Quem Tem Medo de Virginia Woolf?

Metamorphose
Panfleto

Quem Tem Medo de Virginia Woolf?

Postby Metamorphose » 09 Dec 2011 22:23

Image

Teatro: Teatro Nacional D. Maria II
Data: 26/Nov/2011 - 29/Jan/2012
Sala: Garret

Descrição:
“Se existir uma história daqui a alguns anos e eu fizer parte dela, atrevo-me a dizer que Quem tem medo de Virginia Woolf? será a peça que melhor se identifica com o meu nome”. Estas foram palavras proferidas por Edward Albee, no programa do espetáculo apresentado em 1996, em Londres. Quem tem medo de Virginia Woolf? pode ser outra forma de dizer, como Albee, quem tem medo do lobo mau ou quem tem medo de uma vida sem ilusões. Obra-prima da dramaturgia contemporânea, trata-se de uma peça que nos leva até à sala-de-estar de um dos casais mais memoráveis da dramaturgia contemporânea - George e Martha -, numa noite de revelações, de jogos perigosos e de mútuas agressões. “O inferno pode ser uma sala-de-estar confortável e um casal insatisfeito”, diz Albee sobre este texto aterrador e comovente, onde as personagens se vão revelando à medida que se descobre a mentira e a ilusão que envolvem as suas vidas conjugais.

Informações técnicas:
De Edward Albee
Encenação Ana Luísa Guimarães
Tradução Ana Luísa Guimarães e Miguel Granja
Cenografia F. Ribeiro
Figurinos Isabel Branco e Pedro Pedro
Desenho de luz Nuno Meira
Música e sonoplastia Filipe Raposo
Maquilhagem Sónia Pessoa
Cabelos Luís Lemos
Assistente de encenação Daniel Gorjão

Com Maria João Luís, Romeu Costa, Sandra Faleiro e Virgílio Castelo

Website: http://www.teatro-dmaria.pt/Temporada/d ... 771&ids=16
"My life has been stolen from me. I'm living in a town I have no wish to live in... I'm living a life I have no wish to live... How did this happen?"

Image Image

Samwise
Realizador

Re: Quem Tem Medo de Virginia Woolf?

Postby Samwise » 10 Dec 2011 01:21

Esta é uma peça que me interessa ir ver, e fá-lo-ei se tiver oportunidade.

O filme do Nichols é um festim de interpretações, com destaque para o par Taylor-Burton e para a forma feroz como "devoram" e esgotam as suas interpretações no ecrã, no sentido em que levam ao limite as possibilidades de exploração das personagens, seres de uma uma riqueza e complexidade invulgares (digo isto imaginando pessoas daquelas no mundo real - mesmo considerando o "desnível" provocado pela exploração artística e pela ficcionalização dos excessos). É uma peça que exige interpretações de alto nível para estar à altura do texto, senão corre o risco de se espalhar ao comprido com a eventual banalização e vulgarização de tais personagens.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Metamorphose
Panfleto

Postby Metamorphose » 10 Dec 2011 01:34

Também estou bastante interessado em ir ver esta peça. De qualquer forma, não sei o que esperar, vou sem expectativas (pior não pode ser! :P). O que realmente me chamou a atenção e apelou foi a Virginia Woolf. Depois, se chegar a ir ver, faço um reviewzita. ;)
"My life has been stolen from me. I'm living in a town I have no wish to live in... I'm living a life I have no wish to live... How did this happen?"

Image Image

Aignes
Enciclopédia

Postby Aignes » 10 Apr 2012 15:58

por acaso isto chamou-me a atenção mas não faço ideia de qual seja a história. aparentemente há um filme? vou ver disso :ph34r:
«The force that through the green fuse drives the flower
Drives my green age; that blasts the roots of trees
Is my destroyer.
And I am dumb to tell the crooked rose
My youth is bent by the same wintry fever.»

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 10 Apr 2012 16:15

Aignes wrote:por acaso isto chamou-me a atenção mas não faço ideia de qual seja a história. aparentemente há um filme? vou ver disso :ph34r:

Se possível, se resistires, tenta não saber mais nada sobre a peça antes de veres o filme. O murro no estômago é maior... (digo isto no bom sentido :mrgreen: )
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Metamorphose
Panfleto

Postby Metamorphose » 10 Apr 2012 17:11

Não sabia que havia um filme. Agora estou curioso! :P Para quem já o viu, está idêntico à peça? Melhor? Pior?

Image Image

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 10 Apr 2012 17:23

Metamorphose wrote:Não sabia que havia um filme. Agora estou curioso!

Ler o segundo post deste tópico com atenção... :rolleyes:

:P Para quem já o viu, está idêntico à peça? Melhor? Pior?

Não vi a peça, mas o filme é um marco incontornável no cinema, e em específico no que representou para a carreira de três pessoas, o realizador e mais o par Burton-Taylor. É um autêntico festival de bem filmar actores/personagens e deles "sacar" boas interpretações. Em todo o caso, o estilo aproxima-se muito do teatro.

Metamorphose
Panfleto

Postby Metamorphose » 10 Apr 2012 17:25

Samwise wrote:
Metamorphose wrote:Não sabia que havia um filme. Agora estou curioso!

Ler o segundo post deste tópico com atenção... :rolleyes:

:P Para quem já o viu, está idêntico à peça? Melhor? Pior?

Não vi a peça, mas o filme é um marco incontornável no cinema, e em específico no que representou para a carreira de três pessoas, o realizador e mais o par Burton-Taylor. É um um autêntico festival de bem filmar actores/personagens e deles "sacar" boas interpretações. Em todo o caso, o estilo aproxima-se muito do teatro.

Oops!!! É o que dá o tópico já existir desde o final do ano passado. :P Thanks!

Image Image

Return to “Teatro”