragédia (e muito mais) só ao alcance de um génio como Beckett.

Deixo a sinopse, que vem no programa:

"Num cenário despido e cinzento, Hamm, Clov, Nell e Nagg vivem mais um dia como os outros. Nell e Nagg, os pais de Hamm, perderam as pernas e vivem fechados em grandes latas de lixo. Surgem de vez em quando e constatam que não há nada mais engraçado que a desgraça.
Hamm, cego, ocupa o centro da cena, sentado no seu cadeirão de rodas. Clov fala da sua vontade de abandonar ou matar Hamm, mas não o faz. Há entre os dois homens uma estranha relação de poder, uma ténue ternura, uma espécie de ódio que se exprime em diálogos sarcásticos. Jogam a sua partida, cujo fim parece não chegar."

Já tinha visto uma encenação de "Dias Felizes" mas este "Fim de Partida" foi muito superior.

A peça está até 27 de Junho, no Cine-teatro Constantino Nery, em Matosinhos.

O texto de "Endgame" está disponível on-line. Não sei se existe alguma edição portuguesa da peça.

Samwise
Realizador

Re: Fim de Partida, Samuel Beckett

Postby Samwise » 21 Jun 2010 17:22

annawen wrote:"Num cenário despido e cinzento, Hamm, Clov, Nell e Nagg vivem mais um dia como os outros. Nell e Nagg, os pais de Hamm, perderam as pernas e vivem fechados em grandes latas de lixo. Surgem de vez em quando e constatam que não há nada mais engraçado que a desgraça.
Hamm, cego, ocupa o centro da cena, sentado no seu cadeirão de rodas. Clov fala da sua vontade de abandonar ou matar Hamm, mas não o faz. Há entre os dois homens uma estranha relação de poder, uma ténue ternura, uma espécie de ódio que se exprime em diálogos sarcásticos. Jogam a sua partida, cujo fim parece não chegar."

:devil: Isto não é normal... :mrgreen:

Será que isto passa por Lisboa?
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Tzimbi
Livro Raro

Postby Tzimbi » 21 Jun 2010 19:37

Samwise wrote:
annawen wrote:"Num cenário despido e cinzento, Hamm, Clov, Nell e Nagg vivem mais um dia como os outros. Nell e Nagg, os pais de Hamm, perderam as pernas e vivem fechados em grandes latas de lixo. Surgem de vez em quando e constatam que não há nada mais engraçado que a desgraça.

:devil: Isto não é normal... :mrgreen:

Não só é normal, como é uma imagem recorrente no Beckett. Já na peça Happy Days, pelo menos a Winnie está enterrada na terra até à cintura, mas não me recordo se o Willie (?) também está...
O Fim da Partida nunca vi em cena, mas vi uma encenação francesa de Oh les beau jours há muitos anos no CCB. Foi marcante, mas Becket já é difícil em português ou inglês, em francês foi educativo! :mrgreen:

S.
Last edited by Tzimbi on 22 Jun 2010 12:18, edited 1 time in total.

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 21 Jun 2010 21:00

Samwise wrote: :devil: Isto não é normal... :mrgreen:

É Beckett! :D

Será que isto passa por Lisboa?

Não sei. Sei que era uma encenação que fazia parte do FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica), que é um festival que se realiza todos os anos no Porto e bastante importante. Não sei se aí por Lisboa o conhecem. O FITEI deste ano já acabou, mas a peça continua até 27 de Junho. Era porreiro que fosse, para o pessoal de Lisboa ter oportunidade de assistir ao show que é o António Reis, um actor muito amado no Porto mas não muito conhecido no resto do país, parece-me. Ele e o Júlio Cardoso são a espinha dorsal da Seiva Trupe, o grupo de teatro portuense mais importante.

E esta encenação está muito, muito boa.

Já na peça Happy Days, pelo menos a Winnie está enterrada na terra até à cintura, mas não me recordo se o Willie (?) também está...

Sim, também. Mas na encenação que eu vi eles não estavam enterrados.

O Fim da Partida nunca vi em cena, mas vi uma encenação francesa de Oh les beau jours há muitos anos no CCB. Foi marcante, mas Becket já é difícil em português ou inglês, em francês foi educativo! :mrgreen:

Inicialmente, a peça foi escrita em francês com o nome "Fin de partie". Depois Beckett traduziu-a para inglês com o título "Endgame". Para saberem um pouco mais, eis o link da Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Endgame_%28play%29

A peça, em inglês, pode ser lida aqui: http://www.samuel-beckett.net/endgame.html

Esqueci-me de dizer que o preço do bilhete é de 5 euros.

Hamartia
Manifesto

Postby Hamartia » 21 Jun 2010 23:28

Era tão bom que viesse a Lisboa. :pipoca:
«Es cierto que escribir me calma de a ratos, será por eso que hay tanta correspondencia de condenados a muerte, vaya a saber. Incluso me divierte imaginar por escrito cosas que solamente pensadas en una de esas se te atoran en la garganta, sin hablar de los lagrimales; me veo desde las palabras como si fuera otro, puedo pensar cualquier cosa siempre que en seguida lo escriba, deformación profesional o algo que se empieza a ablandar en las meninges.»

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 22 Jun 2010 00:37

Hamartia wrote:Era tão bom que viesse a Lisboa. :pipoca:

Deixo aqui o contacto do Cine-Teatro Constantino Nery: 229392320. Pode ser que eles saibam dar uma informação mais precisa.

E também o site da Câmara de Matosinhos: http://www.cm-matosinhos.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=16551&eventoId=59699. Não tem muita mais informação do que aquela que aqui está mas tem uma ligação ao facebook, segundo me pareceu.

Hamartia
Manifesto

Postby Hamartia » 28 Jun 2010 21:11

Muito obrigado, annawen. ;)
«Es cierto que escribir me calma de a ratos, será por eso que hay tanta correspondencia de condenados a muerte, vaya a saber. Incluso me divierte imaginar por escrito cosas que solamente pensadas en una de esas se te atoran en la garganta, sin hablar de los lagrimales; me veo desde las palabras como si fuera otro, puedo pensar cualquier cosa siempre que en seguida lo escriba, deformación profesional o algo que se empieza a ablandar en las meninges.»

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 29 Jun 2010 00:46

Já agora fiquei a saber que está aí, no D. Maria, uma peça do Beckett (ou melhor um conjunto de pequenas peças de Beckett), encenada pelo director do Teatro S. João, Nuno Carinhas. O espectáculo chama-se "Todos os que Falam". Mais informação aqui: http://www.teatro-dmaria.pt/Temporada/detalhe.aspx?idc=1565&ids=16.

Return to “Teatro”