Freaks - Tod Browning

annawen
Livro Raro

Re: Freaks - Tod Browning

Postby annawen » 22 Mar 2010 12:34

Thanatos wrote:Vi o Fur há muitos anos e pouco ou nada me recordo do filme além de uma mera sensação de apatia. Lembro que na altura apenas o fui ver porque sou apreciador da obra de Arbus mas se bem me lembro nunca encontrei relação com o Freaks. Agora com a tua leitura paralelista, annawen, terei de o rever com essa postura.

Tem uma cena que remete logo para o "Freaks", que é a da rapariga sem braços a beber de uma chávena.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 22 Mar 2010 12:38

Acredito que vistos back-to-back notemos essas referências. Como disse anteriormente vi o Freaks praí umas três vezes antes deste ciclo e bastante espaçadas no tempo e quando vi o Fur na estreia nacional o filme mais longe do meu pensamento seria esse. ;)
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 29 Mar 2010 17:15

annawen wrote:Entretanto vi o "Fur: An Imaginary Portrait of Diane Arbus" (2006), de Steven Shainberg, com a Nicole Kidman e o Robert Downey Jr. E gostei muito. É uma viagem, meio imaginada, meio realista, pela história da fotógrafa Diane Arbus. Mais especificamente, sobre o momento chave em que ela encontra a sua voz criativa. É um filme muito onírico e poético, que evoca a atmosfera da "Alice do País das Maravilhas" (aliás há mesmo uma referência directa ao livro) e de vários contos de fadas. Diane Arbus é uma Alice que descobre o mundo mágico dos seres marginais e, pelo caminho, descobre-se a si mesma.

O filme tem algumas referências a "Freaks" mas o tratamento que é dado a estas personagens (anões, siameses, mulheres sem braços, etc) é muito diferente do filme do Browning. Em "Fur", os "freaks" são introduzidos como pessoas e o olhar sobre eles não é tão problemático como em "Freaks". Mas também eles não ocupam uma parte importante do filme. São mais personagens secundárias. Não sei se o realizador quis fugir ao problema e terá optado jogar pelo seguro. A verdade é que estava à espera que essas pessoas tivessem uma participação maior na história maior. O meu único senão é talvez faltar-lhe um pouco mais de assombro. Explorar um pouco mais a personalidade da Diane Arbus e a sua sensibilidade tão peculiar. Por vezes o bom gosto é um entrave.

Na realidade, a haver uma afinidade com algum filme, esse seria "A Bela e o Monstro" do Jean Cocteau, uma vez que aqui também se trata de uma história de amor entre um "freak" e a Diane Arbus. Uma história de amor imaginada que é o catalisador da mudança de vida da fotógrafa. E claro, uma história de amor trágica. E muito bonita.

A Nicole Kidman está excelente. Ela é sempre melhor quando o material sai fora das normas. E o filme é todo dela. O Downey Jr, também na mesma onda. São dois actores de que gosto muito porque são actores que não têm medo de arriscar.

O filme tem uma história "old fashioned" mas filmada de uma forma muito interessante: poética e mágica ao mesmo tempo. Este filme faz parte do restrito grupo de filmes especiais que apesar de operarem num mundo realista, evocam a atmosfera dos contos de fadas. Eu acho sempre muito mais interessante quando o fantástico se integra no real, do que quando existe sozinho.

Altamente recomendado. É um excelente complemento ao ciclo.

Também já viste este . A minha opinião é análoga à tua - acho que em tudo o que dizes. Há muito mas muito tempo que não via no cinema uma história de amor com esta intensidade dramática.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 30 Mar 2010 00:15

Vou ver agora o filme :mrgreen:

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 30 Mar 2010 10:24

Mais valia deixares este para depois do Jekyll. Ainda ias a tempo de entrar no debate - a discussão ainda nem chegou a meio do filme... :mrgreen:
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 30 Mar 2010 10:42

Táss bem, só vi 15 minutos do filme e depois deu-me a panca de sono :mrgreen:
Mas estava a curtir a cena de ciúmes com entre o casal de anões ( a namorada do Hans ) e a artista jeitosa, que entretanto esta andava a namoriscar o bigodes ( que a relação tinha terminado com a loira das pernocas boas ) :whistle:
Parece confuso não é? :P

Return to “3 - Monstros”