Ciclo "Monstros"

Samwise
Realizador

Re: Ciclo "Monstros"

Postby Samwise » 09 Feb 2010 12:55

Thanatos wrote:Os filmes mais conhecidos pela sua inerente familiariedade não poderiam também proporcionar boas discussões? Assim ao invés de ser tudo novidade podia o participante concentrar-se noutros aspectos do filme e gerar uma discussão mais abrangente do que os meros: ai vi isto pela primeira vez e é tão tão giruuuuuu!

Se houvesse pouca escolha, poderia considerar esse argumento como válido. Mas entre um filme "pouco conhecido" que pode gerar uma boa discussão (para lá do "Novidade! É tão giro") e um filme "muito conhecido" que pode gerar uma boa discussão, escolho o primeiro.

Não dirias que, face à colheita que já temos, não estamos a perder nada com a abordagem?

Vergo-me perante a tua experiência.
:mrgreen: Provocador. Sabes bem que não tem nada a ver com "experiência". Tem a ver com critérios de escolha. Os meus são estes: novas experiências e uma boa conversa em torno delas.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 09 Feb 2010 12:59

Epá eu sou a pior pessoa para me pronunciar sobre as escolhas em termos de «filmes novos e frescos» ou «filmes já muito batidos» Não há um sequer na lista que eu não tenha já visto pelo menos uma vez e alguns dezenas de vezes.

E não estava ser provocador (not this time, anyway :devil: ) É mesmo porque tu já participaste nos outros ciclos e tens mais «bagagem».

E por mim estes ciclos eram mas é em casa de alguém com o meu projector e sistema de som e com discussão imediata logo após o visionamento.

Muitas Pringles e jolas depois devíamos chegar a um entendimento. :D
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 09 Feb 2010 13:01

Eu tenho uma coisa boa, como não gosto de cinema, nunca vi nenhum desses filmes, mas como ando numa de me redimir e até me tornar uma pessoa mais ou menos normal :angel: não sou contra nenhum dos filmes, menos o "Nosferatu", que apesar de nunca ter visto o filme, a imagem do monstro já me deu bastantes pesadelos :( Filmes com monstros podiam sempre meter "A bela e o monstro" da Disney :pipoca: para ter pelo menos um de animação ^_^

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 09 Feb 2010 13:25

Anibunny wrote:Eu tenho uma coisa boa, como não gosto de cinema, nunca vi nenhum desses filmes, mas como ando numa de me redimir e até me tornar uma pessoa mais ou menos normal

Nahh... tu já não tens hipótese... :devil:

Filmes com monstros podiam sempre meter "A bela e o monstro" da Disney :pipoca: para ter pelo menos um de animação ^_^

Já há um de animação...

Lembraste-me que me esqueci de incluir uma das propostas do Thanatos, La Belle et la Bête, de Jean Cocteau. Uma proposta bem interessante, para falar a verdade. Alguém já viu este filme? :mrgreen:
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 09 Feb 2010 13:30

Samwise wrote:
Lembraste-me que me esqueci de incluir uma das propostas do Thanatos, La Belle et la Bête, de Jean Cocteau. Uma proposta bem interessante, para falar a verdade. Alguém já viu este filme? :mrgreen:

Pois como tu não incluiste pensei que tinha ficado excluída :( já tive a ver imagens no imdb mas só há mesmo do poster :pipoca:

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 09 Feb 2010 13:34

Anibunny wrote:
Samwise wrote:

Pois como tu não incluiste pensei que tinha ficado excluída :( já tive a ver imagens no imdb mas só há mesmo do poster :pipoca:

Foi mesmo porque passei por cima do post quanto fiz o round-up das propostas...

O filme está disponível no youtube, dividido em 9 partes:

Suponho que os direitos de autor tenham caducado.

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 09 Feb 2010 13:52

Samwise wrote:Lembraste-me que me esqueci de incluir uma das propostas do Thanatos, La Belle et la Bête, de Jean Cocteau. Uma proposta bem interessante, para falar a verdade. Alguém já viu este filme? :mrgreen:

Já vi e tenho. É uma boa escolha, mas depende daquilo que queres que o ciclo seja. Uma vez que o "monstro", não o é realmente.

Uma sugestão:

Sam, para o ciclo não ser uma salada-russa, parece-me que 1º deves ser tu a escolher os filmes; 2º os filmes escolhidos deveriam ter alguma uniformidade na abordagem ao tema. O que implica que o conceito de "monstro" e o que pretendes com ele estejam bem definidos antes de fazeres a escolha.

Ainda ia sugerir o "Homem-Elefante", mas acho que entra na categoria dos já vistos.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 09 Feb 2010 14:07

annawen wrote:Sam, para o ciclo não ser uma salada-russa, parece-me que 1º deves ser tu a escolher os filmes;

Sim, a escolha final será minha, como cicerone, mas posso sempre auscultar os interessados. Podem levar-me a fazer escolhas em que esteja indeciso, por exemplo.

2º os filmes escolhidos deveriam ter alguma uniformidade na abordagem ao tema. O que implica que o conceito de "monstro" e o que pretendes com ele estejam bem definidos antes de fazeres a escolha.

O tema é para ser tão abrangente quando possível. A única excepção que defini no início era que não poderiam ser acepções de segundo sentido, como "monstros" em sinal de "grandes vultos".

Há vários filmes na lista que estão nos limites do termo, mesmo assim: os dois em que "monstro" se refere a seres humanos com distúrbios mentais (Manhunter e Henry), o Freaks (que usa actores e personagens com elevadas deformidades humanas), o Something Wicked This Way Comes, quase pelas mesmas razões, e o The Incredible Shrinking Man, em que os monstros são, por força das circunstâncias, os insectos.

De resto, nos outros filmes, parece-me que é a palavra monstro é de associação directa - seres fantásticos/sobrenaturais que assustam pelo aspecto - sejam "maus" ou "bons".

Ainda ia sugerir o "Homem-Elefante", mas acho que entra na categoria dos já vistos.

Yep. :mrgreen:

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 09 Feb 2010 14:12

e que tal este http://en.wikipedia.org/wiki/Werewolf_of_London ou já foi visto? :(

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 09 Feb 2010 14:21

Samwise wrote:
2º os filmes escolhidos deveriam ter alguma uniformidade na abordagem ao tema. O que implica que o conceito de "monstro" e o que pretendes com ele estejam bem definidos antes de fazeres a escolha.

O tema é para ser tão abrangente quando possível. A única excepção que defini no início era que não poderiam ser acepções de segundo sentido, como "monstros" em sinal de "grandes vultos".

Há vários filmes na lista que estão nos limites do termo, mesmo assim: os dois em que "monstro" se refere a seres humanos com distúrbios mentais (Manhunter e Henry), o Freaks (que usa actores e personagens com elevadas deformidades humanas), o Something Wicked This Way Comes, quase pelas mesmas razões, e o The Incredible Shrinking Man, em que os monstros são, por força das circunstâncias, os insectos.

De resto, nos outros filmes, parece-me que é a palavra monstro é de associação directa - seres fantásticos/sobrenaturais que assustam pelo aspecto - sejam "maus" ou "bons".

Ah, tudo bem. Pensei que estavas a pensar no conceito de "monstro" um bocadinho mais elaborado, do que seres "fantásticos/sobrenaturais que assustam pelo aspecto". Por exemplo, no facto do monstro servir para questionar a nossa própria humanidade, que foi no que eu pensei quando sugeri os filmes que sugeri. Mas o ciclo é teu.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 09 Feb 2010 14:37

Só uma achega. Não tenho todos os filmes pelo que, mediante a escolha final, poderei precisar de alguns dias para os adquirir e receber.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 09 Feb 2010 14:42

Anibunny wrote:e que tal este http://en.wikipedia.org/wiki/Werewolf_of_London ou já foi visto? :(

Boa sugestão.
:tu:
Eu ia avançar com os clássicos da Universal mas esses já são tão batidos que fiquei-me pelo Bride of Frankenstein. Esse embora também da Universal é muito menos conhecido.

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 09 Feb 2010 15:04

Thanatos wrote:
E por mim estes ciclos eram mas é em casa de alguém com o meu projector e sistema de som e com discussão imediata logo após o visionamento.

Muitas Pringles e jolas depois devíamos chegar a um entendimento. :D

Elá, grande ideia :clap:

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 09 Feb 2010 15:08

Thanatos wrote:Só uma achega. Não tenho todos os filmes pelo que, mediante a escolha final, poderei precisar de alguns dias para os adquirir e receber.

Pois, também há esse pequeno contratempo, inda por cima a Blockbuster Portugal está em falência :mrgreen:

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 09 Feb 2010 17:49

Anibunny wrote:e que tal este http://en.wikipedia.org/wiki/Werewolf_of_London ou já foi visto? :(

"Já foi visto"? O que queres dizer com isso? (certamente haverá pessoas que já o viram, suponho... :mrgreen: )

Ani, queres mesmo debater esse filme a ponto de o sugerir para o ciclo, ou foi assim uma sugestão meio ao calhas? :angel:

É que para mim serve quase tudo o que tenha por rótulo "filme", mas para os outros não estou tão certo quanto isso.

annawen wrote:Ah, tudo bem. Pensei que estavas a pensar no conceito de "monstro" um bocadinho mais elaborado, do que seres "fantásticos/sobrenaturais que assustam pelo aspecto". Por exemplo, no facto do monstro servir para questionar a nossa própria humanidade, que foi no que eu pensei quando sugeri os filmes que sugeri. Mas o ciclo é teu.

:D Era como eu te dizia há um tempo atrás - you give too much credit.

Desse ponto de vista, uma das versões do Dr. Jeckyll and Mr. Hyde (Mary Reilly? ^_^ ) seria de considerar, ou um filme de Lobisomens que acondicione bem essa temática...

Return to “3 - Monstros”